O papel da mentoria na evolução profissional e pessoal

Maurício de Azevedo
Ship It!

--

várias formas de evoluir suas habilidades comportamentais relacionadas à liderança, sendo participar de programa de mentoria uma forma muito efetiva de evoluir na prática.

Enquanto participando do programa de mentoria da RDStation com a temática de metodologias ágeis, tive a oportunidade de aplicar um pouco do meu conhecimento e ajudar minha mentorada da área de savers, responsável por resgate de alguns clientes que estão em via de cancelar o produto ou inadimplentes, adquirir mais conhecimento e conseguir aplicar com sabedoria em sua rotina de trabalho.

Um aspecto importante do programa de mentoria, que vale ressaltar, é que ele vem para prover um ambiente seguro entre uma pessoa mentora e uma pessoa mentorada para a troca de conhecimento e evolução bidirecional.

O início de uma mentoria

A seguir, descrevo um pouco de como busquei conduzir a mentoria que dei, vale ressaltar que não é uma forma certa ou errada, é apenas a forma como eu me senti a vontade em repassar o conhecimento da melhor forma possível.

  • Comecei com uma reunião de onboarding, trazendo um pouco do conhecimento que tenho a respeito da temática da mentoria focando em 3 princípios:
  1. A importância de um fluxo de trabalho bem definido dentro de um sistema Kanban;
  2. Qual o papel do quadro Kanban, como meio de visualização em tempo real do que está sendo feito;
  3. Limitação da carga de trabalho por colaborador, buscando a criação de um ambiente sustentável e saudável.
  • Tendo apresentado uma introdução, pedi para minha mentorada me explicar um pouco do fluxo de trabalho em seu dia-a-dia, para que com isso eu conseguisse estruturar um conteúdo melhor direcionado à sua realidade, onde ela me trouxe os seguintes aspectos de sua rotina:
  1. O time possui uma cerimônia semanal, onde são apresentados os resultados, discutidas métricas relevantes ao time, e levantados pontos de melhoria, bem como validado se algum membro do time está precisando de algum apoio;
  2. Tendo formação em licenciatura, tem como forma de aprendizado preferida por meio de livros, tendo uma motivação maior quando vê uma aplicação prática daquilo que está lendo;
  3. Com isso, conseguiu observar pontos de melhoria na documentação apresentada semanalmente, e já vinha fazendo um trabalho de tornar a forma de conduzir a reunião mais atrativa, fazendo com que o restante do time ficasse cada vez mais engajado por meio de melhorias na diagramação do conteúdo apresentado.

A condução de uma mentoria

Estando claro para ambas as partes, tanto os conceitos relacionados à temática da mentoria, bem como o estado atual do processo e pontos de melhoria, partimos então para o mão na massa, que seriam as sessões da mentoria focando em 3 aspectos principais:

  • Desde a última mentoria, como você está e o que foi feito nesse intervalo de tempo?
  • Apresentação de um conceito relacionado ao momento atual, que pudesse ser útil;
  • Repasse de material de suporte para alguma prática a ser realizada entre os intervalos de mentoria.

Um aspecto muito importante, que eu não devo deixar de comentar, é a cadência das reuniões, no meu caso foram feitas de 15 em 15 dias, sendo que o principal cuidado que deve-se ter é o seguinte:

“O intervalo entre mentorias não deve ser nem tão pequeno que a pessoa não consiga aplicar na prática e nem tão grande para garantir que a pessoa tenha insumos suficientes para serem consumidos em uma janela de tempo não maior do que 1 hora.”

Um ponto importante no fechamento de uma mentoria, é garantir que este seu tempo com sua pessoa mentorada tenha sido produtivo para ela, no meu caso acredito termos conseguido alcançar um objetivo, pois a minha mentoria gerou os seguintes resultados para a minha mentorada:

  • Como savers, cada membro do time tem uma carteira de clientes a cancelar e/ou inadimplentes e, para gerir o seu tempo e sua produtividade, a minha mentorada criou uma planilha para gerir a média de clientes atendido por ela diariamente;
  • Para realizar a prova de conceito, ela apresentou essa planilha atuando como mentora, onde teve o feedback que seu mentorado melhorou sua gestão do tempo e produtividade com uso desta planilha;
  • Estando a frente de ações de melhoria do processo do time, ela trouxe os resultados para discussão com sua liderança direta para aplicar em seu time todo.

O que aprendi como mentor

Este artigo teve como propósito relatar a minha experiência como mentor, para que possa auxiliar outras pessoas também a entender a importância de estar participando de programas de mentoria, seja na sua empresa ou online como meio de crescimento pessoal e profissional.

Finalizo, deixando aqui algumas conclusões minhas com base na experiência que tive:

  • Em uma mentoria, tu não é líder de outra pessoa, seu papel é entender a realidade de outra pessoa e trazer suas experiências como provocações para o seu crescimento, bem como seu conhecimento em cima de determinada temática;
  • Suas vivências não são para criar estratégias diretas, mas sim para trazer provocações para a pessoa mentorada;
  • Não se envolva em nenhum momento diretamente com o processo e fluxo de trabalho, seu papel não é mudar algo no processo, mas sim auxiliar a pessoa mentorada, evitando ao máximo opiniões pessoais que não sejam condizentes ao momento.

Fica aqui o meu muito obrigado pelo seu tempo de leitura e, se ficou interessado em viver esse tipo de situação na prática, sinta-se à vontade para se candidatar em algumas das vagas abertas aqui na RDStation:

https://grnh.se/d56f9b722us

--

--