RDGoConf

Paulo Luis Franchini Casaretto
Ship It!
Published in
3 min readMar 8, 2019

Já há algum tempo que na Resultados Digitais consideramos a linguagem Go como oficial. Eu pessoalmente trabalho em um time onde 90% do código escrito é em Go, e dentro do meu conhecimento, haviam um ou dois outros times que também usavam a linguagem.

No final do último ano descobri que a abrangência da linguagem havia crescido muito organicamente, e muitos outros projetos estavam nascendo com essa decisão, e vi ali uma oportunidade.

Um dos princípios da área de engenharia da RD diz que a complexidade global deve ser reduzida mesmo em detrimento de complexidade local. Um aspecto disso é tentarmos usar os mesmo idiomas, ferramentas e estratégias em cada linguagem. Foi pensando nisso que tive a idéia de criar um evento interno sobre a linguagem. Assim nasceu a primeira edição da RDGoConf!

O evento teve uma pegada de “como estamos fazendo as coisas no nosso time”, o que foi muito bom para o compartilhamento de experiências. A maior parte das palestras veio do meu próprio time, mas fiquei muito feliz de ver outros times também compartilhando seus próprios projetos.

Como trabalho 100% remoto, fiz questão de organizar o evento de forma a ser não só inclusivo, mas remote first. No office Florianópolis fechamos um auditório que serviu de base para o evento, mas a maior parte dos participantes, além de 3 dos 8 palestrantes, participaram de forma remota das nossas sedes em Joinvile, São Paulo e também dos home offices individuais espalhados pelo mundo.

No meu otimismo, havia imaginado algo na faixa de 20 a 30 participantes, mas fui surpreendido com uma participação massiva de quase toda a força de trabalho de engenharia. Em um momento específico passamos de 60 pessoas assistindo o live stream e mais de 20 no auditório em Florianópolis.

De modo geral, acredito que o evento foi bem sucedido. Pudemos conhecer melhor uns aos outros e fortalecer a comunidade interna da linguagem. Compartilhamos como estamos subindo servidores http, enviando métricas, logs e pensando em qualidade de código. No canal interno de Slack da linguagem já começaram a aparecer os primeiros Pull Requests com participação cross team.

Estamos apostando muito no Go como linguagem para os próximos anos da RD por acreditar nas características de escalabilidade em termos de número de projetos e desenvolvedores e o evento é apenas um primeiro passo para termos uma verdadeira lingua franca aqui dentro. Tenho certeza de que as próximas edições serão cada vez melhores.

Mais uma vez gostaria de agradecer aos palestrantes. Sem vocês o evento simplesmente não teria acontecido.

--

--