Algumas tags bem legais que você precisa conhecer em html

Maycon Alves
React Brasil
3 min readSep 27, 2021

--

Fala aí galera beleza, hoje estava lendo um pouco sobre acessibilidade e percebi que no html tem algumas tags bem interessantes que eu quase tinha me esquecido, então acabou me rendendo esse artigo, espero que gostem, chega de papo, borá ver essas tags.

<mark>

Sabe quando você precisa usar um marca texto em algum livro ? Pois é essa tag da esse tipo de destaque para o texto, vamos ao exemplo:

E esse é o resultado que obtemos:

<kbd>

Ela é usada para quando queremos descrever algum tutorial que precisamos mostrar que é uma tecla do nosso teclado (ficou meio redundante né, tecla do teclado 😃). Eu adicionei um pouco de css para termos o seguinte resultado:

E para fazer algo com esse destaque legal usei esse código:

<code>

Pelo nome da tag ela é alto explicativa então só vou mostrar um exemplo prático para vocês que criei aqui:

No código eu usei um pouco de css também para pode destacar bem onde usei a tag de code

E agora por último não vou mostrar uma tag e sim um atributo que uma tag pode possuir

contentEditable=”true”

Esse atributo é muito interessante, pois ele deixa você interagir com aquela parte do texto e podendo editar esse texto, vou deixar um exemplo aqui, mas o mais legal é, você testar esse atributo 😃

Bom esse artigo foi bem curto, pois são muitas tags legais no nosso querido HTML se vocês quiserem que eu fale sobre mais tags e atributos e até mesmo de css, me mandem mensagens aqui, no slack ou até mesmo no linkedin, quem sabe vire uma série de artigos 😙.

Bem é isso, espero que tenham gostado, lembrem que qualquer informação que deixei passar, ou se quiserem adicionar qualquer coisa postem nos comentários. Se esse artigo foi útil e puder me pagar um café ficarei feliz. Abraços quentinhos para vocês !!

--

--