Photo by James Pond on Unsplash

Quem sou eu e o que é uma graduação livre?

Luis, um @reaprendiz
Reaprendiz
Published in
3 min readFeb 5, 2020

--

Oii, meu nome é Luis Sérgio, tenho 18 anos, e sou um Pesquisador Autodirigido em Educação na Era Complexa, investigando como cultivar mais autonomia, significado, eficiência e saúde na aprendizagem.

Ainda no primeiro ano do ensino médio em 2016, me deparei com o vídeo “I Sued The School System” do rapper e poeta Prince Ea, no qual ele criticava o modelo escolar tradicional:

Ative as legendas em português

Lembro que ao terminar o vídeo eu me encontrava um tanto quanto revoltado com a escola. Prince havia exposto de maneira clara e poética o que já estava me incomodando profundamente: a existência de um sistema escolar defasado, improdutivo, sufocante e entediante.

A partir de então, nascia dentro de mim uma inquietação, iniciando assim meu interesse por trabalhar com educação.

Em 2019, já fora do ensino médio, me encontrei livre para investigar minhas próprias necessidades e interesses, e desde então venho investindo meu tempo para resolver dois problemas:

  • Como aprender habilidades comportamentais para (sobre)viver na Era Complexa (inteligência intrapessoal, interpessoal e criativa);
  • Como aprender a aprender e revolucionar a educação;

Assim, dei início ao meu projeto de aprendizagem autodirigida em “Educação Complexa”.

Graduação livre? O que é isso?

Sendo direto, uma gradução livre (ou, como seus criadores nomearam: “doutorado informal”) é um movimento/estratégia educacional para desenvolver um projeto de aprendizagem autônomo. Concebido principalmente por André Gravatá e Alex Bretas, o movimento entende que qualquer indivíduo, independentemente de sua formação acadêmica, tem a capacidade e a criatividade necessária para inovar e desenvolver uma nova solução para um problema.

Fazer uma graduação livre(GL) é aprender e empreender (criar algo novo) ao mesmo tempo. É seguir um caminho educacional guiado por uma aprendizagem sob demanda, em que você aprende o que precisa, quando precisa, como precisa e por que precisa.

Diferente do que geralmente ocorre em uma graduação, na PA não existe o problema da transferência de aprendizagem, ou seja, o que se aprende está sendo constantemente aplicado, contextualizado e praticado, permitindo, assim, um caminho de aprendizagem muito mais produtivo.

fonte: Manifesto do doutorado informal

Farei um texto em breve com mais detalhes sobre o que é e como funciona uma PA, mas caso você tenha interesse, o livro do Alex Bretas está disponível gratuitamente, basta clicar aqui.

Aqui no blog irei abordar métodos alternativos de aprendizagem, porém meu objetivo não é me restringir a eles. A solução que apresentarei é destinada para que qualquer pessoa, independente de seguir um caminho tradicional ou informal, consiga aprender com mais eficiência, prazer e saúde.

Para saber mais sobre o que é o ReAprendiz, basta clicar aqui.

Se você se interessou pelo assunto siga o instagram do ReAprendiz, se inscreva no canal do YouTube e assine a newsletter para se manter atualizado.

Caso tenha interesse em contribuir com a minha investigação, por favor use a caixa de comentários ou entre em contato comigo. Adorarei receber opiniões, críticas e comentários.

--

--

Luis, um @reaprendiz
Reaprendiz

Apenas um jovem curioso e apaixonado por investigar como tornar o aprendizado mais eficiente, prazeroso e saudável.