Um retrato vivo de 1 ano da ReAprendiz!
Como nascemos e quem esteve com a gente?
Um ano atrás, em fevereiro de 2020, a ReAprendiz veio ao mundo!
Um ano atrás, eu dancei com meus medos e comecei a fazer algo que não fazia ideia de onde chegaria.
Um ano atrás, eu pulava de alegria (literalmente), celebrando ao finalizar o 1º encontro de aprendizagem autônoma que facilitei na minha vida.
Um ano atrás iniciei o transbordamento do meu percurso livre de aprendizagem, que iniciara em meados 2018.
Desde então, presenciamos várias datas e momentos marcantes nesse processo do florescer de uma comunidade, e quero te convidar para vir junto nessa retrospectiva! Topa?
▹ 3 de fevereiro de 2020. Acontece o 1º encontro da Comunidade ReAprendiz!
- A intenção do primeiro grupo era ajudar aprendizes a estudarem para o vestibular de forma autônoma, aplicando estratégias de aprendizagem e produtividade. Enquanto ofereciam suporte uns para os outros.
▹ Dois dias depois é publicado o primeiro post da ReAprendiz na internet, apresentando a ideia para o mundo — mesmo sem saber se alguém me escutaria.
▹ No início de abril, a comunidade-protótipo é reformulada e novas jornadas se iniciam. Os GALAs (Grupo de Aprendizes Livres e Autônomos) e o GVA (Grupo de Vestibulandos Autônomos) nascem — ou renascem. Agora com mais pessoas!
- O foco dos GALAs foi investigar livremente um tópico que fizesse sentido a partir das necessidades e interesses dos aprendizes, durante 10 semanas, enquanto incorporavam novas estratégias de aprendizagem. Já o pessoal do GVA estava estudando em casa para o vestibular (em tempos de pandemia), e aprendendo técnicas de estudo e produtividade.
▹ Ao final de maio, o TikTok da ReAprendiz é criado. Conhecimentos e críticas sobre educação e aprendizagem sendo compartilhados, de forma descontraída, com pílulas em menos de 1 minuto.
- Nos meses seguintes vários vídeos viralizaram, com alguns alcançado mais de 1 milhão de pessoas! E em outubro, batemos 100 mil seguidores 🙌
▹ No mês de agosto o time de gestão e facilitação da ReAprendiz cresce ❤️ Desta vez com o co-fundador Gustavo Lima voltando ao projeto depois de alguns meses fora. E com Maria Clara Tavares Lopes para contribuir com o florescer da ReAprendiz.
▹ Em 9 de setembro, lançamos a 1ª Polinização 🐝 Uma experiência de 4 dias, para nos reconectarmos com uma aprendizagem motivada pela curiosidade e pelo prazer. Aprendendo, trocando e polinizando nossos conhecimentos em comunidade!
▹ Em 07 de outubro rolou a 2ª Polinização. A comunidade continuou crescendo, e mais pessoas se reconectando com o prazer de aprender com autonomia ❤️
▹ Ao longo do 2º semestre, além de termos vivido experiências de aprendizagem livre, tivemos também duas oficinas lindíssimas de reaprendizes que ofereceram Eventos Abertos na comunidade:
- “Provocações Filosóficas sobre “A vida não é útil”, de Ailton Krenak” (Por Tarik Fraig, em Out/2020)
- “A escrita como caminho para si: Uma pequena aventura” (Por Isadora Martins e Camila Formico Paoletti, em Dez/2020)
▹ Dia 19 de outubro, demos o pontapé inicial na Jornada do ReAprendiz, que foi a evolução da metodologia e experiência anteriormente chamada de “GALA” com o protótipo em abril.
- Entre outubro e dezembro de 2020, quatorze reaprendizes criaram suas próprias investigações autônomas, a partir de temas do seu interesse. Enquanto tinham contato com novas ferramentas e estratégias que potencializaram suas capacidades de aprendizagem, criatividade e produtividade.
▹ Para concluir 2020, tivemos um encontro em dezembro celebrando os momentos que vivemos na ReAprendiz, e sonhando coletivamente o 2021 da Comunidade.
▹ Ano novo! 2021 se inicia já com muita preciosidade! No dia 28 de janeiro tivemos o Portal de Entregas da Jornada! Cinco dos quatorze reaprendizes, escolheram compartilhar com o mundo em um evento aberto, seus aprendizados e criações que construíram ao longo do percurso! Foi um evento lindo, com muita apreciação, celebração, amor e aprendizados sendo transbordados.
- Um modelo de jornadas empreendedoras autodirigidas - Gustavo Lima
- Reconstrução - Ana Caroles
- Análise de “Um teto todo seu”, de Virginia Woolf - Ana Flavia Bernardes
- Apresentando O Novo Mundo de Sophia - Sophia Longoni
- VEM: Experiência intercultural e transformativa para estudantes - Rosa
▹ Em 15 de fevereiro de 2021 a 3ª Polinização acontece! Reaprendizes de casa matando a saudade. Outros recém-chegados sendo recepcionados e entrando para a família. E nosso ambiente intergeracional de aprendizagem livre em comunidade continuou à crescer. Muitos aprendizados e transformações florescendo a partir do ato de polinizar e construir coletivamente o conhecimento.
▹ Fevereiro de 2021, 1 ano de ReAprendiz!
Sabemos que transformação e impacto não se mede com números. Mas temos muito orgulho e gratidão. Pois hoje, 1 ano após o início desse sonho, construímos uma família com mais de 50 reaprendizes, e mais de 180 atividades e oficinas co-criadas coletivamente com essas pessoas maravilhosas da comunidade ❤️
Desde que decidi externalizar para o mundo o meu sonho, muitas coisas mudaram em minha vida.
Conhecimentos, habilidades, descobertas, ideias, autoconhecimento, conexões, amizades…
Medos, dificuldades, inseguranças, autocobrança, ansiedade, nervosismo…
Muitos foram os frutos colhidos, e muitos foram os sentimos angustiantes que tomaram meu coração ao longo desse 1º ano da ReAprendiz.
Nesse mar de aprendizados e percalços, um elemento foi essencial para prosseguir no caminho e levantar a ReAprendiz: pessoas e comunidades ❤️
Se tem algo que preciso destacar é que eu tive rede para me jogar. Tantas pessoas que seria impossível marcar e agradecer cada uma nesse texto.
Mas faço questão de destacar um conglomerado de comunidades, em que se encontram essas pessoas, que serviram como colo e trampolim no meu percurso.
Muito obrigado ALC São Paulo (@alcsp), ALC Nature (@alcnature), MoL (@alexbretas), e claro, a própria Comunidade ReAprendiz e o nosso time de jardineiros (@gustacl e @mariaclara)! 🥰
Colo, amor, inspiração, abundância, amizades e aprendizados… Essas são algumas palavras que essas comunidades e pessoas me trouxeram em 2020.
Com vocês eu tive o privilégio de sonhar junto — e de criar junto!
Senti na pele. Vi por mim mesmo! Vi o que é ter o apoio mútuo, de não uma, mas várias comunidades.
Nas palavras do educador, e grande amigo, Tarik Fraig: “A experiência de participar da comunidade é como saltar num trampolim. Sentimo-nos acolhidos, reconhecidos, à vontade, impulsionados.” E sobre a dificuldade de se dedicar aos nossos sonhos ele continua: “Medo de fracasso, insegurança, desmotivação do ambiente, sentimento de solidão, instabilidade financeira… motivos não faltam para considerarmos essas ideias e projetos — que muitas vezes vêm da parte mais interessante de nós mesmos — apenas “arroubos da juventude”, um “sonho bobo” ou uma “utopia”.”
“Ninguém encontra apenas em si a força necessária para bancar um modo de vida diferente.”
Olhar para a história que estamos construindo com a ReAprendiz me faz perceber quão gratificante é estar nessas comunidades de aprendizagem, além do quão poderoso é viver uma vida de reconexão e aperfeiçoamento da capacidade de dirigir nossa própria educação. Vivenciamos uma aprendizagem que vai além das motivações puramente utilitárias e mercadológicas, mas que é fascinante e vale por si mesma, pelo prazer de aprender!
Essa é a educação que nós acreditamos. Essa é a educação que a ReAprendiz está co-criando e vivendo com a nossa comunidade ❤️
“O apoio mútuo nos transforma: deixamos de ser observadores passivos e passamos a ser construtores do novo mundo que desejamos e precisamos” (Dean Spade)
Gratidão por tudo que construímos, e abundância para o futuro da ReAprendiz. Continuaremos a sonhar e criar coletivamente o futuro da educação que acreditamos!
Um beijo no coração de todes.
Luis Sérgio.
Leia também o retrato vivo de 2 anos da Reaprendiz (aqui).