Invista no seu melhor tesouro: o conhecimento

Ele te torna mais rico, te traz mais oportunidades e, diferente de outros diferenciais, não pode ser roubado.

Já dizia o político e filantropo americano Benjamin Franklin que “O investimento em conhecimento sempre paga o melhor retorno”. E por que será? O conhecimento não só nos permite aproveitar melhor as oportunidades do presente, bem como nos abre os olhos para as oportunidades do futuro. Além disso, ele dificilmente pode ser copiado ou roubado pela concorrência. Se estudamos e nos atualizamos continuamente, vamos mantendo nossa mente em ação, jovem e cheia de ideias. E disso podem surgir coisas incríveis.

Buda é outro que acredita no poder do estudo ao afirmar que “Não há riqueza como o conhecimento e pobreza como a ignorância”. Como todos nós já vimos nas aulas de história, a alienação é algo perigoso que nos inibe de sermos senhores dos nossos destinos. Para nos mantermos nas rédeas das nossas vidas e carreiras, precisamos ter claro esclarecimento sobre o que fazemos, como fazemos e, mais importante, porque fazemos. Daí a importância de se questionar sobre o sentido das coisas. Jamais podemos aceitar fazer algo sem entender o seu propósito e fim.

É importante correr atrás do aprendizado, ler muito e procurar nos tornarmos referências nos assuntos que tratamos se quisermos ser os melhores no que fazemos. Mas investir no conhecimento não é fácil, e muito menos rápido. É mais do que apenas buscar livros e materiais sobre os temas de estudo. Investir em conhecimento é algo do dia a dia, um hábito, um processo que jamais termina e demanda uma série de atitudes nossas. Quer investir nesse seu ativo? Separamos algumas dicas para guiar você a fazer boas aplicações e conquistar bons retornos.

SEJA PROFUNDO

· Aprofunde-se nos temas, seja especialista. Quanto mais tiver conhecimento, mais agregará ao assunto que domina.

· Questione os resultados e números, saiba com profundidade de onde veio as informações com as quais você tomará decisões.

· Leia muito.

· Busque ser o melhor (do mundo) no seu assunto.

NA PRÁTICA:

· Quando você pegar um assunto novo, pare e busque conhecimento.

· Estude os assuntos que você usa no dia a dia. Não se contente com o “eu acho”. Existe ciência e estudo sobre tudo. Alguém provavelmente já estudou aquilo e já escreveu sobre.

ENSINE E APRENDA COM OS OUTROS

· Conhecimento não deve ser enjaulado, você deve compartilhar os seus aprendizados para criar um efeito multiplicador. As pessoas que não compartilham seus conhecimentos estão fadadas ao fracasso.

· Conhecimento é essencial para tomar as melhores decisões.

· Pessoas com mais conhecimento trazem discussões mais ricas para a mesa.

· Conhecimento nada mais é do que adquirir cada vez mais Business Sense. Para você construir isso, é preciso ser curioso, perguntar e entender o business em que atua.

NA PRÁTICA

· Se você tem algum conhecimento que seria legal outras pessoas saberem, organize uma forma de ensinar. É sua responsabilidade disseminar o conhecimento e formar os mais novos.

· Se você sente que falta algum conhecimento ou alguma informação para você, fale com seu time, peça ajuda, fale com outras pessoas, etc. Só não fique sem saber.

ONDE BUSCAR

· Conhecimento técnico é apenas uma das dimensões do conhecimento. Respeite os diferentes tipos de conhecimentos, dos diferentes tipos de pessoas, e tenha sede de aprender com todos.

· Nem todo conhecimento está em livros ou manuais técnicos, grande parte do conhecimento vive nas experiências das pessoas que já tentaram.

· Pense grande onde buscar. Vá além dos canais mais óbvios.

· Procure conhecimento dentro de casa também

NA PRÁTICA

· Se você não sabe nada sobre um assunto, antes de sair fazendo, estude. Você vai aprender muito falando com as pessoas e especialistas.

· Mire nas melhores pessoas e empresas no assunto, sem se restringir ao setor/país. O que o Google faz em tecnologia, a Amazon em logística, etc. Esses devem ser seus benchmarks.

HUMILDADE

· A consciência da falta de conhecimento também é um conhecimento. Quando for tomar uma decisão sem todo o conhecimento necessário, reconheça isso e entenda os riscos.

· Arrogância está no extremo oposto do conhecimento. Não tenha vergonha de perguntar e se expor.

· Peça ajuda, você não precisa saber tudo. Rodeie-se de quem sabe.

· Conhecimento é um processo contínuo. Não pare no meio do caminho achando que já sabe de tudo.

NA PRÁTICA

· Se você acha que já sabe muito de um assunto, você provavelmente está errado.

· Seja humilde e não se preocupe em não saber. Se você está andando rápido, isso acontecerá com você. Peça ajuda, estude, fale com outras pessoas, etc.

· Quando alguém te pedir ajuda, lembre-se que um dia você também não soube. Não precisa fazê-la sofrer. Facilite o aprendizado

SEMPRE ESTEJA MELHORANDO

· Sempre queira ajudar e ensinar. Force as pessoas a pensarem cada vez mais. Não queira braços executores ao seu lado, queira pessoas que pensam.

· Se você deixa de estudar um assunto porque já é excelente nele, tenha ciência de que alguém estará estudando e ficará “mais excelente” que você. Excelência é relativa.

· Nada é tão bom que não precise melhorar. Sempre dá para fazer melhor.

· O conhecimento não é construído de uma só vez. Não tenha medo de tentar e errar. Faça, destrua e construa de novo. Não fique triste com o processo.

· Estude assuntos além do que você faz no dia a dia (liderança, gestão, mercado, etc).

NA PRÁTICA

· Não fique chateado se você tiver que destruir ou refazer algo que fez . Fazer várias vezes faz parte do aprendizado.

· Sempre que conquistar algo, não se acomode. Defina uma nova meta e continue correndo. NUNCA se acomode.

· Se você está operando um processo novo, aprenda, identifique e proponha pontos para melhorar. Essa é sua responsabilidade e não do seu gestor. Você deve contribuir para a evolução. Em hipótese nenhuma, contente-se em somente operar um processo estabelecido.

CONHECIMENTO NÃO É

· Ser arrogante. Achar que já sabe tudo e parar de aprender.

· Não se adaptar e ficar preso ao conhecimento antigo.

· Não melhorar e ficar na zona de conforto.

· Estudar, ter o conhecimento e não colocar na prática. Se você não utiliza, não tem valor. Se não compartilha, tem menos valor ainda.

Portanto, antes de tudo, é preciso ter a humildade de reconhecer que “só sei que nada sei” (só para fechar com outra citação). Essa humildade nos protege do ego e da cegueira que ele traz junto. Nunca saberemos tudo, sempre há algo a aprender, em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Se não aprendermos, alguém aprenderá e será melhor do que você, com certeza. Portanto, jamais se acomode e jamais desista. A busca pelo conhecimento não é fácil, é uma busca contínua e interminável. Mas, como já dizia Franklin e Buda, ela te fará mais rico.

Like what you read? Give Recruta Stone a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.