Para nós, trabalho é como casamento e precisamos conhecer nossos pretendentes

Aqui é bem simples. Enxergamos a contratação como um relacionamento amoroso.

Recruta Stone
Recruta Stone
3 min readApr 7, 2017

--

Ao buscar um emprego, muita gente se orgulha de colocar em seus currículos aquele monte de maquiagem. O curso na universidade de destaque, aquele intercâmbio maneiro, as habilidades no Excel. É legal ter tudo isso, mas, é o que realmente importa para você?

Acreditamos que você é muito além do seu currículo. E por isso, nós queremos te conhecer de verdade. Esse é o motivo para a terceira missão do Recruta ser um questionário sobre a vida:

Como você construiu sua vida?
Por que tomou as decisões que tomou?
O que te move?
O que te faz levantar todas as manhãs?

Construa sua vida em cima de suas paixões, e se der para escrever no currículo, tudo bem.

Essa busca por entender quem as pessoas são passa por outra coisa em que acreditamos: diversidade. E a diversidade você só encontra se não restringir demais. Aqui na Arpex, por exemplo, nosso time de Pessoas é composto hoje por engenheiros, publicitários, gente que desistiu da faculdade e começou de novo e gente que nunca vai fazer faculdade porque não consegue aprender desse jeito. Tem um cara que ama vender, outro que ama estatísticas, outro que ama fazer vídeos e adora gifs animados. E assim vai. Isso importa muito mais para gente. A gente gosta de saber o propósito pessoal das pessoas e ver até onde elas vão pelo seu sonho.

Não há nada mais bonito do que olhar para o lado e ver um time diverso. Você vê um aprendendo com o outro, construindo junto e crescendo. E o que tem em comum em todos eles? A vontade de aprender e sempre fazer mais.

Por isso o Recruta é diferente. Nós o enxergamos como muito mais do que um processo seletivo, enxergamos ele como um ritual importante de cultura, pois nos lembra que não há nada mais importante do que trazer gente melhor do que a gente.

Isso nos leva à nossa próxima crença: enxergamos a contratação como um relacionamento amoroso. Levamos as nossas pessoas para avaliar os candidatos para mostrar a fundo quem nós somos e, em contrapartida, esperamos ver quem você é a fundo também. Afinal, não podemos te propor um relacionamento sério sem te conhecer bem, não é?

Para nós, o processo seletivo são os encontros iniciais. Ainda estamos nos conhecendo. Às vezes, encaixa; às vezes, não. Tem gente que quer só “ficar por ficar”; tem gente que foca no longo prazo.

Quando te contratamos, começamos um relacionamento sério. Está oficializado para todo mundo e se espera um comprometimento de ambos os lados. Ao contrário do que se pode pensar, ficar um com o outro não é uma escolha de um dia (no momento da contratação ou do matrimônio), é uma escolha de todos os dias. Questione-se diariamente se está com a “pessoa” (empresa) certa, se você quer gastar seu tempo e sua energia com ela.

Então, durante o processo, seja você mesmo. Você nunca vai propor um casamento se não confiar na pessoa. E lembre-se que isso é uma via de mão dupla. Você pode olhar para gente e, a medida que for nos conhecendo, não gostar e sair no meio do processo. Temos plena consciência de que, tanto quanto é da nossa escolha ficar com você, é da sua ficar com a gente.

Como noivos, não queremos pessoas no curto prazo. Nosso objetivo final é casar. É ficar com você para a vida toda.

Por Lívia Kuga, aprovada no Recruta Arpex 2014.2

--

--

Recruta Stone
Recruta Stone

O Recruta é um programa de seleção fora dos padrões que procura talentos em busca de grandes desafios. Saia da zona de conforto. #QueroSerRecruta