Entrevistamos Rodrigo Pedrosa, um dos maiores colecionadores de camisas do United

Dono de uma coleção invejável, ele contou um pouco da sua história e deu detalhes de como manter o hábito

Red Army Brasil
redarmybrasil
4 min readJun 5, 2020

--

Foto: Reprodução

Pode parecer irracional para algumas pessoas, mas o prazer de ter uma camisa (ou várias) de futebol é algo que faz parte da vida de inúmeros fãs mundo afora. No caso de nós, torcedores de um clube estrangeiro, isso é ainda mais verdade. Adquirir uma camisa do Manchester United, Barcelona, Juventus? Anos atrás essa ideia seria como um sonho muito distante da realidade. Porém, para a nossa sorte, isso mudou. Só que com essa mudança vieram dúvidas acerca da confiabilidade de lojas, da autenticidade de peças e da própria conservação das camisas. Como lidar com tudo isso?

Hoje trazemos uma entrevista com Rodrigo Pedrosa, assíduo colecionador de camisas do Manchester United, para tentar sanar algumas dessas dúvidas. A coleção dele é de dar inveja, e ele começou esse hábito a muito tempo atrás. Por isso mesmo, pode falar com propriedade. Colunista na ManUtd BR, você pode conferir mais conteúdo legal do Rodrigo por lá. Conseguimos pegar ele emprestado para falar um pouco sobre esse mundo do colecionismo e as respostas você pode conferir abaixo.

Por que o Manchester United? Qual é a sua história com o clube?

Em 1992 eu vi a final da Eurocopa entre Dinamarca e Alemanha, na época com doze anos e o sonho de ser goleiro, fiquei encantado com a atuação do dinamarquês Peter Schmeichel. Logo fui atrás do clube em que ele jogava e encontrei o Manchester, daí pra frente fui acompanhando com muita dificuldade os resultados e pequenas notícias sobre o clube. A prova de fogo, mostrando que realmente era torcedor, foi quando ele foi embora mas eu continuei com o clube.

Como surgiu o desejo de colecionar camisas?

Eu sempre curti usar camisas de futebol, e sempre gostei de comprar das seleções e clubes que eu simpatizava ou torcia, por isso sempre foram dos mesmos clubes e seleções, então eu meio que já colecionava sem saber. Há uns 10 anos foi que passei a usar a palavra colecionador, mas a coleção é bem de antes.

Hoje é mais fácil de adquirir camisas originais?

Hoje o acesso é muito mais fácil, com o auxílio da internet você pode comprar diretamente no fabricante das camisas. Minhas camisas atuais mesmo só compro na Adidas, risco zero de comprar réplicas.

Qual o segredo para conservar as peças durante tanto tempo?

As do início dos anos 90 são bem tranquilas para conservar pois na sua maioria são quase todas sublimadas, a medida que foram colando as coisas na camisa é que foi aumentando a necessidade de cuidados. Da lavagem ao armazenamento tem muitos detalhes que ajudam a aumentar a vida útil do manto.

Como distinguir camisas originais das falsas?

Essa praga das réplicas é uma coisa atual, eles inclusive estão falsificando até os modelos antigos, nesses modelos antigos nós pegamos as diferenças em algumas falhas e não conformidades. Nas novas existe um código que felizmente as fábricas de réplica ainda respeitam, com esse código que fica na camisa você consegue conferir a originalidade.

Vi uma camisa por um precinho camarada no Instagram, parece 100% original. É furada?

Em 100% das vezes pode ter certeza, principalmente as importadas. Não tem muito segredo, se em lojas grandes como uma Centauro eles não conseguem fazer preços tão baixos, não vai ser um “Joãozinho da Net” que é gênio da negociação e vai conseguir negociar um valor melhor.

E aquelas camisas com número, patchs, patrocínios e afins que se desgastam com o tempo, tem jeito?

De tanto ir atrás de restauração acabei abrindo o Camisa 10 Personalizações para atender esses tipos de problemas. Não são todos, mas acredito que 60, 70% dos desgastes das personalizações dá pra restaurar.

Dicas do Rodrigo para conservação:

· Não utilize alvejante

· Não deixe de molho

· Não passe a ferro

· Não use máquina de lavar

· Lave em água fria

· Use sabão neutro

· Seque à sombra

Abaixo você pode conferir duas contas do Rodrigo, uma que exibe as peças de sua coleção de camisas do United e outra com os trabalhos que realiza através do Camisa 10, seu serviço de restauração e personalização de camisas. A segunda publicação, inclusive, foi uma camisa de um membro da nossa equipe que foi personalizada com ele.

Este é o primeiro conteúdo relacionado a camisas de futebol, colecionismo e afins que trazemos para o portal, através dos pedidos e comentários que vocês mesmos fizeram nas redes sociais. Contamos com vocês para continuar explorando temas relacionados a esse assunto que sejam interessantes para todos nós. Afinal, não se trata apenas de comprar camisas, é uma maneira de expressar a nossa identidade.

--

--