Lingard revela problemas durante má fase: “Recorri à bebida para tentar aliviar a dor”

Em entrevista ao Daily Mail, o jogador contou detalhes do empréstimo ao West Ham, como as críticas o afetaram e o uso descontrolado de bebidas alcóolicas

Eduardo Silva
redarmybrasil
9 min readAug 16, 2021

--

Foto: Reprodução (Manchester United)

Jesse Lingard nunca foi dos jogadores mais queridos pela torcida do Manchester United. Em alguns momentos, o inglês de vinte e oito anos teve atuações abaixo da crítica e era um alvo fácil, principalmente nas redes sociais. Até por isso, foi uma surpresa para muitos quando Lingard começou a ter jogos excelentes em seu período de empréstimo no West Ham, com gols e atuações em um nível que seus críticos certamente não esperavam.

O que muitos não sabem, entretanto, é a luta pessoal do jogador contra o alcoolismo no seu período mais difícil nos Red Devils e o plano de recuperação que salvou Jesse. Tudo isso com a ajuda de seu irmão, Louis Scott, e de Alexandros Alexiadis, técnico da Grécia Sub-17. Juntos, eles criaram o chamado “Project Jesse 2.0”. Foi uma recuperação pessoal, muito além do futebol. Em entrevista à Jamie Redknapp , do Daily Mail, os três detalham o processo e mostram quão importante é a saúde mental no esporte de alto nível.

LINGARD: Minha confiança estava baleada. Você pode ser aquele cara despreocupado, pulando no campo de treinamento, mas no fundo está usando aquele sorriso como máscara. Eu não estava jogando, então estava pra baixo. Felizmente, Louie me enviou vídeos dos meus dias de Sub-21 pelo United e a Seleção Inglesa. Ele estava tentando me fazer perceber como eu tinha sido um bom jogador. ‘Veja isto! Veja isto!’ Então eu vi e pensei: ‘Quer saber? Eu não posso jogar isso fora’. Isso me deu confiança, e aquele primeiro bloqueio me deu a chance de reavaliar o que eu queria da vida.

JAMIE (MAIL): Como foi ver seu irmão assim, Louie?

LOUIE: Eu observei esse garoto toda a minha vida. Houve jogos em que eu tive que sair porque sabia que ele não estava bem e me senti impotente. Sabe quando você vê um boxeador nas últimas, pronto para ser nocauteado? Era isso que eu estava vendo, e ao mesmo tempo os urubus vinham atrás dele.

Eles estavam se afastando. Houve muitos abusos online. Não vejo Jesse como alguém para analisar, ou como alguém que precisa de um novo contrato. Eu sou seu irmão mais velho. Eu precisava ter certeza de que esse garoto poderia continuar e viver sua vida. Ele não queria pôr gasolina no carro porque não queria sair. Eu me senti impotente.

LINGARD: Eu era assim em campo. O jogo estava passando por mim. Eu senti como se não estivesse lá. Eu estava empilhando as coisas e não contando a ninguém o que estava acontecendo. Mas me lembro de assistir a um dos primeiros vídeos que Louie me enviou. Liguei para ele imediatamente e disse, ‘Ei! Vamos nessa!’ Eu decidi que não iria apenas ficar sentado. Eu disse a ele: ‘Não vou a lugar nenhum. Eu vou lutar e nós vamos lutar.’

LOUIE: Era um vídeo dele jogando pelos Sub-21 do United. Ele pega a bola, passa por dois jogadores, corta e chuta no ângulo. Esse garoto tinha um metro e trinta no Sub-21, enfrentando oponentes de um e oitenta e vencendo-os, criando.

Quando eu vi isso, comparando ao que ele estava fazendo no time principal do United, era muito pouco. Então era sobre apertar o botão de reset. É por isso que eu estava enviando a ele aqueles vídeos: para lembrá-lo do que ele poderia fazer.

JAMIE (MAIL): Você apanhou muito pela sua marca de roupas ‘JLingz’, como se você fosse o primeiro jogador de futebol a investir em um empreendimento.

LINGARD: Lembro-me do fim de semana em que lancei minha marca (em dezembro de 2018). Vencemos o Fulham. Então, no fim de semana seguinte, perdemos para o Liverpool. De repente, foi: ‘Por que você lançou sua marca na semana antes de um jogo tão grande?’

Não teve nada a ver com isso. Isso nunca afetaria meu desempenho. Eu não administro a marca. Não estou empacotando roupas para despachar antes do jogo.

LOUIE: ‘Ele tem uma marca, ele está distraído …’ Eu faço tudo isso! Eu cuido das coisas da marca. Esse não é o trabalho de Jesse. Decidimos não dizer nada. Saímos e concordamos que um dia diríamos nossa parte.

Estou lhe dizendo agora: você não encontrará um jogador em todos os anos de Jesse no United que corra mais do que ele. O talento não faz você correr 12 km por jogo. Isso vem de dentro. Ele é um profissional total.

JESSE: No meu ponto mais baixo, pensei: ‘Preciso sair da Inglaterra’. Não para a Espanha, mas para a China ou a Arábia Saudita, um lugar para ficar fora dos holofotes e se concentrar apenas no futebol. Quando o lockdown veio, eu queria usar isso para juntar todas as peças do quebra-cabeça e mostrar às pessoas o que eu poderia fazer.

Tínhamos Alex a bordo e ele estava me dando uma análise de cada oponente do United, apenas no caso de eu jogar. Não consegui o tempo de jogo que queria, mas acabamos mudando para o West Ham e isso foi perfeito.

ALEX: Pouco antes de Jesse sair emprestado, perguntei a Louie: ‘Você acredita que seu irmão vai jogar pela Inglaterra de novo?’ Eu já sabia a resposta. Foi sim. Mas o objetivo era dar a eles essa motivação extra e uma meta futura. Foi um novo começo. Percebi que Jesse e Louie queriam ter sucesso e esse era o ponto.

JAMIE (MAIL): Duas décadas atrás, tínhamos um jogador no Liverpool chamado Igor Biscan e ele decidiu trazer seu próprio preparador físico. Alguns dos rapazes diziam: ‘O que ele está fazendo?’ Agora percebo que foi um vislumbre do futuro! Os jogadores podem contratar seu próprio treinador — alguém que será honesto e fornecerá as informações individuais de que você precisa. Parabéns a você por se comprometer com isso.

LINGARD: Eu nunca tinha feito isso em casa antes. Realmente ajudou.

Lingard à esquerda, seu irmão Louie à direita e Alex no centro. (Reprodução: Daily Mail)

O contrato de empréstimo do West Ham foi confirmado em 29 de janeiro de 2021. Lingard queria enfrentar o Liverpool em 31 de janeiro — uma chance de mostrar no que estava trabalhando em particular, com Louie e Alex — mas não foi registrado a tempo. Ele estreou contra o Aston Villa em 3 de fevereiro, marcando duas vezes, e impressionou o suficiente para ser convocado para a seleção inglesa de Gareth Southgate em março. No entanto, esse empréstimo do United ao West Ham teve suas complicações.

JESSE: Falei com Ole Gunnar Solskjaer no início da temporada e disse: ‘Se não vou ter tempo de jogo, preciso sair por empréstimo.’ Concordamos em discutir isso em dezembro. Eu tinha começado dois jogos, então disse: ‘Chefe, preciso ir’. Ele concordou.

Havia Newcastle e West Brom, mas meu pai recebeu um telefonema de David Moyes, do West Ham. Ele disse: ‘Quando eu estava no United, deixei seu filho ser emprestado. É hora de retribuir o favor.’

Falei com ele e tentamos fechar um negócio, mas era uma montanha-russa. Estava tudo fechado, depois cancelado, fechado e cancelado. Eu e Louie choramos uma vez porque estava aparentemente cancelado. Em seguida, estava tudo acertado novamente, então fomos com tudo.

JAMIE (MAIL): Na sua estreia contra o Villa, você começa de titular e marca duas vezes. Antes você queria fugir para a Arábia Saudita. Agora você está arrasando na Premier League.

JESSE: Quando não estava jogando no United, ainda treinava como um profissional. Eu não estava lamentando. Eu estava fazendo meu trabalho, esperando por uma oportunidade e pelo jogo do Villa, estava ansioso para ir. Eu estava feliz, sabe? Quando você consegue um Jesse feliz, um Jesse confiante, você obtém resultados.

LOUIE: Não foi uma coisa da noite para o dia. Eu conheço Alex há 10 anos. Tivemos apenas treinos, um jogo contra o Luton e 10 minutos contra o Brighton para analisar. Mas tratava-se de preparar Jesse para ter sucesso. Quando o Villa apareceu, bang. Estávamos ultra confiantes de que ele teria sucesso porque sabíamos o que ele investia nisso. Não trouxemos Alex para começar a analisar os jogos no West Ham e criar relatórios de vídeo pré e pós-jogo. Já fazíamos isso há um ano.

JAMIE (MAIL): Eu vi a foto de um quadro branco em seu apartamento em Stratford, Jesse, cheio de palavras motivacionais. Como ‘PANAMÁ’, os adversários da Copa do Mundo de 2018 contra os quais você marcou. Ou ‘ASSUMIR RISCOS’ e ‘FOME’. Isso foi ideia sua?

JESSE: Meu irmão colocou. Acordei todas as manhãs e olhei para o quadro. Ele escrevia uma palavra nova a cada noite e, eventualmente, tudo era preenchido. Palavras que significavam algo para nós. ‘WC18,’* como um lembrete desse torneio. ‘Três gols em finais de copa’, para lembrar minhas finais da FA Cup, EFL Cup e Community Shield.

O quadro motivacional de Jesse (Reprodução: Daily Mail)

Pequenas coisas para reiterar o que eu fiz e alcancei. O quadro branco era bom. Vou fazer de novo nesta temporada. Anotamos uma meta razoável de quatro gols e duas assistências para a data FIFA de março e fizemos isso. Estava gostando do meu futebol e, enquando estiver confiante, acredito que posso marcar um gol ou dois por jogo.

*Copa do Mundo de 2018

JAMIE (MAIL): Você voltou para o United como um jogador diferente?

JESSE: Voltei cheio de confiança. Voltei de um empréstimo de sucesso, jogador do mês, gol do mês, convocação com a Inglaterra. Mostra o quão longe eu cheguei. Estou bem na pré-temporada. O próprio Ole me disse isso. Não posso fazer muito mais do que isso.

JAMIE (MAIL): Você sente que mudou como pessoa também?

JESSE: Com certeza. Tínhamos momentos durante os períodos ruins em que comecei a recorrer à bebida à noite e não era eu. Meu pai nunca bebeu muito. Minha mãe nunca bebeu muito. Eu estava com tanta coisa na minha cabeça que recorri à bebida para tentar aliviar a dor.

Louie estava olhando para mim e pensando: ‘Esse não é meu irmão’. Nunca bebi muito, mas estava recorrendo a isso para minha própria paz. Quando finalmente me abri e comecei a falar com a família, realmente ajudou. Devo isso a eles.

LOUIE: Ele está bem melhor agora. Assim que voltou de Mykonos no mês passado e foi integrado ao elenco do United, ele contatou Alex. ‘Temos o Derby. Diga-me suas formações, diga-me isso, diga-me aquilo … ‘ Estou pensando, ‘Análise para um jogo contra o Derby na pré-temporada?’ Mas ele está de volta. Ele quer ser o melhor, seja em um amistoso ou na Premier League.

JESSE: Tenho medo de pensar no que teria acontecido se você não estivesse lá. Se eu estivesse aqui sozinho, preso, onde estaria agora?

Lingard perdeu a estreia do United na Premier League contra o Leeds depois de testar positivo para o Covid-19, mas deve estar disponível contra o Southampton no próximo fim de semana. Seu contrato com o United termina no final desta temporada. Ainda não começaram as negociações sobre uma extensão, mas o jogador de 28 anos está calmo.

JESSE: Eu me sinto bem. Espero poder voltar a treinar na segunda-feira. O vírus pode atingir seu peito, mas estou bem.

JAMIE (MAIL): Isso é bom. Tenho amigos que torcem para o West Ham e quando eu disse a eles que estava falando com você, eles disseram: ‘Fale bem dele, Jamie’. Então sou eu fazendo isso.

JESSE: (risos) Funcionou perfeitamente. Eu não poderia ter pedido um empréstimo melhor. Sempre vou apoiar o West Ham. Eles vão ficar em meu coração e eu vou manter esse vínculo com eles.

JAMIE (MAIL): Sem chance de um retorno atrevido a Stratford?

LOUIE: Não ouvimos nada. Estamos apenas sentados. Tomar uma decisão precipitada agora seria muito bobo.

JESSE: Cem por cento. Não vou me precipitar em nada. O que vier, virá. Eu sinto que estou no assento do motorista. Eu estou feliz.

--

--