Falando um pouquinho sobre mim, sobre a Rede e sobre esta experiência remota

Rafa Davini
rede_de_facilitadores
5 min readApr 6, 2020

O meu nome é Rafael Davini, prefiro que me chamem de RAFA.

Gostaria de seguir colaborando com este material que está e será produzido de maneira coletiva pelas pessoas que fazem parte do grupo da rede de facilitadores.

Quero investir poucos parágrafos para compartilhar como tudo começou.

Eu terminava em 2018 a minha especialização em design da facilitação de grupos e no final desta experiência eu já estava completamente apaixonado por tudo isso que se relaciona com a facilitação de grupos. Sempre me considerei uma pessoa muito criativa e um eterno incomodado com o mundo corporativo, apesar de ter passado boa parte da minha vida profissional dentro dele em cargos de liderança e bastante estratégicos dentro de organizações da área de life science, produtos médicos.

Contemporaneamente ao curso, eu atravessa um sofrimento muito grande e intenso fruto de uma experiência de vida pessoal muito triste, por essa razão acabei adoecendo e precisei de acompanhamento psíquico e por algum tempo, de apoio farmacológico para tentar lutar e superar tudo. Apesar de tudo acontecendo eu sempre me mantive muito firme e acreditando muito que tudo fosse passar em breve. Sempre me ajudei bastante, mantendo as minhas rotinas de estudos, alimentação bacana e muita atividade física com ou sem ânimo. Percebi durante esta especialização em design da facilitação de grupos, que eu precisava me transformar completamente para transformar a minha vida e foi o que fiz. Eu sabia que isso deveria impactar também na vida de outras pessoas, na sua vida por exemplo. Então deixei o meu trabalho da época como um gestor de desenvolvimento de negócios para um grupo atuante na área de produtos para cirurgia e fundei contemporaneamente à rede de facilitadores a minha própria empresa.

Na ocasião, o objetivo da rede de facilitadores para mim foi o de justamente seguir perto das pessoas que estiveram comigo nesta especialização em design da facilitação de grupos, eu havia desenvolvido laços fortes com estas pessoas e não queria perdê-los com o final do curso. Pude sentir como é bom estar ao lado de pessoas queridas e como elas podem se tornar importantes para as nossas vidas. By the way, é justamente o que sinto aqui na rede hoje. Valeu galera!.

O meu sofrimento pessoal veio em função de um trauma relacionado ao egoísmo das pessoas, me incluo neste cenário, e eu então me dei conta de que para que isso não me marcasse e me fizesse me afastar das pessoas eu precisaria estar mais do que nunca perto delas e também por esta razão eu parti em busca de bombar as minhas Soft Skills e outras competências técnicas, e ai fica fácil entender aonde entrou a facilitação nisso e a rede de facilitadores.

Hoje, o propósito maior da rede é influenciar as pessoas, os facilitadores que nela estão, para que possam impactar 209 milhões de pessoas por meio da facilitação de grupos. Estamos certos de que não precisamos de protagonistas em qualquer área da vida, o protagonismo fomenta a economia da escassez, a qual nos trouxe até a situação que estamos vivendo hoje. Assim, se cada um de nós puder ser energizado pelos outros pares da rede e se conseguirmos impactar pessoas de fora da rede com o que aprendemos dentro da rede, podemos sim, impactar milhões de pessoas ao longo do tempo. Portanto, todos na rede são protagonistas de mudanças na vida de outras pessoas.

Percebi uma vez mais com o início da pandemia da COVID-19, que na verdade, mesmo os mais inovadores e que pensam fora da caixinha, vivem hoje na zona de conforto em universos já bastante conhecidos e confortáveis. Falamos de mundo V.U.C.A. com frequência, ensinamos sobre ele, apoiamos empresas a conseguirem navegar bem nesta realidade de incertezas, mas o fato é que podendo fugir dela (da realidade v.u.c.a.) e podendo seguir em linha reta, na calmaria da rotina, é o que preferimos e normalmente fazemos.

Então, há 3 semanas, por necessidade de seguir trabalhando e facilitando para uma das empresas clientes da minha empresa em um projeto que foi contemporâneo ao lance do isolamento, precisei forçadamente buscar soluções para seguir trabalhando e acabei validando por meio da integração e uso de ferramentas uma capacitação totalmente On Line de Design Thinking.

Foi um sucesso e instantaneamente me senti na obrigação de compartilhar esta experiência com o nosso grande grupo da rede para que os outros facilitadores pudessem avaliar se ela faz sentido ou não, e se sim, que as pessoas da rede pudessem utilizar isso com pessoas que precisam de seus serviços no dia dia e ainda com comunidades que podem ser impactadas pela rede, fazendo assim, valer o nosso propósito como grupo.

Acredito muito que o grande lance da transformação digital, que tanto falamos, está justamente em conseguirmos nos reinventar nos ambientes digitais, o que vai muito além de utilizarmos as tecnologias como meio. Precisamos “somatizar” e “visceralizar” o ambiente digital, precisamos aprender a desenvolvermos o lado humano dentro do mundo digital, somente assim, vamos conseguir realmente conectar pessoas e termos sucesso coletivo em nossas entregas dentro deste ambiente.

Senti que nos dois dias desta incrível experiência que a rede proporciona aos seus membros isso foi bastante explorado não somente por meio de atividades, mas também por conversas diretas surgidas à partir das dores que os participantes nos trouxeram neste momento de real transformação digital.

Terminamos o segundo dia de atividades conseguindo fazer de maneira excelente o entendimento do nosso problema e para isso utilizamos a atividade da TROIKA | Estruturas Libertadoras e posteriormente criamos a oportunidade de entender melhor o contexto do nosso desafio por meio de discussões sobre entrevistas.

Deixamos para esta semana para os participantes a tarefa de realizarem as entrevistas, criar o mapa de empatia e construir uma persona que possa representar a razão do desafio que estamos propondo nesta primeira facilitação On Line.

A rede nos gera uma boa demanda, mas consequentemente quando sentimos o impacto que coletivamente causamos uns sobre os outros, ela nos proporciona também uma enorme alegria e a certeza de que podemos sim viver de maneira abundante. Todas as vezes que isso acontece eu percebo que consigo me libertar um pouquinho mais de meus sofrimentos e questionamentos sobre as intenções humanas, novamente, inclusive as minhas.

Quero neste momento agradecer muito ao Eduardo Nomura, ao Thiago Freire e a Maila Andrade, pela parceria e apoio incondicional à rede em sua jornada até aqui. Agradeço também àqueles que estão conosco desde o início da rede e que fazem a diferença na rede e que acreditam em nosso sonho e propósito e agradeço aos que estão entrando para a nossa comunidade, pela confiança e interesse em nosso grupo.

--

--

Rafa Davini
rede_de_facilitadores

Innovative, dreamy, enterprising, apprentice, designer and facilitator. Educator. Lover of knowledge and development of people.