Transformação e Facilitação Online

1ª sessão remota da Rede de Facilitadores

Thiago Ribeiro E Freire
rede_de_facilitadores
3 min readApr 4, 2020

--

A Rede é uma comunidade que reúne facilitadores de várias regiões do Brasil, diversas áreas de atuação e variedade de experiências e conhecimentos. [saiba mais aqui]

Seguíamos, como de costume, trocando informações, novas práticas, experiências e construindo aprendizado. De repente:

Boom!

O mundo parou, mudou, está carregando uma reconfiguração forçada do sistema.

Os tempos pós normais se apresentam, sem chance de argumentação, e postergar a mudança já não é uma possibilidade.

Sabemos o tamanho do desafio que todos os segmentos econômicos e profissionais de diversos ramos de atuação estão passando, e com facilitadores não poderia ser diferente.

Não importa o tipo de encontro, seja em ambientes corporativos, em comunidades, em salas de aula ou ao ar livre, na maioria deles, é PRESENCIAL!

Nesse cenário, a Rede começou a se movimentar.

Mentes inquietas iniciaram o movimento de protagonismo para mobilizar aprendizado, e nasceu a primeira jornada de Facilitação Online da Rede.

E hoje, foi o primeiro dia de atividades. Serão 4 encontros.

Sempre aos fins de semana.

A cocriação dos encontros teve início com o Rafael Davini e o Eduardo Nomura que fizeram o convite para a Maila Andrade e para mim, com a provocação: “Aceitam o desafio!?”

Topamos!

Feitas as primeiras trocas, definições e estruturas, partimos para a comunicação para o grupo de WhatsApp. São 203 membros lá.

Fizemos a convocatória, e 31 pessoas aceitaram.

De várias cidades do Brasil, com diferentes perfis e características, só que as similaridades são as mesmas: incertezas, inquietações, vontade de aprender e construir conhecimento.

Ontem rolou um encontro dos 4 facilitadores, foram 3h e 40 de atividade, em estado de FLOW, para cocriamos a sessão. E hoje, às 9 da manhã demos início à jornada.

O início com a ambientação de todos com as ferramentas, Zoom, MURAL, Slack. Alguns com certa intimidade, outros navegantes de primeira viajem.

Quanta animação e curiosidade senti acompanhando a aprendizagem significativa de cada um, dúvidas, inseguranças, alegrias compartilhadas a cada desafios superado. E entre erros e acertos lá fomos nós:

Check in clássico para todos chegarem ao mesmo ponto. Usamos a ferramenta: É, não é. Faz, não faz. para entendimento do que é a Rede para cada membro. E para levantamento do perfil do facilitador usamos a Matriz CSD, onde cada um apresenta suas Certezas, Suposições e Dúvidas. Entre uma dificuldade técnica e outra operacional, percebo que todas as situações promoveram aprendizados para nós, facilitadores e facilitados. Tenho certeza!

Cada colaboração, comentário, compartilhamento de experiência, entrega e energia, foi fundamental para o processo.

Fizemos piadas, brincadeiras, efeitos especiais da ferramenta de vídeo conferência, e no meio disso tudo, o que eu vi foram pessoas se transformando. Medo dando lugar para a esperança, possibilidades no lugar das dúvidas, e muito aprendizado.

Estamos no início da jornada, mas propus ao grupo que registrássemos nossas emoções durante o caminho. E aqui está minha contribuição inicial.

Seguimos juntos, aprendemos todos, não importa o ambiente: Real ou Virtual.

[Vamos estender as conexões e ampliar a rede? [me encontre aqui]

--

--

Thiago Ribeiro E Freire
rede_de_facilitadores

Professor | Mestre em Gestão da Economia Criativa | Pesquisador em Design de Experiências e Estratégias de Inovação | Facilitador |Designer de aprendizagem