Rede RBG
Rede RBG
Published in
2 min readMay 2, 2018

--

Mais do que amigos simplesmente?

Facebook vai lançar seu próprio serviço de encontros românticos online!

No dia 01 de maio de 2018, Mark Zuckerberg, chefe do Facebook, revelou que a empresa irá em breve oferecer serviços de relacionamento. Com mas de 200 mil pessoas em Facebook declarando seu status como de “solteiro”, a empresa vai criar um sistema que pode permitir que cada um encontre seu companheiro.

Zuckerberg declarou que o serviço de encontros vai ser diferente e que irá promover relacionamentos verdadeiros e duradouros. De maneira indireta, ele tentou diferenciar o que Facebook vai oferecer do que sites populares, como Tinder oferecem. Tinder é conhecido por promover encontros transitórios.

Facebook possui dados de bilhões de pessoas e isso representa uma ameaça enorme para empresas que até então ofereciam servicos isolados e fora da plataforma Facebook. Imediatamente após Zuckerberg anunciar o futuro serviço, as ações das maiores empresas de relacionamento romântico — Match Group e Tinder perderam entre 18 e 22% respectivamente de seus valores em um só dia.

Mandy Ginsberg, do Match Group afirmou que sua empresas conhece o segmento de relacionamento muito bem e deu boas vindas a um novo competidor.

Mas quando se trata de Facebook, empresa que tem o poder financeiro ilimitado- sem mencionar acesso a usuários, o risco de que toda a competição vai ser exterminada ou comprada é real. Lembram de WhatsApp? Começou independente, cresceu e acabou adquirido por Facebook. Um dos fundadores do aplicativo, Jean Koum, questionou a forma como Facebook esta querendo usar dados dos usuários e possível monetização.

Facebook tem por hábito comprar aplicativos que possam ser interessantes para sua rede e que tirem os usuários da plataforma Facebook. A empresa é rica e oferece pagamentos elevados. A empresa que resolver não ser adquirida por Facebook paga um preço elevado. Snapchat recusou a oferta de Facebook. Em poucos meses, Facebook copiou várias das funções de Snapchat e colocou no Instagram.

Competir com um gigante vai ser difícil e a queda do valor das ações de Tinder provam exatamente isso. Alguns críticos comparam Facebook com a mafia: ou a empresa aceita fazer partde da “família Facebook” ou vai ver seus serviços canibalizados.

Especialistas apontam para os riscos de dados pessoais serem vendidos da mesma forma que Facebook vendeu o perfil de mais de 87 milhões de pessoas para empresas que manipularam eleições.

Facebook tem um modelo de negócios que vive de vender o perfil de cada usuário. Com o novo serviço, a empresa vai poder explorar um segmento novo: suas preferências sexuais e amorosas.

--

--

Rede RBG
Rede RBG

Conectando brasileiros no mundo. Parceria sem fronteira de marcas, produtos e serviços para brasileiros em qualquer parte do globo. www.rbg-rede.com