Os três níveis de gordofobia

Debbie Luna
Rede RBG
Published in
2 min readApr 6, 2018

Vivemos numa cultura que idolatra a magreza e patologiza o gordo. Em meio a campanhas em vários países, inclusive Brasil, de “combate a obesidade”, uma questão que permanece sem resposta é o fato de que em vez dessas campanhas erradicarem a obesidade, pelo contrário, ela cresce. Será que culpabilizar o gordo porque ele não conseguir manter o peso depois da dieta restritiva tem sido uma estratégia efetiva? Será que essas campanhas são realmente contra obesidade ou contra o gordo?

Uma coisa é certa, as pesquisas endossam e a mídia não divulga, por que não há interesse econômico, que dietas de emagrecimento não funcionam em mais de 95% das vezes e que vício em comida não é o que leva uma pessoa a comer descontroladamente. A questão é infinitamente mais complexa que essa mensagem propagada pelos gurus da saúde e bem-estar.

No video (veja o link) eu falo sobre três níveis de gordofobia, como ela afeta a todos nós, independentemente do peso e biotipo. Uma reflexão importante para dar um pontapé inicial e chacoalhar as estruturas do condicionamento cultural a que temos sido submetidos há décadas de que o único corpo bom é o corpo magro.

Débora Luna Psicóloga e Nutricionista / Certified Intuitive Eating Counsellor

Instagram: @happy_nutri

YouTube: Happy Nutri

Facebook: Happy Nutri — Brasil

--

--