Rede RBG
Rede RBG
Published in
3 min readApr 13, 2018

--

Uma pílula ou gotas mágicas que transformam seu corpo?

Os especialistas alertam para os riscos do uso de SARMs

SARMs significa “selective androgens receptor modulators” que se trata de moduladores seletivos de androgênicos- hormônios masculinos. SARMs até o momento não foram proibidos e não são ilegais. Mas o grande consumo vem preocupando as autoridades, SARMs ainda estão sendo testados e não foram aprovados para consumo pelo FDA nos EUA. O FDA tem papel semelhante ao da ANVISA no Brasil. SARMs, são uma alternativa a esteróides popular entre muitos atletas e frequentadores de academias não só no Brasil, como nos EUA e outros países.

Pode ser consumido em gotas ou em cápsulas, vendido online online como “esteroides legais” para promover musculatura como os esteróides anabólicos, mas sem os efeitos colaterais dos anabólicos.

As empresas farmacêuticas desenvolveram SARMs como uma alternativa a esteróides anabólicos, para pacientes que sofrem problemas ligados à idade avançada ou a doenças que causam a perda de massa muscular.

Em outubro de 2017, o FDA publicou um documento alertando o público que SARMs não é uma droga aprovada para consumo e que existem riscos que vai desde um aumento da toxicidade do fígado a ataques cardíacos e AVCs.

Um mês depois, uma pesquisa feita pelo Dr Shalenger Bhasin — do Brigham and Women’s Hospital- foi publicada revelando que produtos comercializados como SARMs frequentemente continham outros produtos que não estavam sequer listados na bula. Dr Bhasin testou 44 diferentes marcas de SARMs e apenas metade continham SARM. 10% nem sequer continham SARM e 40% continham outros hormônios e drogas sem aprovação do FDA para uso. Algumas das amostras continham uma droga que havia sido desenvolvida e abandonada por uma empresa farmacêutica há mais de uma década depois de estudos constatarem que causava cancer em animais.

As consequências do uso prolongado de SARMs são desconhecidas. Vale ressaltar que este uso indiscriminado de SARMs fez com que a droga se tornasse objeto de controvérsias, mas que este tipo de droga pode um dia vir a ser importante no tratamento de alguns pacientes de idade que tenham doenças que causam perda muscular que levam a quedas, fraturas ou doenças crônicas, como cancer que podem causar perda muscular e de mobilidade.

Anabólicos e androgênicos — como testosterona, podem reverter esta perda muscular. Mas, mesmo nestes casos, existem inúmeros efeitos colaterais, inclusive problemas de próstata e de circulação. SARMs foram criados para selecionar os músculos do esqueleto e não os tecidos. Por isso seu uso cria musculatura.

A moda de ter corpo “sarado” trouxe o consumo irresponsável deste tipo de droga e o risco para a saúde. Um dos sites vendendo SARMs no Brasil promete qualidade do produto importado dos EUA e Rússia e fornece testemunhos para encorajar a compra, como de uma pessoa simplesmente chamada “Itinho” que afirma: “Quando li pela primeira vez sobre os SARMS fiquei empolgado e descrente ao mesmo tempo pois eles prometiam o sonho de todos que amam a musculação, bons resultados sem os colaterais dos esteroides anabolizantes. Hoje após experimentá-los vi que realmente eles cumprem o que prometem, eu consegui ganhar massa e perder gordura e hoje estou completamente satisfeito após o uso não tive perdas nem colaterais e já reiniciei o uso, pois vi que realmente cumprem o que prometem.”

--

--

Rede RBG
Rede RBG

Conectando brasileiros no mundo. Parceria sem fronteira de marcas, produtos e serviços para brasileiros em qualquer parte do globo. www.rbg-rede.com