Cigarros e Charutos nos Reinos de Ferro

No Quarter 04

Reduto do Bucaneiro
Reduto do Bucaneiro
4 min readFeb 18, 2019

--

Uma vez considerado um estranho hábito reservado apenas aos gobbers e trollóides, folhas de hooaga enroladas em charutos se tornaram uma visão comum do norte de Khador até o sul de Cygnar, em todas as classes e em todas as áreas. Variantes regionais surgiram nos últimos anos, disputando um mercado que visa qualidade e sabor. Abaixo temos uma pequena lista com uma amostra das marcas que disputam esse novo e próspero negócio.

O comércio de charutos tornou-se uma parte importante da economia de Ord. As cidades de Lar Acolhedor e Tarna são notáveis entre os melhores cultivadores e fabricantes de charutos de hooaga na região.

Uma grande variedade de pequenos comerciantes e filiações independentes surgiram nos últimos anos, cada um tentando dominar uma parcela deste mercado competitivo.

Fabricar e comercializar charutos é um negócio sério, não é incomum que empresas rivais recrutem mercenários inescrupulosos para sabotar seus concorrentes. Alguns nobres têm investido verdadeiras fortunas neste ramo. Thane Ross Kaddock de Lar Acolhedor é um exemplo de nobre Órdico cuja fortuna está intimamente ligada a hooaga (Vide Sem Tréga #3 “Fumaça na Água”). Rumores dizem que ele emprega um grupo de mercenários chamados de Saqueadores da Floresta Olgun, sendo eles suspeitos de varias atividades ilegais contra comerciantes de hooga ao longo da região fluvial ao longo de Tarna.

Cachimbos e Charutos? Agradeça aos Gobbers

Ninguém sabe quando os primeiros gobbers começaram a juntar as folhas e a penugem pálida da hooaga (conhecida como “folha-de-ovelha” em Cygnar), ou por que decidiram enrolar a penugem nas folhas, acender a ponta e chupar a extremidade oposta. Poucos imaginariam que esse comportamento excêntrico iria se tornar moda, mas foi o que aconteceu. Logo, o fumo de charutos e cachimbos cheios da penugem seca e folhas cortadas tornou-se um ritual comum em muitas tribos gobbers nômades. Nos últimos trinta anos, a hooaga se espalhou como uma coqueluche pelos mercados das nações humanas — os efeitos levemente relaxantes da fumaça inalada, e o calor que vem com ela, mostraram-se bastante populares. Incomum há uma geração, o fumo entrou em voga em Immoren ocidental, e milhares de gobbers e humanos estabeleceram-se no norte de Cygnar, de Mercado Bain a Tarna, para plantar a folha. Os mercadores vendem penugem seca de hooaga em pequenas quantidades, muitas vezes em bolsas de couro.

Fumo suficiente um dia custará de alguns vinténs até uma ou duas coroas por dia, a dependem da qualidade. Os fumantes de cachimbo investem em diversos desses objetos, de simples modelos de argila custando alguns escudos de prata, a lindos cachimbos entalhados em madeira, que valem mais de 3 coroas de ouro. Os charutos de hooaga, considerados mais fortes que a penugem de hooaga comum, duram alguns minutos e custará no mínimo 2 escudos de prata nos lugares mais simples.

Ouro Regencial

Iniciado no Saloon Regência em Tarna, o gobber proprietário tem sua marca entre as melhores de Ord. Feito a partir de métodos totalmente manuais com produtos altamente selecionados, suas folhas são firmemente envolvidas, fornecendo um sabor suave e fumaça de excelente qualidade. Seus preços avantajados demonstram claramente que são destinados a um apreciador exigente.

Fumo do Lar

Estes charutos de Lar Acolhedor são os favoritos dos marinheiros, vigílias e qualquer outro operário que trabalhe ao ar livre. Amantes desde charutos alegam que sua fumaça é revigorante e boa para espantar o frio da noite. Estes saborosos charutos são conhecidos por uma mistura especial local de folhas hooagas que proporcionam um sabor suave a um preço acessível.

Moskrad Premium

Khador importa a maioria dos seus charutos de Ord, mas possui plantações de hooaga mais ao sul. O Moskrad Premium tem suas fábricas nas margens do rio Moskrad no sul da Volozskya Rustoknia. Estes charutos têm um sabor amadeirado forte que proporciona uma queimação agradável e ímpar. Alguns consideram esta marca demasiado grosseira para apreciadores mais requintados, mas seu baixo preço o faz extremamente popular.

Voxsauny Escuro

Embora o Ducado Llaelês de Voxsauny seja famoso por seus vinhos finos, sua produção de charutos também é muito apreciada. Estes charutos são relativamente finos, cuidadosamente enrolados e possuem um sabor picante refinado. Os preços desses charutos sofreram uma elevação absurda após a invasão Khadorana em Llael, tornando a tarefa de contrabandeá-lo para fora da nação uma missão bem arriscada.

Kaargrot

Estes grandes charutos são uma variante fumado por trollóides que desdenham dos charutos de hooaga fumado por humanos e gobbers. O Kaargrot deriva de uma planta venenosa familiar à hooaga. A planta sempre foi utilizada pelos trollóides como um remédio natural fabricado para ritos Dhunianos, mas trollóides urbanos começaram a usá-las para outros fins, enrolando e fumando-os para o lazer. Essa fumaça amarga enfraquece a língua e pode causar danos permanentes ou inconsciência em outras raças. Eles não estão à venda, é preciso negociar diretamente com um trollóide conhecedor da fabricação, normalmente através do escambo.

Aficionados do charuto se tornam fiel a uma marca e vão pagar um valor elevado para adquirir seus charutos favoritos. Os preços aumentam consideravelmente com a distância, especialmente quando envolve atravessar certas fronteiras nacionais. Isso tem estimulado um animado comércio de contrabando, especialmente para os charutos de Llael. Mestre do Jogo é incentivado a usar charutos como parte de recompensas agradáveis.

Nota: Os valores acima indicam o valor em ouro do d20 system, aconselhamos deixá-los assim, exceto no caso do Voxsauny Escuro, diminua em 25% a 50% do valor para ficar mais lógico com as realidades do Reinos de Ferro RPG.

--

--