Contrabando de Cortéx

Reduto do Bucaneiro
Reduto do Bucaneiro
7 min readFeb 20, 2019

Dinheiro Fácil¹

Tempos de guerra podem ser arriscados, mas ao mesmo tempo gratificante para aventureiros empreendedores que buscam conquistar riquezas através do contrabando ou pirataria. A fórmula de sucesso para o contrabando é uma mistura de habilidades para negociação, sutileza, furtividade, conhecimento arcano, aptidão mekânica e uma espada afiada. Tudo o que você precisa é de um navio a vapor e homens dispostos a atravessar a fronteira e subir o Rio Negro de forma insana e imoral. O que poderia ser mais fácil?

Pólvora Llaelese ou itens Rhúlicos podem facilmente alcançar o dobro ou o triplo de seu valor quando vendido para Cygnar ou Khador, mas nada se comprara ao tesouro que é contrabandear córtices de Gigantes de Guerra. Valendo quase vinte cinco vezes o seu peso em ouro, um córtex é relativamente pequeno, leve e fácil de esconder em comparação com um barril de pólvora negra ou uma arma mekânica de poder singular.

Porque a Guerra favorece o seu bolso…

…só se você for um contrabandista

A atual Llael ocupada é o lugar mais propicio para o busca de córtex, ou seja, o lugar ideal para começar uma fortuna. Qualquer carcaça velha largada em campos de batalha pode esconder um córtex em perfeito estado, porem conseguir um córtex é apenas o inicio da missão, outros riscos devem ser considerados.

Primeiro é preciso arranjar um comprador, afinal, contrabandear armas militares é motivo para pena de morte em todos os reinos. Ou seja, ser precavido é bom para o bolso e faz bem a saúde. Em seguida, é preciso conseguir transportá-lo com segurança até o comprador. Afinal, existem apenas dois meios de se conseguir um córtex contrabandeado: encomende-o ou roube você mesmo.

É possível que aquele que procura no lugar certo ouça um Mekânico sem escrúpulos, um membro do Crisol Dourado ou talvez um assistente da Ordem Fraternal escondido dispostos fazer algum dinheiro comentar sobre Córtices escondidos ou perdido por aí . (em Llael ocupada ou grandes cidades, use perícias sociais com NA 15+). Ir afundo nessa pista vale realmente à pena, mas tome cuidado com as operações policiais executadas pelos Lordes Cinzentos. Depois de “fisgar” a primeira informação, o segundo passo é definir uma pista que leve até ele (teste só pode ser feito em grandes cidades, use perícias sociais com NA 13+). Roubar córtex em territórios alheios é um dos maiores riscos que um homem pode correr, mas afinal, não existe lucro sem risco, e a vida de um contrabandista de verdade é preenchida com ambos.

O Produto

O córtex² é o “Cérebro” mekânico de um Gigante a Vapor. Córtices são esferas medindo de 30 a 60 centímetros de diâmetro e com 12 a 25 quilos de peso, dependendo do seu modelo. O modelo Arcanum é o maior e mais pesado e o Cupernum é o mais leve e pequeno dentre todos eles. Um córtex intacto, porem arruinado vale 20% do seu valor original para mekânicos curiosos. Feitos de cristal e ouro, até mesmo os seus cacos têm valor. O valor de um córtex vendido para a sucata depende do peso do córtex e do grau do seu dano. Porem correr todo esse risco para vender carcaça de córtex não pagará sequer o combustível da viagem.

Encontrar um Comprador

Antes de arriscar seu pescoço para uma expedição à Llael, atravessar a fronteira Khadorana, enfrentar possíveis Soldados da Guarda Invernal, roubar um córtex Aurum do Crisol Dourado e voltar, é melhor você garantir que terá um comprador com antecedência. Não espere descarregar suas mercadorias em meio o público para aí conseguir um comprador. Escolher devidamente o tipo de comprador pode fazer toda a diferença entre a riqueza ou ruína na vida de um contrabandista

Intermediários

Intermediários compram quase todos os tipos de mercadorias roubadas, mas eles só costumam pagar uma pequena fração do valor real. Intermediários ligados ao trafico de córtex são geralmente ligados a vários sindicatos do crime, pois usam do seu poder para apagar seus rastros e lhes conceder proteção, existem vários desses em Corvis. Negociar com esses Intermediários só valem a pena quando as coisas não vão bem e a guarda está próximo a descobrir todo o plano.

Mercenários

Conjuradores mercenários pagam bem por córtices danificados e preferem córtex que não tenham sido roubados. Negociar com mercenários pode ser arriscado, por isso é preciso que esteja com o dinheiro em uma mão e a pistola na outra. Mercenários podem matar, roubar o que querem e depois dormir sem carregar remorso. Ninguém disse que a vida era fácil amigão!

Protetorado de Menoth

Córtices podem ser vendidos por cinco vezes o seu preço de mercado para o Protetorado, mas o risco de contrabandear com ele é o mais alto de todos. Khador e Cygnar punem com a morte ou prisão eterna a qualquer um que mantenha negócios com o Protetorado. Eles costumam ser discretos e os verdadeiros compradores nunca são mostrados. Devagar eles vão equipando todos os seus Redentores.

Militares

Os comandantes de campo não irão dispensar um bom negócio caso possam confiar em um grupo mercenário. Trabalhar para os militares não traz boa reputação entre os contrabandistas e muitos podem não querer fazer negócios com vocês por esse motivo. Porem trabalhar para militares pode lhe garantir acesso a equipamentos que só estão disponíveis para uso militar.

Outros

Nobres, sindicatos do crime e poderosas organizações comerciais como a Liga Mercariana ou a Casa Mercante Mateu podem pagar altos preços por córtex de qualidade para equipar seus exércitos particulares. Eles não costumam pagar muito, muito menos se dar o despeito de pechinchar, meso assim, continua sendo um bom negocio manter contato com eles.

Entre Você e sua Riqueza

Depois de conseguir um comprador, você ainda precisa roubar e transportar a sua mercadoria. Na atual Llael ocupada, existe uma abundância de obstáculos entre você e sua fortuna. Patrulhas da Guarda Invernal, vigias dos Presas de Ferro ou informantes dos Lordes Cinzentos, do Crisol Dourado ou da Ordem Fraternal podem estar em seu caminho em qualquer lugar entre armazéns e laboratórios de Merywyn, Leryn e Laedry.

Atravessando as Fronteiras

As fronteiras entre os reinos são fortemente patrulhada. Aqueles que não têm planos minuciosos de invasão podem acabar fuzilados ou presos. Pouco ou nenhum comércio pode ser executado pelas fronteiras, mas de qualquer maneira, o silêncio é extremamente importante. Um contrabandista sagaz sabe dar o devido valor ao suborno ao invés de puxar sua espada para qualquer coisa. O silêncio pode ser comprado. Guardas de ambos os lados estão atentos e são treinados para detectar contrabandistas. Comandantes através das fronteiras ficam como os seus olhos e ouvidos atentos, normalmente eles possuem bons valores de Pericia Procurar e Sentir Motivação, ou seja, o caminho do sucesso é saber driblar esses olhares atentos.

Enquanto o costume de suborno tem sido difundido entre os guarda Khadoranos, o mesmo não pode ser dito entre os Umbreanos e Llaeleses. Algumas rebeldes podem intervir através de Rhydden ou Torre Greywind, normalmente podem ser hostis, mas seus verdadeiros objetivos são bem definidos e caso seja preciso eles podem matar ou negociar com contrabandistas. Este desesperado grupo tenta ao mesmo tempo impedir que vermes tirem o que sobra de riqueza no país e fortalecer os seus exércitos pessoais.

Dinheiro Não Tão Fácil “Arrancando de um Gigante”

A remoção do córtex de um Gigante de Guerra durante um assalto clandestino é uma tarefa verdadeiramente difícil e não pode ser feito rapidamente. Você encontrará mais informações sobre Córtex na pág. 293 do Reinos de Ferro Livro Básico. É bom lembrar que Gigantes de Guerra Vinculados possuem um sistema muito mais intrínseco.

Traremos mais informações sobre Adquirindo um Gigante-a-Vapor muito em breve, mas por hora, leia a No Quarter #53

O mais ousado “assalto” ocorreu nos últimos anos em um fábrica dos Motores de Leste em Corvis. Um conjurador roubou um córtex protótipo, dominou um Encouraçado, destruiu o deposito e saltou em barco que o levaria para Cinco Dedos. Gamack Redhammer, dono do Motores do Leste tem pagado alta recompensa para aquele que trouxe o bandido e seu precioso Córtex de volta.

Cupernum e Ferrum estão abertos ao mercado normalmente. Modelos Aurum e Arcanun são de uso apenas militar. O preço de compra depende de quem está comprando. Todos os valores são apenas estimativa, mude-os caso necessário. Multiplicadores de Mercado Negro só é válido para córtex não disponíveis no mercado convencional.

  • Modelo Copernun, Vale 100 CO, Peso 11kg, Valor do Kg de sucata: 5 CO
  • Modelo Ferrum, Vale 1000 CO, Peso 13kg, Valor do Kg de sucata: 35 CO
  • Modelo Aurum, Vale 2500 CO, Peso 18kg, Valor do Kg de sucata: 70 CO
  • Modelo Arcanun, Vale 4500 CO, Peso 22kg, Valor do Kg de sucata: 100 CO

Fonte: No Quarter #02

¹ — As informações contidas nesta revista antecedem a maioria dos eventos que estão no Reinos de Ferro: Fantasia Forjada em Metal — Livro Básico. Logo, não há mais monopólio da pólvora por parte de Llael e o Protetorado não está mais sob rédeas de controle de Cygnar. De qualquer forma, a matéria lhe ajudará a criar um panorama sobre o assunto.

² — Você encontrará mais informações sobre contrabandeadores de córtices no livro Aventuras Urbanas

--

--