Encouraçado

Ironclad — Cygnar Warjack — NQ1

Rafão Araujo
Reduto do Bucaneiro
5 min readMar 8, 2021

--

O encouraçado é um símbolo tão importante para Cygnar quanto o próprio brasão do reino.

Nascido no vapor e no suor das oficinas da Motores do Leste em Caspia, o Encouraçado é o gigante-de-guerra pesado mais comum e reconhecível atualmente a serviço de Cygnar. Sua reputação fez seu nome tornar-se uma gíria para “força bruta”, e sua imagem, um ícone. Sua utilidade tornou-o uma ferramenta vital para os comandantes cygnaranos em todos os campos de batalha.
O Encouraçado lutou em todas as batalhas cygnaranas modernas, guarneceu as fronteiras da nação por décadas e marchou como a guarda de honra da nobreza de Cygnar. Quando as companhias de lenhadores de Riacho do Pescador entraram em greve, reivindicando impostos menores, uma dúzia de Encouraçados carregou a lenha nas costas, para as usinas. O martelo sísmico de um Encouraçado destruiu as portas barricadas do palácio de Cygnar, abrindo caminho para Leto e seus lâminas tempestuosas, durante os últimos momentos do governo do Exilado.

A durabilidade e força do Encouraçado fazem dele o padrão pelo qual os comandantes cygnaranos julgam todos os outros gigantes-de-guerra pesados. A despeito dos avanços tecnológicos e estéticas de desenho em constante evolução, o Encouraçado permanece uma parte quase indispensável do arsenal de Cygnar, um testamento à eficiência de projeto, e um grande orgulho nacional.

Embora seja funcionalmente simples ao olho destreinado, o Encouraçado continua uma maravilha mekânica tão formidável quanto qualquer um de seus irmãos de metal. Sob sua pele de ferro e sistema de tubulações reforçado, existe um conjunto sofisticado de mecanismos internos, que dão ao Encouraçado mobilidade e flexibilidade superiores em uma situação de combate.

Quando o Encouraçado entra em modo de combate, condutos de vapor adicionais, normalmente fechados por “válvulas de combate”, abrem-se para fornecer maior pressão e transferência de energia. Estes canos ficam muito quentes muito rapidamente, e os remendões e mekânicos costumam aprender da maneira mais difícil sobre os perigos de consertos apressados em um Encouraçado recém-saído da batalha. Esses condutos adicionais permitem que a grande máquina de quase seis toneladas mova-se com a mesma rapidez de um homem de armadura, e lute com capacidade de reflexos muito maior.
O equipamento padrão do Encouraçado inclui uma arma mekânica altamente avançada, o martelo sísmico.

Um revestimento de ferro de sessenta quilos cobrindo um conjunto de “bobinas de tremor” de meio metro de diâmetro e os acumuladores arcanos que o acompanham, o martelo sísmico é uma arma resistente e poderosa, capaz de esmagar um alvo com um único golpe.

O martelo sísmico transfere ondas de força tangível para o chão, a partir das bobinas em movimento em seu interior. Essas ondas podem derrubar quase todos os alvos ao redor do Encouraçado. A força das ondas demora um instante para se formar, antes de se expandir, tornando o gigante-de-guerra imune ao seu próprio ataque. Se o Encouraçado puder calcular o tempo de seus ataques corretamente, os estudos dos córtices mostram que a energia vai para as bobinas automaticamente, derrubando o alvo — se ele tiver sobrevivido ao golpe. Apenas uma deficiência nas válvulas de força que levam ao martelo em si impede que o tremor ocorra a cada ataque, mas nenhum conjurador de guerra nunca reclamou desta “deficiência”…

Os braços reforçados do Encouraçado fizeram dele uma “besta de carga” valiosa para os comandantes cygnaranos e mercenários sortudos que canibalizaram seus chassis para seu próprio uso. O gigante-de-guerra pode erguer e arrastar grandes quantidades de peso, e é capaz de um alto grau de manipulação delicada, em comparação com muitos de seus pares.

O Encouraçado já provou seu valor incontáveis vezes contra as hordas menitas há pouco reveladas, atacando a partir do Protetorado. Os números avassaladores dos fanáticos menitas facilmente sobrepujam a infantaria cygnarana, a ponto de seu treinamento e equipamento superiores tornarem-se inúteis. O Encouraçado fornece uma ótima solução para estas hordas de atacantes, e muitos já retornaram a Caspia para “defesa urbana”, algo nunca imaginado antes dos sombrios dias de hoje.

Em vez de usar o gigante para esmagar os atacantes um a um — uma opção brutal e ineficiente, no mínimo — os comandantes usam-no para controle de multidões. Com um único golpe do martelo sísmico, um Encouraçado pode incapacitar um grupo de menitas por tempo suficiente para que os Cavaleiros da Espada ou Soldados de Trincheira avancem e façam prisioneiros. Com a abundância de Encouraçados em serviço, a utilidade desta tática torna-a favorita entre os comandantes que enfrentam o Protetorado.

Histórias sobre a manobra do “Encouraçado piedoso” já se espalharam em outras regiões, e um bom número de comandantes cygnaranos, fatigados e cínicos pelos meses no fronte contra inimigos que nunca desistem, usam a mesma manobra com grande sucesso — exceto pelo fato de que, em vez de fazer prisioneiros, despacham os inimigos com saraivadas de tiros dos Espingardeiros e Soldados de Trincheira. Uma ferramenta útil na captura ou na execução, a manobra apenas aumenta a utilidade do Encouraçado, e assegura que ele irá continuar a ser usado nas forças cygnaranas por muitos anos.

Dados Técnicos

Chassi: Encouraçado (gigante-de-guerra pesado)
Data Inicial de Serviço: 556 DR
Altura: 3,7 m
Peso: 5,4 toneladas
Velocidade Máxima: 18 km/h
Espessura da Armadura: placas rebitadas de 5 centímetros de espessura
Capacidade de Carga: 800 kg
Carga Máxima: 1.200 kg
Capacidade Ideal da Caldeira: 40 galões (aproximadamente 150 litros)
Capacidade de Combustível: 120 kg de carvão
Consumo de Combustível: 6 horas de trabalho geral, 1 hora em combate

Anotações do Projetista: “Cuidado com o coice de um martelo sísmico que não tenha sido preso direito. A haste é o ponto de âncora principal para o recuo. Depois de testar, nós adicionamos interruptores extras às bobinas de tremor, por razões de segurança.”
– Mekânico-Chefe Holden Frieg

Recomendações de Batalha: “Quando estiver tentando recuperar equipamento para estudo ou reaproveitamento, não procure onde os Encouraçados lutaram. O dano de choque deixa quase tudo irrecuperável, mesmo
que você consiga encontrar todas as peças.”
– Comandante Adepto Sebastian Nemo

Comentários do Sindicato dos Trabalhadores do Vapor: “Quando estiver remendando essas belezinhas, fi que longe daquele martelo! Ele funciona sem aviso e, se você não toma cuidado, daí fica recolhendo os pedacinhos da sua oficina a semana toda.”

--

--