Mawg-Escavador

Encontros Pendrake

Rafão Araujo
Reduto do Bucaneiro
8 min readFeb 15, 2019

--

Um mawg escavador de médio porte não é maior do que um gato doméstico, mas eu posso dizer a você, com absoluta certeza, que se gatos tivessem ao menos um décimo da ferocidade de um mawg escavador, você não encontraria nenhum felino em qualquer cidade de Uldenfrost a Caspia. Mawgs escavadores possuem garras maciças, uma mandíbula cheia de presas serradas, e olhos vermelhos brilhantes. Esses demônios de pelagem avermelhada são a fome encarnada. Se você encontrá-los, mantenha-se cheio de explosivos, tenha um gigante-de-guerra preparado, ou uma montaria bem rápida.

– Viktor Pendrake

O destino da guerra muda diariamente. Um dia é o azul e dourado que encontra a benevolência dos deuses; no outro, o vermelho. As terríveis engenharias do conflito trituram cada vez mais à frente, abastecidas pelos muitos e variados depósitos de suprimentos espalhados pela paisagem. As vezes esses depósitos são invadidos e os materiais carregados para serem usados em outro lugar. Ocasionalmente, porém, um depósito de suprimentos é abandonado e esquecido, e algo bem mais perverso o ocupa como residência. Projetado para quatro PJs com 0 XP, esse encontro acontece dentro e envolta de um bunker subterrâneo. Embora sua exata localização não seja importante, o grupo estará viajando em uma região moderadamente montanhosa de floresta.

Cenário do Encontro

O grupo poderia estar em uma área próxima ao depósito por qualquer conjunto de motivos. Esse encontro poderia ser aleatório ou poderia ter mais significado para um grupo que esteja especialmente procurando por mawgs escavadores ou outras criaturas sobrenaturais. Algumas ideias incluem:

  • Os jogadores foram incubidos pelo exército local para localizar o depósito de suprimentos perdido, na esperança de encontrar alguns materiais úteis. Registros são incompletos. Apenas a área geral é conhecida. Uma procura mais generalizada da região será necessária para encontrar o depósito de suprimentos.
  • Vários fazendeiros abordaram os jogadores sobre recentes ataques brutais em seus rebanhos. Os animais foram totalmente estripados, então os fazendeiros oferecem uma peça de prata como recompensa por cada corpo de mawg escavador trazido de volta.
  • Vários pastores relataram ouvir uma mulher chorando nos ermos durante vários dias passados. Os jogadores foram encubidos de explorar essa área para encontrar qualquer evidência da mulher.
  • Um Moedor de Ossos (Uma espécie de caçador selvagem em busca de vísceras para fazer poções) ouviu dos fazendeiros locais que mawgs escavadores podem estar aninhados por perto e pediu que os jogadores coletassem alguns corpos dessas criaturas para ele usar.

A Donzela em Perigo

O grupo viaja através de uma região montanhosa arborizada por espessos pinheiros, talvez explorando a área por algum motivo, quando eles escutam a voz de uma mulher chorando por ajuda em algum lugar distante. Na verdade, não há nenhuma mulher, mas um grupo bastante esperto de Bogrin, sendo um deles um excelente mímico. Presumivelmente, o grupo irá se mover para investigar e descobrirá a entrada de uma caverna do lado de uma colina arborizada.

Leia em voz alta:

[Enquanto vocês encontram a fonte dos gritos, vocês cruzam com que parecem ser sinais de alguma luta recente. Uma adaga quebrada, uma bota descartada, e algumas flechas quebradas estão espalhadas pela área envolta da escura entrada da caverna. Uma movimentação de roupas chamam a atenção de vocês e, através de uma examinação mais próxima, vocês encontram restos de roupas azuis-claras — talvez do vestido da mulher — segurados pelos galhos de uma moita próxima a entrada da caverna. Vocês veem isso, claramente, alguém foi recentemente arrastado para dentro da caverna, deixando um rastro de duas ranhuras de botas ou calcanhares seguindo direto para a escuridão.]

Leia em voz alta, depois que a armadilha for acionada:

[Enquanto seguem o estreito túnel que se aprofunda na escuridão, vocês escutam um alto som rampante vindo de trás. Uma grande placa de pedra desce na entrada da caverna para pousar com uma grande pancada. Vocês estão mergulhados na escuridão; nem mesmo um traço de luz brilha através da placa que bloqueia a saída. Densa e nauseante, como carne apodrecendo, o cheiro das cavidades profundas do túnel chegam aos seus narizes. Vocês, quase com certeza, escutam ganidos e rosnados vindos da escuridão a frente.]

Condições

O grupo pode ouvir a voz da mulher durante a luz da manhã cedo. Os bogrin escolheram esse local pelo seu ninho de mawgs escavadores, onde podem atrair aventureiros desavisados até ele. Uma placa de rocha disfarçada cai na entrada da caverna para prender vítimas, e os bogrin esperam pelo mawgs escavadores acordarem ao anoitecer para devorarem os aventureiros presos. No dia seguinte, quando os mawgs escavadores estão adormecidos, os bogrin usam um sistema de roldanas para puxar a placa de pedra para longe da entrada, então entrarem furtivamente na caverna para pilhar o que sobrou do frenesi alimentício.

Leia em voz alta se/quando um mawg escavador for perturbado:

[Enquanto vocês se movem adiante, seus pés tocam uma pequena forma que repentinamente se move. Um par de olhos vermelhos brilhantes aparece e um rosnado baixo emana de sua garganta enquanto ele ataca.]

A1 — Covil de mawgs escavadores/Depósito de suprimentos abandonado

O túnel parece que foi feito por uma criatura escavadeira grande e se estende por 9 metros da entrada até alongar-se na sala principal. Uma vez parte das instalações de depósitos de suprimentos e gigantes-à-vapor, a sala mede pelo menos 30 metros de diâmetro, com o teto medindo 6 metros de altura e sustentado por ripas de madeira. Espalhados por toda a sala, grandes pilares de madeira servem como suporte para o teto.

Correntes balançam acima, aparentemente aleatórias, onde sem dúvida foram usadas para mover equipamento. Quatro corpos de tamanho humano residem, lado a lado, próximos da entrada. Um teste cabível com NA baixa revela que os corpos foram devastados por algum tipo de animal, que deixou pouca carne nos ossos roídos.

O desmoronamento provavelmente aconteceu uma década atrás, mas esses restos são bem mais recentes. Além disso, um teste de Detectar NA 12 mostrará que os corpos foram pilhados após a morte e tudo de valor lhes foi retirado.

Apenas alguns pedaços de roupas e armaduras restaram. Espalhados pelo resto da sala estão várias pilhas de detritos e equipamentos. Se o grupo tiver uma fonte de luz forte o bastante, irão ver que a parte do sul da sala desabou.

Toneladas de terra e rocha agoram enterram o que fosse que estivesse lá. No lado oeste da sala, outra passagem leva mais distante à escuridão. Os quadrados com mawgs escavadores estão marcados com um “B”. Mawg Rei, o macho alfa, está anotado com um “KM”. O caixote semi-enterrado contendo dez barris de pólvora vermelha está marcado com um “RB”.

Há uma chance de um mawg escavador acordar toda vez que um membro do grupo chegar perto dentro de 5” da sua localização (5–6 no d6) Se um membro do grupo ficar BAB com mawg escavador, ele automaticamente acorda e ataca. Se um mawg escavador está engajado em combate, o grupo terá dois turnos para derrotá-lo antes que seus rosnados acordem outros mawgs escavadores por perto.

A2 — Passagem de Cavewort

A passagem no lado mais distante da sala mede apenas cerda de 6 metros. Uma espécie de planta agressiva chamada Cavewort cobre o teto. Um teste de Detectar NA 12 revela aos jogadores que ossos de mawgs escavadores se espalham pelo chão. Qualquer momento em que uma criatura viva se aproximar, as gavinhas ácidas da Cavewort irão cair na tentativa de agarrar a presa.

A3 — Sala do Shambler

Depois da passagem da Cavewort, cinco barris claramente marcados com “Pólvora Negra” alinham-se nos muros à direita e esquerda de uma sala bem grande. Perto de alguns deles, um corpo humano está caído com o rosto coberto pelo cabelo pegajoso. Se o grupo se aproximar do corpo, Alguns servos erguidos² (veja RdF:FFM, p. 334) se levanta mpara matar qualquer um que puder. Depois dos servos terem sido derrotado, eles encontram uma anotação escrita de forma rápida no corpo do sujeito. Ela o revelará como o membro final de um destacamento militar no depósito, preso aqui depois do desabamento. Ele planejou usar uma mistura de pólvora vermelha e negra para explodir seu caminho para fora, mas suas pernas foram quebradas no desabamento e a pólvora vermelha ficou fora de seu alcance. Sem métodos para escapar, ele tirou sua própria vida ao invés de se tornar vítima dos mawgs escavadores. É de conhecimento geral nos Reinos de Ferro que pólvora vermelha misturada com pólvora negra causa uma explosão. Se o grupo puder recuperar alguns barris de pólvora vermelha dos escombros (onde os mawgs escavadores estão dormindo) e colocá-los junto com alguns barris de pólvora negra, eles podem explodir a entrada da caverna e escapar antes que anoiteça e os mawgs escavadores acordem. Um teste de Alquimia ou Conhecimento cabível com NA 12 indicará que cinco barris de cada pólvora será suficiente para explodir a entrada.

Leia em voz alta quando estiverem escapando da caverna:

[O som da explosão massiva ecoa pela sala principal, seguido repentinamente por uma nuvem de poeira e destroços. Rosnados e grunhidos da sala atrás de vocês indicam que os mawgs escavadores não estão necessariamente felizes por terem sido acordados. Enquanto correm pelo túnel em direção a liberdade, vocês veem a luz do dia entrando pela passagem à frente. Vocês estiveram presos no subterrâneo por tanto tempo que recebem com gratidão a brilhante luz do sol. Vocês olham para trás, para a entrada da caverna, e veem pequenas silhuetas correndo envolta, aparentemente relutantes em vir para a luz. Assim que vocês olham envolta da clareira, veem três pequenas figuras fugindo da cena. Eles aparentam ter grandes orelhas e pele esverdeada.]

Aventuras adicionais

Os eventos nesse encontro podem levar para outros encontros ou aventuras mais detalhadas. Algumas possibilidades são:

  • Se o grupo não expurgar a caverna dos mawgs escavadores, os fazendeiros locais podem querer pagar eles para retornarem e exterminarem o ninho.
  • O exército local pode estar muito motivado em readquirir o local como um depósito de suprimentos ou simplesmente colocar as mãos em qualquer equipamento aproveitável. O grupo pode conseguir um bom punhado de moedas escavando o resto do depósito e vendendo o equipamento que encontrar lá.
  • Se o grupo trouxer o corpo do Mawg Rei pela recompensa e ele não estiver muito mutilado, o dono de um circo ambulante desejará comprar o corpo do monstro.
  • Um homem encapuzado se aproxima do grupo. Ele oferece um bom dinheiro para escoltá-lo de volta ao covil dos mawgs escavadores e ajudá-lo a coletar as glândulas suprarrenais das bestas, uma droga popular entre a nobreza da região local.

As Estatísticas do Mawg-Escavador encontra-se no RdF:FFM pág. 329

Fonte: No Quarter #29

² — Caso tenha acesso ao Monstronomicon, troque servos erguidos por espectros ou aparições.

--

--