O Cephalix

Os Encontros Pendrake

Reduto do Bucaneiro
Reduto do Bucaneiro
9 min readFeb 20, 2019

--

Eu já havia escrito sobre o temível Cephalix subterrâneo anteriormente. Entretanto, minha pesquisa revela que sua sinistra natureza não fica confinada a cavernas remotas. Afinal de contas, eles necessitam de um suprimento fresco de humanos (ou criaturas de aparência humana) para alimentar seus procedimentos doentios. De fato, não me surpreenderia se pelo menos uma dessas abominações residisse nos esgotos e porões abaixo de cada grande cidade dos Reinos de Ferro, formulando planos maléficos com sabe-se lá que objetivos. Aqueles poucos vigilantes, que sabem que monstros escondem-se até mesmo em nossos santuários “mais seguros”, devem permanecer alertas para sinais dos Cephalix. Felizmente, seus servos são fáceis de notar: São aqueles com bizarros elmos de metal e parafusos atravessados nos ossos.

-Victor Pendrake

Cephalix são criaturas assustadoras, que caçam humanóides, violentam suas mentes e os transformam em servos dedicados. Embora os cephalix habitem os subterrâneos profundos, indivíduos mais empreendedores e ambiciosos levam seus horripilantes laboratórios as cidades de Immoren.

História do Encontro

Neste encontro, os Pjs confrontam Manzorax, um cephalix recém-chegado a Cinco Dedos. Ele instalou-se em um largo porão abandonado abaixo de uma fundição, o qual é acessado através de um armazém (agora) abandonado.

Os exatos objetivos de Manzorax e o que leva os PJs a confrontá-lo ficam por sua conta. Algumas possíveis sugestões:

- Em um esforço para obter mais poder e segurança, Manzorax escravizou o líder de uma das mais poderosas gangues de Cinco Dedos (como por exemplo Chester Berck dos Caveiras). A gangue de Berck culpa uma gangue rival, que por sua vez culpa outra gangue. A tensão está prestes a transbordar e se transformar em guerra aberta nas ruas.

- Manzorax capturou e escravizou um amigo, associado ou empregador dos PJs. Eles devem rastrear a criatura e salvar essa pessoa.

- O Culto de Cyriss entra em contato com os PJs e revela que um cephalix está caçando seus membros. Os cultistas desejam desesperadamente que a ameaça do cephalix seja eliminada. Veja Five Fingers: Port of Deceit, para detalhes sobre o Culto de Cyriss em Cinco dedos e NQ 11 para o Grande Domo dos Canais (a ser traduzido).

Começando o Encontro

*Os textos em itálico são as partes indicadas para que o mestre leia em voz alta para os jogadores.

Os PJs encontram Manzorax em seu laboratório subterrâneo. Exatamente como eles rastreiam sua localização e chegam lá depende das necessidades da sua campanha. Algumas possibilidades incluem:

- Os PJs flagram um dos servos de Manzorax atacando um transeunte e interferem para salvar o personagem. Investigações posteriores ou rastrear o atacante os levará ao armazém abandonado. A partir daí, túneis levam ao covil de Manzorax no subsolo.

- Um empregado da fundição mostra aos PJs uma escada esquecida que desce até o nível do covil. (A razão exata pela qual os PJs devem pedir esse favor específico, depende do motivo pelo qual eles querem se envolver neste encontro em primeiro lugar; veja História do Encontro, acima.)

- Talvez a mais simples das opções seja a de que pessoas da rua, como membros de gangues, vagabundos, prostitutas e semelhantes, apontem para o local “de onde veem os barulhos estranhos”, ou, “de onde saem os homens em de armaduras esquisitas.” Novamente, os PJs podem ter uma série de razões para perguntar por essas coisas.

Você emerge em uma larga caverna natural, parcialmente revestida com paralelepípedos quebrados, paredes em ruínas e gesso em decomposição. Sua luz débil desaparece dentro das sombras úmidas. O ar é morno, úmido e cheira a óleo e ferro. A poeira gruda entre seus dentes e sua língua e sua pele parece oleosa. Em algum lugar oculto, máquinas tintilam e pulsam. Do alto vem o estrondoso som do maquinário, junto com ocasionais quedas de poeira e ferrugem, como se a fundição estivesse prestes a atravessar a rocha e despencar teto abaixo. Água corrente fluindo soa como pano de fundo ao ruído industriai e a luz que você carrega lança o vislumbre de um córrego na escuridão á frente. O som de correntes balançando acentua esses barulhos tênues. Na escuridão, você consegue discernir o que parecem ser corpos pendendo de diversas dessas correntes e se movendo em uma dança macabra. Formas massivas se avultam nas sombras cintilantes nos cantos de sua fonte de luz.

O Subsolo da Fundição

O subsolo é enorme — mais de 30 metros por 27 metros e 30 metros de altura — e cortado por um córrego tóxico de água com resíduos industriais repleta de produtos químicos, vertendo como uma pequena cachoeira de um cano de drenagem. Gigantescos pistões da fundição acima deslizam para cima e para baixo, correntes balançam e detritos ocasionais caem de escotilhas no teto. O ar é quente e úmido, ao mesmo tempo oleoso e áspero e ocasionalmente envolto em vapor. A fundição troveja acima e os pistões e correntes tintilam, balançam e mastigam.

Outrora, esta câmara serviu como um ferro-velho improvisado para a fundição acima. Pistões gigantes de metal transformavam peças sobressalentes em sucata, a qual os funcionários derretiam, reusavam ou descartavam dependendo de qual opção custasse menos. A uma década atrás a fundição terceirizou esse processo e esta câmara desapareceu, tanto das atividades quanto das memórias. Seu uso principal permanece aparente: pilhas de sucata preenchem seus cantos e os restos enferrujados de um maquinário que já foi útil se projetam do piso e do teto. Manzorax se apropriou de alguns controles e peças antigas e reparou algumas peças chave para criar as armadilhas detalhadas abaixo.

Manzorax passa a maior parte do tempo no laboratório de cirurgia no fundo da câmara. Quando os PJs chegam, ele está aparafusando um elmo em um vagabundo bêbado. Manzorax ficará alerta no momento em que os PJs esbarrarem em seu feitiço de alarme, quando forem notados por um de seus servos sentinela, ou quando Manzorax estiver correndo qualquer tipo de perigo.

Os sons mecânicos são causados pelas partes inferiores de gigantescos pistões, que bombeiam constantemente, durante algum processo relativo á fundição acima desta câmara. Correntes pedem do teto, a cerca de seis metros do chão, balançando em ciclos perpétuos pelo subsolo. Os cadáveres servem de despensa para Manzorax. Quando necessário, a criatura pega um cadáver e o reduz a uma nojenta e densa gosma, para alimentar seus servos. As formas estranhas nas sombras são pilhas de lixo que sobrou das operações da fundição, grande parte dele pedras pulverizadas e sucata de metal, embora os PJs possam encontrar uns poucos objetos quase inteiros, até mesmo algumas peças de gigantes de ferro obsoletas.

Quando os PJs conseguem enxergar o outro lado do córrego, continue com o seguinte:

Uma rústica ponte de pranchas de madeira cruza um córrego de três metros de largura. O fedor acre de produtos químicos evapora entre o movimento suave de suas águas. Do outro lado, está o que parece ser uma aberrante combinação entre laboratório, hospital de campo e oficina de gigantes de ferro, situado no topo de uma pequena elevação. Várias mesas, inclinadas em orientações diversas, repousam sobre o elevado. Todas elas equipadas com coleiras de metal e algemas. Braços metálicos segmentados equipados com lâminas, martelos e outras ferramentas se projetam como pernas de aranha a partir de diferentes peças de equipamento. Mesas de trabalho expõem diversas ferramentas e outros itens: porcas e parafusos grandes, bem como elmos bizarros que parecem feitos para serem aparafusados direto no osso do portador.

Encontros

O subsolo é bem escuro (Luz fraca). Aumente a NA dos testes de Detectar envolvendo adição em +2 devido ao maquinário barulhento. Os cadáveres estão pendurados e podem ser usados como cobertura, fornecendo +2 aos que buscam sua proteção.

As pilhas de sucata são consideradas terreno difícil e concedem cobertura.

O Córrego Tóxico

O córrego tem três metros de profundidade, demanda testes de natação para ser atravessada e está cheia de substâncias químicas cáusticas, que causam 1d3 de dano ácido a qualquer um que esteja na água.

Armadilhas

Aconselho usar as armadilhas contidas na Full Metal Friday do 3º mês.

Criaturas

Manzorax sempre mantém seus servos por perto, servindo como guarda costas, enquanto ele trabalha em seu mais novo espécime no laboratório. Devido às armadilhas de som, ele será alertado e irá se preparar para o combate. Ele irá movimentar seu mulos para coloca-los em posição para lhe proteger. A quantidade igual para o jogo seria calcular PE de acordo o XP dos personagens acrescido em 25% a 50%, deve ser um encontro difícil, afinal o cephalyx não quer perder seu laboratório. Escolha mulos ou os novos Monstruosities.

Quando o combate for iniciar, Manzorax envia aos PJs uma ameaça telepática. Leia o seguinte:

Uma estranha e inumana voz preenche sua mente. “Corajosos idiotas. Porque vocês insistem em interromper meu precioso trabalho? Não importa, vocês serão excelentes adições ao meu exército.”

Táticas: Os mulos se separam para a esquerda e para a direita, saindo da LDV e buscando o combate corporal. Ao menos dois deles se posicionam como sentinelas em frente á ponte, bem a vista de qualquer um que a atravessar. O cephalyx tenta usar suas magias para jogar os PJs dentro do rio ácido.

Se Manzorax ficar com menos de 5 níveis de vitalidade, ele irá usar um mecanismo que o içará para o teto onde tem um lugar para fugir. Fica a cargo do Mestre do Jogo determinar o que o cephalyx faz em seguida.

Desenvolvimento

Se os PJs derrotaram Manzorax, eles impediram uma figura ameaçadora de ganhar poder em Cinco Dedos.

Caso os personagens se aproximarem do laboratório, eles vão encontrar uma das mesas de operação ocupada: um homem seminu, em coma, está algemado á mesa. Sua face ensanguentada está semi coberta por um elmo, seu cabelo foi raspado e diversos rebites foram implantados em seus ombros e espinha. A identidade exata da vítima fica a cargo do mestre. Uma jogada de Medicina NA 16 restaura a vítima ao seu estado normal, fisicamente falando.

Tesouro

Os PJs podem vender o equipamento que está no laboratório por 750–1500 GC para o comprador certo. Rascunhos da ciência medicinal estranha de Manzorax repousa em uma escrivaninha. Ele contém conteúdos estranhos que podem valer algo para interessados. Algumas peças abandonadas de gigantes a vapor espalhados pela câmara podem somar uns 350 GC para uma oficina.

Tenha em mente, a recompensa é alta, o risco deve se equiparar.

Aventuras Posteriores

Os eventos deste encontro podem levar a outros encontros ou a aventuras mais detalhadas. Algumas possibilidades são:

- Manzorax tinha poderosos aliados. Suas atividades em Cinco Dedos era apenas uma faceta de uma complexa trama cephalyx que envolve diversas cidades e países em Imoren ocidental. Com a derrota de Manzorax, os outros membros da cabala vão procurar substituí-lo e dar continuidade aos seus esforços em Cinco Dedos. E destruir os intrometidos que interromperam seus planos.

- Um dos servos de Manzorax revela ser o filho de um nobre influente. O nobre está furioso com a condição de seu filho e irracionalmente culpa os PJs. Ele promete tornar a vida deles um inferno, ou muito, muito curta, a menos que eles restaurem seu filho.

- O mago Hamish Slens ouve rumores a respeito do encontro dos PJs com o cephalyx e fica extremamente interessado nas atividades de Manzorax e sua ciência proibida. O mago fica talvez, interessado em demasia.

Nota do Reduto

O Mestre Rafão narrou usando esse encontro e dirá abaixo como usou.

Merwen Gerten (Em meu cenário, os Gertens de Corvis são uma família mafiosa, estilo Tartaglia do Mario Puzzo. Merwen é o Gerten resgatado por PJs no Fórum junto com Dumas no livro 3 da Trilogia do Fogo das Bruxas) está com seu afilhado desaparecido, Korman Gerten. Ele sumiu logo depois de ter tido uma briga com Parmenes Tully, filho do armeiro Tully aliado dos Grifos.

Os Gertens acham que os Grifos sumiram com o rapaz e começaram a retalhar. Os Grifos não deixaram por menos e estão prontos para a Guerra.

Os jogadores devem descobrir que fim levou o jovem Gerten. Eu decidi que o causador do problema é Manzorax. Sua fundição é abaixo do antigo prédio do Sindicado do Vapor e Aço, o qual é acessado através da Cidade Subterrânea.

Os jogadores quase perderam seus personagens em um conflito com os Grifos e se embrenharam atrás de Manzorax antes que as gangues banhassem Corvis com sangue.

General Kielon Ebonhart IV foi transferido para Forte Falk, mas deixou seu sobrinho, Dalton Ebonhart como um dos sargentos favoritos do Comandante da Guarda Julian Helstrom. Dalton contrata os personagens para resolver esse problema o mais rápido possível antes que seu problema seja muito maior.

Nota do Reduto 2

Nós aconselhamos que o grupo faça uso do novo Monsternomicon, mas se não tiverem acesso usem o Bestiário Expandido. Caso queira muito entender o mundo por trás dos Cephalyx, há um livro só para isso.

Fonte: No Quarter 14

--

--