O que é um Chassi e Fabricando um Gigante a Vapor

Rafão Araujo
Reduto do Bucaneiro
9 min readFeb 21, 2019

Quase todos em Immoren ocidental estão familiarizados com os construtos que vomitam vapor e cinzas conhecidos como gigantes-a-vapor. As crianças brincam com gigantes-a-vapor de brinquedo, e famílias muitas vezes viajam para olhar as maravilhas de Immoren ocidental em exposição nas feiras reais e durante as paradas e revistas militares. Sucateiros recuperam os construtos de docas arruinadas e campos de batalha para recondicioná-los e vendê-los no mercado negro. Gobbers utilizam-nos para mover quantidades imensas de mercadorias.

Chassi

Feito de um esqueleto de aço e uma musculatura de tubos pneumáticos, o chassi mantém os componentes do gigante-a-vapor sobre uma

armação de armaduras e articulações metálicas. Os gatilhos de reflexos do gigante se encontram ao longo do chassi principal, passando pela coluna vertebral e entre as várias ligações pneumáticas para as pernas. Conduítes que voltam até o gabinete do córtex conectam todos os gatilhos em um sistema que permite que o córtex controle cada movimento do gigante.

Os membros do gigante-a-vapor são extremamente formidáveis. Com os braços e pernas de aço e ferro, unidos por válvulas de bronze e cobre, a força de um gigante repousa em seus apêndices. Muitos são projetados tendo em mente ferramentas ou armas modulares; a substituição dos membros pode mudar drasticamente a capacidade da máquina. Lentes focais e dispositivos mekânicos conectados ao córtex por conduítes permitem que o gigante-a-vapor perceba e interprete seus arredores. Estes aparelhos complexos são, obviamente, de natureza mekânica.

O chassi determina a forma, a força e a integridade estrutural do gigante-a-vapor, além de sua agilidade e velocidade. Como regra geral, quanto mais pesado for o chassi, maior será a fornalha e a caldeira que impulsionam a máquina. Enquanto a maioria dos gigantes-de-trabalho é construída com menos força bruta em mente, gigantes-de-guerra são construídos para atravessar todos os tipos de terreno hostil no meio da batalha. Os chassis dos gigantes-de-guerra têm articulações maiores e caldeiras mais pesadas, projetados para ter velocidade e potência.

Existem duas classes de peso de chassis, pesado e leve. Gigantes-a-vapor pesados são máquinas robustas construídas para a força e com a capacidade de suportar muito dano. Gigantes-a-vapor pesados têm mais do dobro da altura de um homem. Gigantes-a-vapor leves são menores e mais manobráveis, mas não têm o poder físico dos gigantes-a-vapor pesados.

Entender como funcionam os Chassis em Reinos de Ferro é entender como funciona os Gigantes-a-Vapor. O Reinos de Ferro RPG: Livro Básico nos apresentam apenas 4 modelos de chassis e todos usando apenas um modelo de montagem, mas vamos expandir e trazer informações mais complexas, usaremos o King, Nations and Gods para ensina-los.

Vamos falar sobre o famoso Encouraçado (Ironclad) do Exército Cygnarano. (Pág. 107)

O nome do Chassi é Encouraçado, mas em cima do mesmo chassi podemos tanto montar o próprio Encouraçado, como também podemos montar o Cyclone, Defender e Stormclad. Ou seja, três Gigantes diferentes usando o mesmo chassi.

O Chassi servirá para ter a quantidade de dano suportado, valores de atributo e quais melhorias disponíveis.

No nosso mundo é utilizado nos carros, sob um mesmo chassi uma empresa pode ter dois, três ou mais modelos. A modernização impõe um ritmo absurdo no meio automobilístico e o avanço criou as plataformas modulares, leia mais AQUI)

Linha do Tempo dos Chassis/Modelos dos Reinos de Ferro

293–313 DR — Khador inicia guerra da fronteira contra Cygnar, Llael e Ord
Gigante de Guerra Arcaico (Ver Trilogia do Fogo das Bruxas: Legião da Almas Perdidas)

“O Século Quieto”, 151 anos
Berserker, 430 DR
Ghordson Driller, 446 DR
Nômade, 455 DR
Mulo, 459 DR
Javelin, 460 DR

464–468 DR — Khador invade Ord, Cygnar intercede e quebra a paz.
Juggernaut, 465 DR

Tempo de trégua, 14 anos
Nenhum novo chassi desenvolvido

482–484 Guerra Cívil Cygnarana, Khador/Llael iniciam a Guerra da Moeda
Nenhum novo chassi desenvolvido

Tempo de Trégua, 26 anos
Wroughthammer Rockram, 502 DR

510–511 Guerra da Floresta dos Espinhos
Nenhum novo chassi desenvolvido

“Paz”, 72 anos — Escaramuças atravéz da fronteira Khadorana. Tensão entre Cygnar e o Protetorado
Grundback Runner, 513 DR
Cruzado, 513 DR
Juggernaut (reformulação), 516 DR
Garra, 522 DR
Arcane, 522 DR
Marauder, 522 DR
Grundback Gunner, 526 DR
Seafarer, 528 DR
Ghordson Hauler, 530 DR
Repenter, 533 DR
Vigilant, 535 DR
Destroyer, 537 DR
Templar, 539 DR
Ghordson Avalancher, 541 DR
Redentor, 545 DR
Revenger, 546 DR
Kodiak, 547 DR
Grundback Blaster,
551 DR Vanguarda, 566 DR
Ironclad, 556 DR
Defender, 564 DR
Charger, 567 DR
Sentinel, 573 DR
Devout, 579 DR

584–588 DR, Invasões Scharde
Buccaneer, 584 DR
Decimator, 587 DR
Guardian, 588 DR
Ghordson Basher, 588 DR

“Paz”, 14 anos. Tensão contínua e escaramuças constantes.
Mariner, 590 DR
Freebooter, 594 DR
Dervish, 595 DR
Stormclad, 597 DR
Vanquisher, 598 DR
Devastator, 598 DR
Cyclone, 599 DR
Centurion, 599 DR
Lancer, 601 DR

599–604 DR. Menitas iniciam a fabricação de Gigantes em fábricas secretas. Cryx testa as forças dos reinos ao longo de toda costa.
Spriggan, 602 DR

605 –608 DR. Guerra envolvendo todos os Reinos de Ferro
Hammersmith, 604 DR
Reckoner, 604 DR
Grenadier, 605 DR
Hunter, 605 DR
Minuteman, 605 DR
Firefly, 606 DR
Castigator, 606 DR
Sanctifier, 606 DR
Demolisher, 606 DR
Avenger, 607 DR

Preenchendo o Chassi

A parte mais aparente de um gigante-a-vapor não é sua fornalha de carvão ou seus mecanismos internos, mas a carapaça do gigante, mesmo que seja por seu simples tamanho.

Até mesmo os menores gigantes-a-vapor comerciais são bastante grandes, variando de 2 a 3 metros de altura, e pesando cerca de três ou quatro toneladas. Gigantes-de-guerra leves têm este mesmo tamanho, mas parecem maiores por causa da armadura em seus chassis e membros, e os gigantes-de-guerra pesados pesam até nove toneladas, e chegam a mais de 4 metros de altura. Um esqueleto de aço e uma musculatura de canos pneumáticos, o chassi abriga os componentes do gigante-a-vapor em uma estrutura de couraças e juntas de metal.

O torso e os membros juntam-se para formar a estrutura inteira do gigante. Construir gigantes desta forma modular permite que os mekânicos customizem-nos logo de saída para usos específicos. Os gatilhos de reflexo do gigante ficam no chassi primário, ao longo da espinha e através das várias conexões pneumáticas dos membros. Condutos que levam ao receptáculo do córtex conectam todos os gatilhos em um sistema que permite que o córtex controle cada movimento do gigante.

Os membros do gigante-a-vapor são formidáveis. Braços e pernas de aço e ferro, com válvulas de latão e cobre, a força de um gigante está em suas extremidades. Sem elas, o gigante é pouco mais que uma caldeira movida a carvão. Lentes focais e dispositivos movidos a engrenagens cuidadosamente conectados ao córtex por meio de condutos permitem que o gigante-a-vapor perceba e interprete o ambiente ao seu redor. Estes complexos aparatos são todos, é claro, de natureza mekânica.

Fabricação de Um Gigante a Vapor

Recentemente alguém perguntou no fórum da Privateer Press sobre regras para construção de um Gigante-a-Vapor do zero, iniciando o processo totalmente em sua oficina mekânica. A resposta foi mais ou menos assim:

“Assim como no processo de fabricação de um carro, um mecânico não fabrica o chassi nem o motor, para isso seria preciso máquinas absurdamente grandes e caras que irão moldar o metal fundido em um processo industrial. O mesmo serve para armaduras de Man-o-War. Em seguida temos o Córtex, que é fabricado sob regimentos específicos, segredo nacional. Pense que não se fabrica um Motor em uma oficina, mas se compra um motor pronto. Não que seu personagem não possa ser alguém que saiba esses segredos ou tenha esse maquinário, mas na grande maioria das situações, este não é o caso”

Ou seja, se um personagem jogador quer construir um Gigante-a-Vapor do zero, ele terá que, assim como um mecânico de automóveis, comprar o Chassi e o Córtex, todo resto ele poderia fabricar. Mas, como seria esse processo? Bem, primeiro vamos entender que os valores apresentados no livro para “Apenas o Chassi” não é realmente apenas o chassi. Além do que, assim como no nosso mundo, a fabricação de chassis deve ser controlada em Reinos de Ferro, possivelmente até com número de série ou algo assim.

Vamos usar o Garra como referência (Vide Reinos de Ferro RPG: Livro Básico pág. 292)

Ele custa 3500 coroas de ouro “apenas” o chassi, mas nesse chassi já está incluso seu casco, sua cabeça (10% do valor do chassi,

nesse caso, 350 CO), seus braços (20% do valor do chassi, nesse caso, 700 CO)e seu sistema de movimento (20% do valor do chassi, nesse caso, 700 CO). A mão de obra custaria outros 10% e o material de ligação (pistões, tubos, placas, etc.) mais 10%. Ou seja, um chassi seco, só o esqueleto, custaria 1050 CO.

Ou seja, se um jogador tiver tempo para fabricar as peças (Veja regras de Ofícios no Reinos de Ferro RPG: Livro Básico pág. 183), ele poderá construir um Gigante-a-Vapor praticamente do zero.

Desenhando um Novo Chassi

Novos modelos de Chassis nascem com a necessidade, talvez seu personagem seja um engenheiro de guerra ou mesmo alguém à frente do seu tempo, ele idealiza criar um novo chassi, bem, tentarei ajudar o Mestre do jogo a guiar esse processo. Entende-se que o personagem tem sob sua posse uma oficina mekânica com valor final de 1500 CO, o que já deixa de ser uma oficina para ser uma pequena siderúrgica. Além disso espera-se que ele possua pelo menos 2 pontos em Engenharia Mekânica e Ofícios (Metalurgia)

  1. Defina se será de Trabalho ou de Guerra
  2. Defina de será Leve ou Pesado.
  3. Inicie a pesquisa.
  • Se for de Trabalho o valor base é 100. Se for de Guerra o valor base é 200.
  • Se for Leve valor base aumenta 50%. Se for pesado valor base aumenta 100%.
  • Se for de Trabalho levará 4 meses. Se for de Guerra Levará 6 meses.
  • Se for Leve o tempo base aumenta em 50%. Se for Pesado o tempo aumenta em 100%.

Você gastará em pesquisa um valor igual ao valor final (base + acréscimo) todos os meses ao longo da pesquisa.

Exemplo: Quero construir um Gigante Pesado de Guerra, chamarei ele de Rhino

Valor base: Base é 200 por ser de guerra, como é pesado aumentará em 100%, logo, 400 coroas é meu valor final. O tempo base para um Gigante de Guerra é 6 meses, como é pesado aumentará em 100%, 12 meses. Logo, para desenvolver um novo chassi de um Gigante de Guerra pesado eu gastarei 4800 coroas.

Sobre o que ele possui de novo, bem, não irei colocar isso em regras, decida com seu Mestre do Jogo. O valor dos seus rascunhos e projetos podem valer muito mais que esse valor investido em pesquisa e criação do primeiro modelo. Fabricar copias deste novo chassi custará 30% mais barato.

Pronto, com o valor do chassi montado, adicione 10% da cabeça, 20% dos braços, 20% do movimento e 10% de material de junção. O custo final de seu novo Gigante será 7680 coroas de ouro. Aí agora é ver quais os equipamentos e melhorias que estarão disponíveis.

Isso não é um guia definitivo é apenas um norte, aconselho ao Mestre e ao jogador que pretendem guiar esse processo usarem um modelo como base, por exemplo, o Rhino poderia usar rascunhos do Ironclad, assim, eu iria customizando-o, de repente diminuindo sua VEL e aumentando sua FOR por exemplo.

Construir um novo modelo, usando um chassi existente como base custará 15% menos e diminui o tempo em 25%.

A construção de um Chassi/Modelo novo não deve ser motivo para criar anomalias, o Mestre deve vetar qualquer coisa que quebre o conceito, tom e tema do cenário.

Bem, como disse, divirtam-se :)

--

--