Cartilha Ambiental: Atmosfera
Texto: Marília Cordeiro
A atmosfera é uma camada fina formada por gases e aerossóis que envolvem a Terra. Segundo o site da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “a atmosfera é essencial para a vida e o desenvolvimento dos processos físicos (fenômenos meteorológicos) e biológicos (animais e vegetais) sobre a Terra. Além disso, protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida”.

Entre os gases e aerossóis destacam-se: nitrogênio, oxigênio, argônio, dióxido de carbono, vapor d’água e ozônio, como mostra a tabela abaixo (UFPR):

Segundo o Sistema Ari da Sá (SAS), essa camada gasosa que envolve o planeta é constituída de cinco camadas principais, sendo elas:
Troposfera — Inicia ainda na superfície terrestre e vai até a base da estratosfera. Estende-se a uma altitude entre 16 km na linha do Equador e 8 km nos polos. Possui cerca de 75% dos gases que compõem a atmosfera, sendo assim a única em que os seres vivos podem respirar sem restrições. Todos os fenômenos meteorológicos ocorrem nessa camada.
Estratosfera — localizada entre 8 e 50 km de altitude, aproximadamente. Muitos aviões circulam nela por ser muito estável. Nessa camada, a temperatura começa a aumentar conforme aumenta a altitude, pois nela ocorre o lapse rate (inversão térmica devido à absorção dos raios solares pelo ozônio).
Mesosfera — se estende da estratopausa até cerca de 80 km de altitude, atingindo até -90ºC, as temperaturas mais baixas da atmosfera. Conhecida como “escudo de meteoros”.
Termosfera — a temperatura cresce rapidamente com a altitude, como resultado da absorção de ondas muito curtas da radiação solar por átomos de oxigênio e nitrogênio. Estende-se a uma faixa de altitude que varia de 80 a 500 km, sendo uma zona bastante rarefeita. Nela ocorrem as Auroras Boreais e Austrais e o fenômeno da reflexão das ondas de rádio de até aproximadamente 30 MHz.
Exosfera — camada mais externa da atmosfera, se estendendo da termopausa até 800 km a 1000 km de altitude. Funciona como um “lacre espacial”, em uma transição entre a atmosfera e o espaço sideral. Nela se localizam os satélites espaciais que orbitam a Terra. Extremamente rarefeita, é composta de 50% de hidrogênio e 50% de hélio, e tem temperatura em torno de 1000º C, devido à grande presença de plasma.

Um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, na revista Environmental Health Perspectives, mostra que a concentração de CO2 na atmosfera pode reduzir o número de nutrientes em vegetais. Hoje, eles possuem a proteína de 76% dos nutrientes da população mundial .
Nem todas as pessoas sabem realmente o significado da atmosfera e a sua importância para nossa sobrevivência no dia a dia. Algumas não pensam na grande camada que envolve o planeta Terra. E você, já pensou na atmosfera hoje?

