Cartilha ambiental: Biomassa

Projeto Reenquadro
reenquadro
Published in
2 min readAug 23, 2017

Texto: Aline Dall’ Igna

Atualmente é comum encontrarmos vários meios para a produção de energia. Muitos desses meios não são ecológicos e contribuem ainda mais com o efeito estufa e o aquecimento global. Por este motivo a busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia há cada dia vem crescendo em pesquisas e ganhando um grande enfoque no intuito de uma energia limpa, orgânica.

Uma das gerações de energia que contribuem com o meio ambiente é a Biomassa. Chamada de Biomassa, massa biológica, é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, usinas específicas, em energia. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

Segundo Ministério das Minas e Energia, a biomassa tem uma significativa participação na matriz energética brasileira. Cerca de 7,4% da energia elétrica gerada no Brasil tem como fonte a biomassa. Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

Principais vantagens da biomassa:

  • Baixo custo de operação;
  • Facilidade de armazenamento e transporte;
  • Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
  • Alta eficiência energética;
  • É uma fonte energética renovável e limpa;
  • Emite menos gases poluentes.

--

--