Cartilha ambiental: Biosfera
Elyson Gums

bi·os·fe·ra
substantivo feminino
BIOLOGIA, ECOLOGIA
2 Conjunto de todas as partes da Terra onde a vida é possível de modo permanente, e que abrange a atmosfera (troposfera), a crosta terrestre (litosfera), a água (hidrosfera) e todas as formas de vida.
Desde a Floresta Amazônica até os pântanos, brejos, desertos e águas profundas; todos os animais, do mais minúsculo aos de organismo mais complexos, como o ser humano. Todos compõem a biosfera.
A etimologia da palavra oferece a explicação mais didática possível: Bios vem do grego Vida. A esfera da vida é o nível mais complexo de organização biológica, por contemplar todos os outros.
Além desse aspecto de espaços em que é possível existir vida, existe o conceito de totalidade dos seres vivos, separando-a das esferas das águas, do ar e da terra.
De todo modo, faz parte de uma cadeia de sistemas que se estende até o Cosmo. As moléculas se organizam em organelas, as organelas em células, as células em tecido… E a organização de tudo; água, terra, ar e os seres vivos, formam a biosfera. E o conjunto de biosferas forma o universo — mas ainda não existe evidência de biosferas fora da Terra. Talvez em Marte.
Considerando a definição de biosfera como conjunto de todos os ecossistemas da Terra, podemos estabelecer mais algumas subdivisões: os biociclos, formas de categorizar esses ecossistemas. Cada biociclo tem seus próprios biomas, que também fazem parte da biosfera.
Os biociclos são Epinociclo (ecossistemas terrestres); Talassociclo (ecossistemas aquáticos)e Limnociclo (seres vivos de água doce); além de todas as formas de vida existente neles.
Não há um ecossistema “do ar”, mas ele faz parte da biosfera por fornecer suporte essencial à vida.
Pensando na ação do homem sobre o ambiente em que está inserido, a Unesco criou em 1971 o Programa O Homem e a Biosfera, como forma de estudar maneiras de diminuir a degradação do meio-ambiente. O Brasil aderiu em 1974.
A mesma instituição mantém a World Network of Biosphere Reserves (WNBR), a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, para proteger ecossistemas e biomas de todo o mundo. O programa tem 669 reservas em 120 países.

No Brasil, existem seis reservas de preservação da biosfera. O objetivo geral é proteger florestas e animais, estudando maneiras de diminuir a exploração de recursos naturais.

