Cartilha Ambiental: Carro elétrico

Projeto Reenquadro
reenquadro
Published in
2 min readAug 23, 2017

Ao invés de combustível fóssil, os carros elétricos são alimentados partindo do princípio de indução eletromagnética, fenômeno no qual, um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica, chamada de corrente elétrica induzida. Este veículo faz parte do grupo denominado zero emissões, que não emite gases nocivos ao meio ambiente, nem muitos ruídos, pois seus motores são mais silenciosos.

Ponto de abastecimento elétrico.

Destaque tecnológico, os carros movidos a eletricidade estão em pauta há muito tempo. A imagem abaixo é datada como de 1909, quando foram inventados três modelos de carros, a vapor, elétrico e a combustão. Porém na época o destaque foi o carro a combustão, que hoje lotam as rodovias.

Carro elétrico de 1909 sendo recarregado. Fonte: Vehicle Passion.

Medidas de prevenção de saúde foram tomadas, devido a concentração de poluentes em grandes centros, e hoje as marcas de destaque destes carros são: Tesla Modelo S e Nissan LEAF, ambos totalmente elétricos, porém o LEAF pode rodar até 175km com carga, enquanto o Tesla S chega a 475km. Porém é importante ressaltar que apenas carros de funcionamento 100% elétricos que não causam emissão de gases poluentes. Fora estes, tem outras duas classes de carros elétricos, os Híbrido Plug-in e Híbrido, que ainda utilizam combustível fóssil como segunda alternativa.

No vídeo abaixo, é explicado o princípio de funcionamento do motor elétrico.

No site, Clube do Carro Elétrico, eles constam uma lista dos benefícios em utilizar o carro elétrico, além da preservação ambiental:

  • Maior economia de dinheiro — você economiza até 80% do que você gasta hoje com álcool ou gasolina
  • Silêncio absoluto
  • Zero emissão de poluentes
  • Manutenção muito mais simples
  • Redução ou dispensa do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — IPVA

O motor de combustão interna tem o rendimento muito baixo, cerca de menos de 50%, enquanto o motor elétrico tem o rendimento acima de 90%.

No link abaixo, o Jornal Nacional noticiou que o Reino Unido, França, Índia e Noruega estipularam datas para o encerramento do uso de carros movidos a gasolina e diesel. A causa é o número de mortes que estes poluentes originam, entre 20 e 40 mil pessoas todos os anos no Reino Unido. A proposta é encerrar as vendas, e proibirem o uso dos carros de combustível fóssil até 2050.

Texto: Beatriz Ferreira

--

--