Cartilha ambiental: Consumismo
Texto por: Gustavo Vasconcelos

Trocar o modelo do carro todo ano. Mudar de Iphone a cada atualização. Ter uma coleção de loboutins. Comprar pares de roupa nova a cada semana. Se você comete qualquer um desses atos, independente da marca citada ou não, saiba que és uma pessoa consumista. Se você faz uso de algum produto ou serviço de forma compulsiva e exagerada, você é muito consumista. Lembrando que consumismo e consumo são dois termos que podem parecer semelhantes mas são completamente diferentes.
Consumir faz parte da natureza do ser humano, todos nós precisamos consumir coisas fundamentais para a própria sobrevivência. Já o consumismo é exatamente o ponto onde esse consumo ultrapassa os limites de necessidade, de forma que a pessoa consome coisas que não são necessárias e realiza isso de forma obsessiva.
Esse ato implica em vários setores, como por exemplo o consumismo infantil. No caso das crianças, há pesquisas que comprovam que elas são completamente influenciadas por meio das publicidades e propagandas difundidas nas diversas plataformas usadas por elas. O que acaba despertando o interesse da maioria dessa classe, sentir necessidade de possuir coisas que não são necessárias tanto para a idade quanto na quantidade. Como por exemplo, ter uma coleção de tablets, smartphone de última geração ou até mesmo todas as barbies e carrinhos da hot weels.

Além das crianças, o consumismo também afeta, principalmente o meio ambiente. Como seria possível? Apenas pelo motivo que as pessoas consomem mais do que precisa, de forma que isso só aumenta, mas o nosso planeta continua do mesmo tamanho, há lugares que mal cabem pessoas, imagina suas coisas, e multiplique essas coisas pelo dobro, triplo, quadruplo do necessário. Todas os objetos “velhos” que são substituídos pelos “novos”, acabam sendo acumulados, descartados e se torna lixo que por fim gera um impacto ambiental na maioria dos casos irreversíveis. Além disso, a matéria prima usada para produzir todos esses produtos veio de onde? Meio ambiente. Será que compensa consumismo compensa realmente de alguma forma?


