Cartilha Ambiental: Degelo

Projeto Reenquadro
reenquadro
Published in
2 min readSep 15, 2017

Texto: Suelen S. de Oliveira

Desde muito cedo, aprendemos nas aulas de geografia sobre os estados físicos da água e provavelmente sempre surgiu aquele aluno que questionava o professor sobre qual a utilidade daquela informação para o futuro. Basta apenas saber que o mundo em si é banhado por água, e elas estão presentes em todos os estados. Liquido, gasoso e sólido.

Segundo o site Sua Pesquisa “ a água salgada corresponde a 97,5% do total de água do planeta Terra. E a água doce corresponde a 2,5% do total de água do planeta. Vale ressaltar que segundo o site as geleiras representam cerca de 67,5% da água doce do planeta (contando com as que ficam nos topos das grandes cordilheiras espalhadas pelo mundo)”.

O degelo então acontece quando a água em estado sólido passa para o estado liquido por conta das altas temperaturas. Segundo o site Brasil Escola, “a temperatura tem aumentado consideravelmente, tornando a situação bastante preocupante, pois o aumento do derretimento do gelo pode causar grandes problemas”.

Esse derretimento das geleiras eleva o nível de água aos mares e o derretimento do gelo nas altas cordilheiras pode prejudicar populações próximas com inundações. Abaixo uma matéria do Fantástico sobre o derretimento da geleira localizada na Groenlândia, no vídeo é explicado que se toda essa geleira derreter o nível do mar eleva 7 metros.

Infelizmente a sociedade não presta muita atenção para os avisos que a natureza vem mostrando. Toda ação gera uma reação. O desmatamento, a poluição, a extinção de espécies animais auxiliam no aumento das temperaturas. São ações dos humanos que estão gerando o degelo das geleiras. Além do aumento do nível do mar, muitos animais que localizam-se nessas áreas podem entrar em extinção.

Em 18 de abril de 2017 o Portal do El País, publicou que o rio Yukon desapareceu por conta do degelo em quatro dias. Muitos desses acontecimento são irreversíveis, o que pode ser feito é preservar o que ainda nos resta dessa água.

--

--