Cartilha Ambiental: Design Ecológico e Sustentável

Projeto Reenquadro
reenquadro
Published in
2 min readAug 23, 2017

O design ecológico tem início em nos Estados Unidos, tendo a função de criar projetos em que as indústrias protejam o meio ambiente, diminuindo os impactos que esses projetos podem gerar. Dentre suas qualidades está presente está a utilização de recursos renováveis e escolha de matérias que gerem menos impacto ambiental, e a principal qualidade está em que os “3Rs”: reutilização, reciclagem, redução, estão presentes.

Na ideologia deste tipo de design, acredita-se que se os consumidores pendem mais para esse lado de conservação, as empresas comessem a se preocupar com os impactos que podem gerar e busquem em suas técnicas mais ecoeficientes.

Com informações encontradas no site Design Culture, é possível obter informações sobre esse viés de design. Nele contém um infográfico deixando ainda mais claro o que é o design ecológico.

Como este tipo de design está em alta, é natural que as empresas de móveis, por exemplo busquem fazer parte deste mercado em expansão, a empresa francesa MeaMea, é especializada em móveis sustentáveis e criou para entrar em seu catálogo de opções uma mesa de centro, bem fora do comum. Entrando nessa mesma onda, a empresa Quarto Sala, criou uma cadeira, juntando pedaços de madeiras.

Já o Design Sustentável, não difere-se muito. Basicamente eles se igualam em ter o objetivo de gerar menos resíduos e impacto, visando criar maneiras de ser voltada para uma sociedade ligada a sustentabilidade. Para Manzini e Vezzoli (2002), “para atingir a sustentabilidade ambiental é necessário que ocorram percursos idealmente praticáveis na mudança tecnológica e na mudança cultural”.

Texto: Helena Moreira

--

--