Cartilha Ambiental: Ecoliteracia

Segundo o professor e ativista americano Davir Orr, Ecoliteracia ou literacia ecológica é a capacidade de compreender os sistemas naturais que tornam a vida na Terra possível. É ser ecologicamente ciente e compreender as diversas dinâmicas do mundo moderno e a forma como as pessoas e as sociedades como um todo se tornaram destrutivas e agressivas para o mundo natural.
Uma pessoa que entende a ecoliteracia é capaz de se relacionar com o ecossistema de forma harmoniosa, procurando entender os elementos que interagem com ele, assumindo total responsabilidade sob suas ações.
A Ecoliteracia é a capacidade de assimilar que o homem e o planeta se integram ambos dentro de um sistema biológico complexo, que um depende do outro em vários aspectos e principalmente o homem deve ter a consciência que influi com seu estilo de vida e atitudes no planeta e isso resulta em inúmeras consequências, sejam elas positivas (exemplo: criação da sustentabilidade) ou negativas (exemplo: poluição ambiental demasiada).

Marisa Raquel Marques Vieira, salienta em sua tese de mestrado de que a ecoliteracia deve ser ensinada desde cedo, inclusive aplicou narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica em diversos alunos do ensino fundamental, e salienta que é um entendimento do sistema em que vivemos e tenta promover um equilíbrio entre ambos, quando ensinada em tenra idade forma-se o caráter do ser humano e sua responsabilidade social para com seus atos junto ao meio ambiente


