Cartilha Ambiental: Ecossistema
Texto: Pâmela Simas Fogaça

O Ecossistema, ou lugar onde se vive, é o sistema formado por seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) que agem mutuamente. O ecossistema é agrupado basicamente em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos. Em ambos, todos os são vivos são interligados, são eles produtores, consumidores e decompositores.
Existem vários tipos e produtos de ecossistemas, todos estão interligados de forma a trocam energia. Por isso, todo ecossistema tem função importante de manter o equilíbrio global. Vale lembrar que ecossistema está associado ao equilíbrio, já que como espécies se adaptam às suas mudanças.
Ecossistemas do Brasil
O território brasileiro, devido a sua grande extensão, possui diversos ecossistemas, entre eles:
- Mata Atlântica,
- Cerrado,
- Caatinga,
- Floresta Amazônica,
- Campos,
- Pantanal,
- Manguezais,
- Restingas.
Ecossistemas ameaçados
De acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2016 pela revista “Science”, em 58% da superfície terrestre há perda de ecossistema. Isso significa que essa perda de biodiversidade põe em risco a sobrevivência humana. Segundo os pesquisadores, os resultados obtidos comprovam que esta perda ultrapassou os limites em seguros. A Pesquisa aponta como pradarias, savanas e tundra como os ecossistemas mais afetados.

Cuidando do ecossistema
Sabendo que é um ecossistema e recursos naturais disponibilizados por ele são finitos, é importante preservá-lo para resguardar a vida. Atualmente, existem diversas formas de praticar uma preservação do meio ambiente. As mais comuns são:
- Reflorestamento,
- Coleta seletiva de lixo,
- Reciclagem,
- Consumo Sustentável,
- aproveitamento integral de alimentos,
- Produtos biodegradáveis,
- Sustentabilidade.
Para manter o equilíbrio e preservar o ecossistema e necessário ter uma consciência e o meio ambiente necessário de cuidados. Pequenas atitudes como o aproveitamento de alimentos e separação do lixo podem mudar o destino de todo o planeta.


