Cartilha Ambiental: Efeito Estufa

Efeito estufa é uma manifestação natural da Terra. É um mecanismo para manter a temperatura terrestre estável, e consiste na ação de alguns gases, presentes na atmosfera, que liberam raios infra-vermelhos sobre o planeta. Os gases que produzem o efeito estufa são os seguintes: dióxido de carbono, óxidos de azoto, metano e ozônio. Estes gases aprisionam o calor do Sol na atmosfera, sendo que 65% deles ficam retidos na atmosfera terrestre, enquanto 35% voltam para o espaço.

Alguns fatores contribuem para o efeito estufa. São eles a derrubada ou queimada de florestas, industrialização de monóxido de carbono, chumbo, óxido de azoto em peças automotivas, queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, lixos sólidos, processos industriais, etc.

De maneira geral, e em condições normais, os gases do efeito estufa equilibram a temperatura do planeta, deixando-a em 15ºC. Apesar de não haver dados que apontem com precisão o limite permitido de liberação dos gases, sabe-se que seu aumento pode provocar transtornos climáticos de várias espécies. Entre as consequências do aquecimento deliberado do efeito estufa, pode-se destacar as mudanças climáticas drásticas, como derretimento das calotas polares e geleiras, aumento dos níveis dos oceanos, estiagens prolongadas em áreas até então úmidas, desertificação, proliferação de insetos, aumento de incidência de tempestades, furacões, tufões e tornados, perda de espécies da fauna e flora determinados ecossistemas.

Segundo cientistas do Instituto de Estudos Espaciais Goddard da NASA, ouvidos pela Revista Superinteressante, as consequências do efeito estufa não são iguais em todo o planeta, variando o aumento de temperatura de acordo com a região do planeta. Enquanto isso, porém, indícios apontam que o efeito estufa pode já estar acontecendo. A NASA descobriu, ao comparar fotos tiradas pelo satélite meteorológico Nimbus nos últimos quinze anos, que o perímetro do mar de gelo em volta dos pólos está diminuindo. O aquecimento dos mares polares modifica o sistema de correntes marítimas que influencia indiretamente o clima.
Texto: Daiane de Souza

