Cartilha Ambiental: Energia Solar

Projeto Reenquadro
Aug 23, 2017 · 2 min read

As fontes de energia disponíveis no nosso planeta se dividem em duas categorias: renováveis e não renováveis. Energia solar faz parte da primeira categoria, e é considerada uma boa opção também pelo fato de não emitir poluentes, denominada assim de energia renovável e limpa. Já as não renováveis, uma vez esgotadas não podem ser regeneradas. Elas provem de recursos limitados, como os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural).

No time das renováveis, além da energia solar ainda existem outros exemplos: energia eólica (dos ventos), hídrica (da água dos rios, das marés e das ondas) e energia geotérmica (da terra). A solar é proveniente da luz e do calor do sol. É gerada através de diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Essas tecnologias solares são definidas como ativas ou passivas, dependendo da forma como capturam, convertem e distribuem a energia. Entre as ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos e os aquecedores solares. Já entre as passivas estão inclusas: orientação de um edifício para o sol, seleção de materiais com massa térmica favorável ou translúcidos.

O custo de fabricação e instalação de painéis solares ainda é bastante elevado. Outro problema desse tipo de energia é a dificuldade de armazenamento. Atualmente, os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é um dos países com maior potencial para geração de energia proveniente de raios solares, pelo fato de ter um vasto território e com grande incidência solar. Ela corresponde a cerca de 1% da matriz energética brasileira. No mês passado, a Agência Brasil publicou uma matéria falando do possível crescimento de mais de 300% do setor até o fim desse ano.

Apesar do crescimento, energia solar ainda é a fonte de energia menos usada no Brasil

Texto: Anna Paola Paraná

reenquadro

Projeto de conteúdos sobre sustentabilidade produzidos pelos alunos de Jornalismo Online da Univali.

)
Projeto Reenquadro

Written by

reenquadro

Projeto de conteúdos sobre sustentabilidade produzidos pelos alunos de Jornalismo Online da Univali.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade