Cartilha Ambiental: Erosão
Por Erickson Stocker
O processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, subsolo e das rochas é chamado de Erosão. Os agentes causadores são a água, os ventos e a atividade humana.

No primeiro momento as partículas de rochas (sedimentos) são desprendidas do solo pela ação de um conjunto de processos químicos, físicos e biológicos. Esse conjunto é chamado de intemperismo, o qual acarreta no desgaste dos solos e rochas.
Através da ação da gravidade e dos elementos da superfície, os sedimentos são transportados e depostos em locais mais abaixo no relevo. O processo de deposição é chamado de sedimentação, geralmente observado em leitos de rios e oceanos.

Causas Naturais
Dentre os agentes causadores da Erosão, a chuva aparece com o principal. Na medida em que atinge o solo, as águas das chuvas provocam o deslocamento, infiltrações e mudanças estruturais do terreno.
O vento e as mudanças de temperatura também aparecem como causas naturais da erosão do solo e rochas. O vento age de maneira mais lenta, e geralmente está relacionado ao desgaste de rochas mais expostas. Já a temperatura trabalha de modo a comprimir e dilatar a estrutura das rochas, ocasionando na ruptura e desprendimento de partículas.

Causas Humanas
As atividades humanas exercem papel importante na erosão dos solos. Ações, como o desmatamento de extensas áreas de relevo, acarretam numa fragilização da superfície, facilitando a infiltração de grandes quantidades de água, em um espaço de tempo. Essas condições promovem a saturação do solo, levando a ruptura e erosão.
A vegetação serve como uma espécie de capa protetora, dificultando o desprendimento da massa e ajudando no controle de absorção da água pelo solo.
Prejuízos Ambientais
A erosão acelerada pode culminar em situações de inutilização de faixas de terra, antes próprias para a agricultura. Isso ocorre devido a retirada de nutrientes da superfície do solo, ocasionados pela erosão excessiva.
Além dos prejuízos ao meio ambiente, a erosão provoca deslizamentos de terra, dificultando a vida de comunidades mais carentes, com casas em locais de relevo acentuado.

