Cartilha ambiental: Frugalidade

Projeto Reenquadro
Aug 22, 2017 · 2 min read
Foto: Julien Pianetti

A expansão do consumo e o crescimento na preocupação com a sustentabilidade estimulam mudanças no comportamento do consumidor, e é nessa nova linha de raciocínio que entra a frugalidade. O conceito de frugal retirado da pesquisa Como fazer mais com menos “A inovação frugal é a capacidade de ‘fazer mais com menos’ a qual está se transformando em um negócio imprescindível em economias desenvolvidas. Empresários e políticos dos Estados Unidos, Europa e Japão estão buscando entender este conceito a fim de primeiramente repensar sua maneira de operar nas organizações, e assim poder oferecer bens e serviços aos seus clientes criando maior valor para si e para sociedade preocupando-se ainda com a preservação do meio ambiente”.

André Massaro compartilha em sua coluna “Você e o dinheiro” de que a frugalidade está se tornando “moda” nos EUA. “Viver de forma mais simples, tentar fazer mais com menos e ser um consumidor mais consciente. O consumidor consciente e frugal é o pesadelo do empresário inescrupuloso, do banqueiro oportunista e do político que quer manter a economia aquecida artificialmente”.

No dicionário Michaelis o conceito de frugalidade é:

frugalidade

fru·ga·li·da·de

sf

1 Moderação ou parcimônia na alimentação.

2 Simplicidade e sobriedade de hábitos, de costumes etc.; temperança, comedimento.

Basicamente a frugalidade tem por objetivo o consumo consciente sem exageros e sem perdas. Pode ser analisada sob diversos aspectos: religiosos, autoajuda, psicológicos e econômicos, é o que dizem no estudo Inovação Frugal: uma Análise Bibliométrica da Produção na Base Scopus. Da mesma forma que ela não deve ser vista como abstenção. A intenção da frugalidade é limitar no presente e conquistar algo mais importante no futuro. É por isso que a frugalidade pode e deve ser estudada pelas empresas. Pesquisadores apontam que ela é uma maneira de redução de custos. Assim, o frugal, pode ser definido como uso cuidadoso dos recursos evitando desperdícios e gastos desnecessários. Segundo Anderson e Lillis a frugalidade nas organizações é “um traço corporativo duradouro de gerenciamento consistente e disciplinado de gastos para atingir os objetivos estratégicos de longo prazo e lucros sustentáveis”.

Texto: Any Costa

reenquadro

Projeto de conteúdos sobre sustentabilidade produzidos pelos alunos de Jornalismo Online da Univali.

)
    Projeto Reenquadro

    Written by

    reenquadro

    Projeto de conteúdos sobre sustentabilidade produzidos pelos alunos de Jornalismo Online da Univali.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade