Cartilha ambiental: Frugalidade

A expansão do consumo e o crescimento na preocupação com a sustentabilidade estimulam mudanças no comportamento do consumidor, e é nessa nova linha de raciocínio que entra a frugalidade. O conceito de frugal retirado da pesquisa Como fazer mais com menos “A inovação frugal é a capacidade de ‘fazer mais com menos’ a qual está se transformando em um negócio imprescindível em economias desenvolvidas. Empresários e políticos dos Estados Unidos, Europa e Japão estão buscando entender este conceito a fim de primeiramente repensar sua maneira de operar nas organizações, e assim poder oferecer bens e serviços aos seus clientes criando maior valor para si e para sociedade preocupando-se ainda com a preservação do meio ambiente”.
André Massaro compartilha em sua coluna “Você e o dinheiro” de que a frugalidade está se tornando “moda” nos EUA. “Viver de forma mais simples, tentar fazer mais com menos e ser um consumidor mais consciente. O consumidor consciente e frugal é o pesadelo do empresário inescrupuloso, do banqueiro oportunista e do político que quer manter a economia aquecida artificialmente”.
No dicionário Michaelis o conceito de frugalidade é:
frugalidade
fru·ga·li·da·de
sf
1 Moderação ou parcimônia na alimentação.
2 Simplicidade e sobriedade de hábitos, de costumes etc.; temperança, comedimento.
Basicamente a frugalidade tem por objetivo o consumo consciente sem exageros e sem perdas. Pode ser analisada sob diversos aspectos: religiosos, autoajuda, psicológicos e econômicos, é o que dizem no estudo Inovação Frugal: uma Análise Bibliométrica da Produção na Base Scopus. Da mesma forma que ela não deve ser vista como abstenção. A intenção da frugalidade é limitar no presente e conquistar algo mais importante no futuro. É por isso que a frugalidade pode e deve ser estudada pelas empresas. Pesquisadores apontam que ela é uma maneira de redução de custos. Assim, o frugal, pode ser definido como uso cuidadoso dos recursos evitando desperdícios e gastos desnecessários. Segundo Anderson e Lillis a frugalidade nas organizações é “um traço corporativo duradouro de gerenciamento consistente e disciplinado de gastos para atingir os objetivos estratégicos de longo prazo e lucros sustentáveis”.
Texto: Any Costa

