Cartilha Ambiental: Poluição
Texto: Kerolaine Rinaldi
Neste mês, foi noticiado em vários jornais de todo o mundo o caso dos cachorros azuis na Índia. Mais tarde, foi descoberto que os pelos dos animais adquiriram essa coloração por entrarem em contato com resíduos industriais não tratados.
Esses resíduos industriais são apenas um dos tipos de poluentes encontrados no mundo. Mas, antes de falarmos sobre poluentes, é preciso esclarecer o que é poluição. De acordo com o site InfoEscola, poluição é a degradação do meio-ambiente. Com a Revolução Industrial, a exploração de recursos naturais e produção de resíduos marcou o começo dos problemas com a poluição.

Junto com a Revolução Industrial, também surgiram os movimentos de êxodo rural, quando as grandes cidades passaram a produzir grandes quantidades de lixo que não eram descartadas corretamente. Atualmente, o dia dedicado ao combate à poluição é celebrado em 14 de Agosto.
Mas nem toda a poluição é causada pelo ser humano. José Carlos Derísio, em seu livro “Introdução ao Controle da Poluição Ambiental” fala da poluição natural, causada por chuvas e escoamentos superficiais; salinização e decomposição de vegetais e animais mortos. Ele ressalta que não há um levantamento específico para esse caso, porque a poluição ambiental não pode ser controlada diretamente.
Os tipos de poluição causadas pelo ser humano podem ser divididas em: poluição sonora, poluição térmica, poluição do ar, poluição do solo e poluição da água. Mas engana quem acha que os responsáveis pela contaminação da natureza são apenas as grandes indústrias. Todos nós ajudamos a sujar o planeta com atitudes comuns no nosso dia a dia.

Por exemplo, fumaça lançada pelos carros polui o ar. O descarte incorreto do lixo caseiro polui o solo. A falta de saneamento básico contamina as águas. Banners, letreiros, grafites, pichações, fios elétricos e cabos de TV e de telefone em grandes quantidades são os causadores da poluição visual.
Alguns desses fatores dependem de políticas públicas e legislações mais rígidas para serem combatidos, no entanto, o cidadão comum também pode fazer sua parte. Separar seu lixo, reciclar o que for possível, usar o transporte público e preferir alimentos orgânicos (sem agrotóxicos) são formar de fazer sua parte para a saúde do planeta.

