Cartilha Ambiental: Preservação
Texto: Thais Lamin
A preservação ambiental trata de proteger o meio ambiente em benefício da natureza, do ser humano ou dos dois em conjunto. O termo refere-se a prática de atitudes que visam impedir a degradação do ambiente e o consequente impacto sobre os seres vivos. Existem acordos de preservação ambiental em todo o mundo, porém seus resultados não têm sido satisfatórios.

O fato é que a preservação deve ser tratada, em primeiro momento, de maneira individualizada. A questão é: o que eu posso fazer para preservar o meio ambiente? As respostas estão por toda a parte, basta você parar para analisar alguns momentos de seu dia: quanto tempo gasto escovando os dentes com a torneira aberta? Quando chego em casa, acendo todas as luzes e esqueço de apaga-las? Moro ao lado do trabalho, preciso ir de carro? São atitudes que parecem simples, mas que se cada indivíduo parasse para analisa-las e refletisse sobre o impacto que causam, poderia ajudar a conversar o meio em que vivemos e garantir que os recursos naturais ainda se façam presentes no futuro.

Afinal, somos 6,1 bilhões de pessoas vivendo na Terra, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), e se cada uma dessas pessoas fizesse sua parte, seria 6,1 bilhões de vezes mais água economizada, 6,1 bilhões de vezes menos poluição, 6,1 bilhões de vezes mais recursos poupados.
Com o acesso facilitado à informação que temos nos dias de hoje, torna-se ainda mais fácil tomar conhecimento sobre atitudes sustentáveis que contribuem positivamente para a manutenção do ambiente e que estão ao alcance de todos, como por exemplo reciclar o lixo, poupar água, reduzir o uso de copos descartáveis, papel e similares, apagar as luzes após não precisa-las mais, aproveitar bem os alimentos para não gerar mais lixo (dessa forma aproveitando melhor o dinheiro pago por ele), dar e pegar carona quando for possível (diminuindo assim a quantidade de emissores de gases), entre tantas outras práticas que ajudam o planeta e não causam danos nem prejuízos ao ser humano. Ao contrário, trazem ainda mais economia.

