Cartilha Ambiental: Tundra

Você sabe o que é Tundra?

Projeto Reenquadro
reenquadro
2 min readSep 15, 2017

--

A palavra Tundra é de fato bem diferente, e possivelmente pode ser associada a qualquer outro significado distinto do seu. Poderia ser o nome de um país ou até mesmo de um remédio. Mas, afinal, o que é Tundra? É, nada mais e nada mesmo, que um bioma característico de baixas temperaturas e vegetação pouco desenvolvida. Esse termo estranho teve origem do russo “sami tῡndâr”, o qual pode ser traduzido por “terras altas” ou “região montanhosa sem árvores”. Também deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa “planície sem árvores”. As três traduções são fortes características do bioma.

A Tundra e seus aspectos encantadores.

O frio é intenso, com temperatura média de 5ºC à 8ºC. Os verões são muito curtos, durando apenas dois meses, ao contrário dos dias, que são muito longos. A neve cai durante a noite e se acumula na superfície da terra, o que dificulta o progresso das plantas e torna a vegetação rasteira. Na Tundra encontramos arbustos, gramíneas, musgos, líquens, ervas e ciperáceas. Também é possível avistar algumas árvores dispersas. O solo é sempre muito úmido, consequência da pouca drenagem do solo e da evaporação fraca da água. Esse fenômeno impede a infiltração de raízes longas no subsolo.

Sabemos, então, como é a flora da Tundra, mas como é a fauna? Os animais que vivem permanentemente nesse tipo de bioma são os ursos-polares, bois-almiscarados (predominante na América do Norte), e lobos árticos. São os únicos que conseguiram se adaptar às condições climáticas e criaram mecanismos de sobrevivência adequados ao meio-ambiente. Animais como aves e mamíferos frequentam o local apenas durante os poucos dias de verão e migram para regiões mais quentes no período de inverno. Além disso, répteis e anfíbios raramente são encontramos no conjunto de seres vivos desses territórios.

Um típico urso-polar com toda sua graça.

Outras curiosidades é que existem dois tipos de Tundras. A Ártica, situada no círculo polar Ártico, próximo ao Polo Norte e estendida pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groelândia. E a Alpina, a qual se encontra em países montanhosos, como na cordilheira europeia. Além disso, sua distribuição chega a ocupar um quinto da superfície terrestre. Confira outras informações no vídeo abaixo:

Texto por: Thayná Barretto

--

--