“A alma regenerada necessita da verdadeira palavra de Deus!”

Osvaldo Zavadniak Filho
Reformados
Published in
2 min readOct 30, 2016

“No céu e na terra, a alma não possui nada com que possa viver de modo justo, livre e cristão, a não ser o santo Evangelho, a palavra de Deus, pregada por Cristo. Como Ele próprio o diz:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25

e ainda:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

e também:

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4

Desse modo, nós podemos estar certos de que a alma pode prescindir de todas as coisas, exceto da palavra de Deus e, na falta da palavra de Deus, nada pode ajudá-la a subsistir. Mas quando tem a palavra, não necessita de mais nada, pelo contrário, ela encontra na palavra sua suficiência, seu alimento, sua alegria, sua paz, sua luz, sua ciência, sua justiça, sua verdade, sua sabedoria, sua liberdade e todos os bens em abundância. Assim podemos ler no livro dos Salmos, e particularmente no Salmo 119, que o profeta, em seus anseios e em seu clamor, nada invoca senão a palavra de Deus. E o que na Escritura é considerado o maior flagelo de Deus e como o maior sinal de sua ira é que Ele retire sua palavra dos homens; pelo contrário, Deus não pode manifestar de modo mais evidente a sua graça do que lhes enviar sua palavra, como se diz no Salmo 107.20: “Ele enviou a sua palavra, e assim os ajudou.” E Cristo não veio… sem pregar. Todos os apóstolos… e todo o estado eclesiástico não foi tampouco chamado e nem instituído para outra coisa senão para a palavra, embora, infelizmente, hoje as coisas parecem caminhar de modo bem diverso.”

Martinho Lutero em: “A Liberdade do Cristão” (1520) parte do texto enviado ao papa.

tradução: Ciro Mioranza

Coleção: ‘Grandes Obras do Pensamento Cristão’, Editora Escala, SP, 2007, p.22

--

--