A luz resplandece nas trevas

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
3 min readJan 2, 2013

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
— João 1:5

Há uma tradução alternativa, que diz que as trevas “não a receberam”. Ambas são válidas e fazem sentido.

Primeiramente, convém não dissociarmos esse texto de seu contexto. Falávamos que João conecta o que ele diz sobre Jesus Cristo com “no princípio” e mostramos que João tem em mente a presença do Senhor desde o início da História. Ele é a luz dos homens desde o princípio, certo? Logo, devemos considerar que as trevas não compreenderam nem aceitaram a Luz desde o princípio.
E que são “as trevas”? Ora, as trevas são o mundo, são os homens que não foram iluminados, cujas obras, como diz Paulo, são infrutuosas:

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
— Efésios 5:11

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
— Romanos 13:12

As trevas sempre rejeitam a luz e não são capazes de compreendê-las. Tente convencer de pecado um homem em trevas e você saberá o que digo: se não for a Luz do Senhor a brilhar no coração do homem, ele nunca será curado de sua cegueira. Diga-lhe que ele é inimigo de Deus e ele arranjará uma centena de desculpas sem sentido. Prove-as falsas, mas ainda assim ele jamais aceitará que está errado. Assim são as trevas.

As pessoas do mundo procuram algo que possam fazer para agradar a Deus. Elas querem fazer e fazer e nunca aceitam o fato que não é necessário fazer nada além de crer. Alguns chegarão ao ponto de citar Tiago, dizendo que “a fé sem obras é morta”, como se o homem pudesse salvar-se pelas suas obras, como se seu braço fosse forte o suficiente para fazer algo que agrade a Deus.
Quanto a esse assunto, é interessante lermos o que o Senhor diz por meio do profeta Ageu:

Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não.
E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda.
Então respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o SENHOR; e assim é toda a obra das suas mãos; e tudo o que ali oferecem imundo é.
— Ageu 2:12–14

Pois, como diz a Palavra, sem fé é impossível agradar a Deus. E também:

os que estão na carne não podem agradar a Deus.
— Romanos 8:8

Mas nenhum homem em trevas aceitará isso. Eles não podem compreender a Luz e nem aceitá-la. E desde o princípio dos tempos tem sido assim.

Mas João diz que a luz resplandece nas trevas. Ora, à vista de tudo isso, não é difícil entender que a Luz não foi bem-vinda. Muito pelo contrário: os homens que viviam em trevas rejeitaram a luz. E continuam rejeitando até hoje.

Jesus Cristo é a Luz. Oremos mais para que as trevas à nossa volta sejam iluminadas por Ele e o nome do Senhor seja glorificado pelos que hoje o blasfemam.

--

--