Deus é soberano

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
6 min readOct 31, 2012

Tenho, recentemente, conversado com um amigo que está sendo doutrinado pelas Testemunhas de Jeová. Conhecendo um pouco dessa doutrina, comecei a divagar nessa questão de ser salvo por obedecer a Deus, sem novo nascimento, apenas “crendo” em Jesus e comportando-se como Jeová deseja.
Deixei meu pensamento caminhar nessa questão, mais ou menos como Salomão:

Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria) — Eclesiastes 2:3a

Pois, olha, que coisa boa que é. Eu me senti capaz. Capaz de obedecer a Deus, capaz de ter uma vida direita e capaz de agradar a Jeová. Que sensação agradável! Eu até me senti mais forte!

Mas, no fim das contas, que grande besteira é tudo isto. De onde vem essa sensação agradável? Não é difícil de saber:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
— Jeremias 17:9

Ora, o que é que faz com que essas seitas continuem existindo e crescendo? É essa sensação de auto-suficiência. O homem sente que pode fazer algo, ao contrário do Evangelho verdadeiro, que diz que o homem não pode fazer nada. Entretanto, para o homem não regenerado, isso é uma grande ofensa! “Como assim, eu não posso fazer nada?”, eles perguntam. Acham que a salvação pela fé é um absurdo. Correm para textos como:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
— Tiago 2:26

E então prosseguem, satisfeitos, em seus caminhos de auto-justificação.

Mas, não! O homem não pode, por sua própria força, agradar a Deus. Não pode! E por quê?

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 8:5–8

Ora, se eu estiver “na carne”, como posso agradar a Deus? Ah, não, Deus é soberano em tudo. Ele mesmo opera minha salvação:

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
— Romanos 8:30

Isso não é maravilhoso? E então nós, salvos de graça, continuaremos nos caminhos do pecado?

De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
— Romanos 6:2–4

Hoje é o chamado “Dia da Reforma”. E, pelo que sei, o tema maior de toda a Reforma Protestante é a justificação pela fé. Não é por obras (para que ninguém se glorie), mas por fé. Afinal, se dependêssemos da força do homem, que teríamos? Certamente que nada! Pois o maior especialista no coração dos homens, o Senhor Jesus Cristo, já disse:

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
— Mateus 15:19

Paulo também sabia disso:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
— Gálatas 5:19–21

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
— Colossenses 3:5–6

Logo, a que conclusão chegamos?

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
— Gálatas 3:11

Ora, não é que “mesmo obedecendo a lei à risca, isso não nos poderá salvar”. A questão é: é impossível ao homem cumprir essa lei.

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
— Romanos 3:10–12

Você crê na Palavra de Deus? Você se sente suficiente para agradar a Deus pelas coisas que você faz? Você acredita que pode ser bom o suficiente para ser digno de algo que não seja a ira? Você não sabe que a ira de Deus está, agora mesmo, sobre quem não crê em Jesus Cristo?

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
— João 3:36

Ah, homens todos, creiam no Senhor Jesus Cristo! Vocês não podem agradar a Deus, porque estão na carne, são homens velhos, naturais! Mas existe uma solução. Ela não é um adendo ao homem, um “plus”, um algo a mais que te faz digno. Não! É a morte do homem e um novo nascimento. É a quebra do vaso e a criação de um novo. É o abandono da natureza antiga e a recepção de uma nova!

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
— João 3:7

É necessário nascer de novo! Essa é a solução para o homem! Assim ele poderá agradar a Deus. E por quê? Ora, o que desagrada a Deus é o pecado, não? Não é o pecado a principal causa da ira? E a carne, como já vimos, não é toda inclinada ao pecado?

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:9–16

Ah, realidade maravilhosa! Em primeiro lugar, nossa justiça não se baseia no não-pecar, mas na fé. E, ao mesmo tempo, o Espírito Santo que habita nos crentes possibilita que nossos corpos já não estejam sujeitos às práticas do pecado, mas que sejam servos do Senhor!

Como é maravilhosa essa soberania do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor Jesus Cristo, porque nele não somente somos novas criaturas, mas somos guardados por toda a nossa vida, de forma que nunca jamais seremos separados dele.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados no poder de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
— 1 Pedro 1:3–5

Estamos guardados no poder de Deus para salvação!

Só há salvação pela fé em Jesus Cristo! Não pelas nossas obras (ainda bem)! Bendito seja o Senhor Jesus por tudo isso! Oh, proclamem a todos os homens essas boas novas de salvação! Todos quantos o Senhor chamar crerão e glorificação o nome do Senhor por isso! Amém.

--

--