Nada mais que a Bíblia

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
3 min readJan 17, 2013

Eu fico muito preocupado quando vejo a realidade que a maioria dos líderes da Igreja simplesmente não conhece a Bíblia. Não falo dos “grandes” líderes. Falo dos “pequenos” líderes: os professores de Escola Bíblica Dominical, os presbíteros, enfim, as pessoas que estão ali, todo domingo, ensinando nas congregações dos crentes.
Isso é um perigo! As ovelhas tem sido ensinadas por pessoas que baixam suas aulas da internet e não conseguem se virar quando um aluno faz uma pergunta que tirem-nas dos “trilhos” que elas mesmas impuseram em seu caminho. Nossos treinadores de soldados não tem sacado suas espadas das bainhas! E o resultado tem sido geração após geração de crentes que não sabem manusear a Espada do Espírito.

A história de Israel, os costumes dos povos, as gírias e expressões peculiares dos israelitas, a revelação do Senhor Jesus Cristo em cada livro, o desenrolar do plano de redenção — nada disso deve ser um mistério para o professor. Pelo contrário: deve ser mais conhecido para ele que a palma de sua mão! E ai de quem apegar-se a jargões para usá-los como desculpa. “A Bíblia sempre tem algo novo a nos ensinar” rapidamente torna-se um “eu conheço muito pouco, mas, afinal, quem é que conhece tudo?”. Temos nos contentado com uma familiaridade ínfima com a Bíblia por parte dos mestres da igreja local e isso tem servido apenas para afundar a igreja ainda mais no abismo do desconhecimento.

O verdadeiro conhecimento da Bíblia gera alegria, paz, gratidão, comunhão, consolo, conforto e força! E, novamente, pessoas apegam-se a certas desculpas, dizendo que tudo é fruto do Espírito, como se o Espírito Santo desprezasse a Palavra que Ele mesmo escreveu ou como se o coração pudesse ferver com qualquer coisa que não venha do cérebro.

Ao conhecimento, povo de Deus!

Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
— Colossenses 1:4–5

A fé em Cristo Jesus e o amor para com todos os santos não é resultado de uma experiência meramente subjetiva, antes, tem como causa o ouvir pela palavra da verdade do evangelho!
Mas como teremos a fé, o amor, a alegria e todas essas coisas maravilhosas se não formos ensinados? E como seremos ensinados se os mestres não aprenderam? A Palavra de Deus é magnífica, grandiosa e elevada. Vide o Salmo 119. Mas não temos visto que os mestres tem guardado a Palavra de Deus em seus corações. O que vemos são homens esforçados, trabalhadores e honestos que ainda olham para a Bíblia como algo que não lhe pertence!
Você é de Cristo e Cristo é seu? Ora, que a Palavra de Cristo seja sua também! Tome-a para si, como seu tesouro mais precioso. Foi Cristo quem lha deu e com um propósito claro: para que fosse lida, crida e obedecida. São as ordens do Mestre, do Sumo Pastor, do nosso Grande Sacerdote! É a carta cheia de afeto que Ele nos escreveu e é a vara que nos castiga e repreende quando precisamos — e frequentemente precisamos.

Oremos, irmãos, oremos pelos mestres Brasil afora. Quantas congregações há na sua cidade? E quantas cidades há no Brasil? E que tipo de aulas os crentes estão tendo? A Palavra tem sido ensinada, como deveria?

E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
— Neemias 8:9

Por que o povo não tem chorado, sendo que não lhe falta motivos? Eu digo que o ensino tem sido fraco e pouco da Palavra tem sido ensinado. Por que tem sido sugerido que o “dia do evangélico” seja, na verdade, o “dia da vergonha evangélica”? Pense sobre isso.

[…] não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
— Colossenses 1:9–10

--

--