O Justo Viverá por Fé
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:17
Sabemos que esse foi o texto chave na vida de Martinho Lutero. E trata-se, também, de um texto chave na epístola de Paulo aos Romanos. É a faísca que acende uma grande chama, que vai, no mínimo, até o capítulo 9. Paulo escreve todos estes capítulos sempre trabalhando sobre este mesmo tema: o justo viverá por fé.
Mas o que significa isso?
Primeiramente, significa que o que nos mantém vivos não vem de nós. A fé é um dom de Deus:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
Logo, se vivemos por fé, está claro que não estamos vivendo uma vida que dependa de nossos próprios esforços. Embora, sim, sejamos instados constantemente a voltarmos nossos olhos para Cristo e mantermos um padrão de vida digno da vocação celestial, o fato é que tudo, sendo baseado na fé, é também dom de Deus.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17
Mas eis que a notícia mais maravilhosa não fica evidente quando colocada assim: “não depende dos nossos próprios esforços”. A grande notícia, que deve queimar no coração do cristão experiente, conhecedor de sua própria fraqueza e debilidade é essa: não depende de nossa capacidade.
Se, à vezes, nos metemos no lamaçal do pecado e, desesperados, pensamos que não somos capazes de sair de lá, se temos guardado ídolos em nossos corações, se passado tempo demais focando em coisas que absolutamente não edificam e, finalmente, imaginamos quão além dessas coisas grosseiras já deveríamos estar e quão mais alta nossa vida cristão já deveria ser, sentindo que será necessário um esforço grande, demorado e trabalhoso da nossa parte para tentar “recuperar o tempo perdido”, é bom que lembremos:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
Abandone essas ideias absurdas, como se dependesse da sua capacidade! O sangue de Jesus Cristo tem o poder para perdoar pecados e também nos purificar! Por isso creia. Simplesmente creia que, por pior que seja a situação do crente em determinado momento de sua vida, Jesus Cristo é absolutamente capaz de purificar, tão perfeitamente quanto foi perfeita, infinita e definitiva sua obra de salvação.
Essa é a essência última da Reforma: não depende da nossa capacidade. Depende absolutamente de Cristo.
Você quer viver uma vida de santidade? Quer ter sempre na consciência que seu relacionamento com Deus é como um dia de sol e não há nuvens no horizonte? Ora, nós já estamos mortos para o pecado! Fomos lavados pelo sangue do Cordeiro! Então, agora, basta crer nessas coisas maravilhosas!
Quanto tempo temos perdido em nossas vidas simplesmente porque não temos crido no que Deus tem nos dito? Andamos às voltas com tantas preocupações quando Deus já nos deu tudo o que precisaríamos e muito mais. Muitos tem vivido apenas uma meia-vida ao invés da vida com abundância, como se o Senhor Jesus Cristo as tivesse salvo para que vivessem num miserável luta solitária contra seus próprios pecados e, por falta de conhecimento — e fé — tem vivido constantemente com medo, culpa e tristeza. Será que o autor do hino abaixo tinha qualquer coisa parecida com isso em seu coração enquanto escrevia?
No guilt in life, no fear in death — // Sem sentimento de culpa na vida, sem medo na morte
This is the pow’r of Christ in me; // Esse é o poder de Cristo em mim
From life’s first cry to final breath, // Desde o primeiro fôlego de vida até o último suspiro
Jesus commands my destiny. // Jesus comanda o meu destino
No pow’r of hell, no scheme of man, // Nenhum poder do inferno, nenhum estratagema humano
Can ever pluck me from His hand; // Pode me tirar de sua mão
Till He returns or calls me home — // Até que ele volte ou me chame ao lar
Here in the pow’r of Christ I’ll stand. // Aqui, no poder de Cristo, eu estarei
E as “boas obras”? Ora, até isso Deus deixou preparado para nós!
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:10
É curioso como o apelo feito aos incrédulos e aos crentes seja o mesmo: “creia!”. Por isso, não leve “o justo viverá por fé” como algo raso, como uma frase de pouco significado. Talvez essas cinco palavras sejam a melhor forma de resumir a vida cristã. E, nos momentos difíceis, essas cinco palavras servem de consolo ao crente, lembrando-lhe não tratar-se de sua capacidade, mas do poder de Deus.
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:16,17