Onde está Deus numa hora dessas?

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
4 min readJan 28, 2013

Onde está Deus numa hora dessas? Ou, que Deus é esse que permite que tragédias tão chocantes aconteçam? Se Ele controla todas as coisas que acontecem, não estão acontecendo grandes injustiças a toda hora? Se existe um Deus que permita tais coisas, será Ele digno de ser adorado?

Só há um culpado para as tragédias do mundo e eu sei bem quem é. Esse culpado é bem apessoado e de presença agradável e você ama tê-lo com você. É revoltante que o estuprador da tua filha, o assassino dos seus pais, o ladrão da tua fortuna, aquele que botou fogo na casa noturna esteja à solta por aí, mas é ainda pior saber que ele é teu melhor amigo nesse mundo.
Você é seu camarada e cúmplice! Quando ele sai de perto, você logo o puxa de novo. Na verdade, ele nunca sai de perto, pois está sempre com você. Ele te acompanhava quando você nasceu e cada dia vocês andam de braços dados. O vil culpado é seu amigo querido, que janta com você toda noite, que lhe diz aquilo que você quer na hora da angústia, que dá o que você precisa no momento certo.
Ah, como você gosta de seu grande amigo! Mas os crimes que ele comete, ah, eles são horrendos! Abominações que nem você nem a sociedade em geral podem suportar! Mas você, ah, não, você não tem culpa alguma. Ao menos é o que você quer acreditar. Você não cometeu nenhum crime, nem é responsável por nenhuma tragédia, certo? Você talvez estivesse com as mãos limpas, mas, espere! As mãos sujas do transgressor estavam junto às suas. Você anda de mãos dadas com o grande responsável pelas vis atrocidades que acometem os homens nesse mundo.
Você o ama! Que direito tem de reclamar do que ele faz, se as coisas são assim?
O pecado é o responsável pelas grandes e pequenas tragédias. O pecado é aquele cujo salário é a morte. Ele é quem opera atrocidades, crimes, acidentes terríveis e, sua especialidade, as mortes. Revoltante? Sim! E, entretanto, ele come com você, à mesa, todo dia, sem exceção.

já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
— Romanos 3:9–10

Ora, o aguilhão da morte é o pecado
— 1 Coríntios 15:56

Ah, que cale-se toda boca que quer reclamar de Deus! Haverá algum homem que não tenha tido um relacionamento assim tão íntimo com o pecado, o responsável por todo o mau? Houve apenas um, o Senhor Jesus Cristo. Ele nunca foi amigo do causador do mau. Ele nunca foi cúmplice do senhor Pecado e suas obras malignas. Mas, para o resto dos homens, não há esperança nessa vida — só lhes resta a morte, pois já estão sujos com o pecado, irremediavelmente manchados. Essa “vida” precisa, desesperadamente, morrer para deixar de fazer o mau.
Mas, espere! O único homem que nunca foi cúmplice do pecado e seus terríveis atos pode nos servir de modelo! Veja:

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
— Romanos 6:10–11

Se, em Cristo, morrermos para o pecado, poderemos então viver livres dele! Isso não é maravilhoso?

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
— 1 Coríntios 15:21–22

Mas como podemos morrer para o pecado e viver para Deus? Pela fé! Ore a Deus agora e peça fé! Diga: “Senhor, ajuda-me na minha incredulidade!”. Creia que o Senhor Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ah, medite em cada uma dessas maravilhosas palavras:

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

--

--