Onze conselhos aos pastores iniciantes

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
2 min readFeb 29, 2012

Como é bom conhecer um homem de Deus! Recentemente fui apresentado ao Dr. Joel Beeke. E cá estão onze conselhos dele para pastores iniciantes, embora eu ache que ele diga que é para iniciantes por considerar que os já experientes saibam de tudo isso — o que eu acho um engano. Enfim, onze conselhos para todo pastor. E ainda aconselho todo líder, presbítero e diácono a lê-los e considerá-los atentamente.

1. Ore, ore, ore. Jamais tome sobre si mesmo nenhuma responsabilidade da igreja sem temperá-la com oração. Lembre-se do conselho de John Bunyan: “Você pode fazer mais do que orar depois de ter orado, mas você não pode fazer nada mais do que orar até ter orado”.

2. Estude, estude, estude. Mantenha-se nos pastos verdejantes da verdade em seus estudos. Conserve o seu hebraico e o seu grego. Prepare os seus sermões com muito cuidado. Escreva alguns artigos ou alguns livros para aprimoramento pessoal. Participe de algumas das conferências e seminários de que vale a pena participar, tão comuns em vários locais hoje. Volte ao seminário para estudar um pouco mais. Faça questão de trabalhar de forma que sua mente seja expandida.

3. Pregue, pregue, pregue. Empregue o melhor da sua energia e vida, como Paulo, pregando Jesus Cristo (1 Co 2.2). Pregue com frequência. E quando o fizer, pregue de forma bíblica, doutrinária, experimental e prática. Pregue com paixão, apresentando a Palavra da vida “como um moribundo falando com outros moribundos”.

Os outros estão aqui: http://blogdoseleitos.blogspot.com/2012/02/onze-conselhos-aos-pastores-iniciantes.html

Livro recomendado: Vivendo para a Glória de Deus — Beeke

--

--