Paul Washer prega salvação pelas obras?

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
8 min readFeb 29, 2012

Essa é uma reclamação clássica, especialmente do povo “meu coração é de Cristo, meu corpo é outra história” e associados. Vê lá algum vídeo sobre vida cristã do Paul Washer no Youtube e leia os comentários. Galerinha se degladia por lá.

Paul Washer de chapéu

Hoje minha mãe citou um artigo que “descia o pau” no irmão Paul. O problema indicado pelo tal artigo, dizia ela, era pela questão do contínuo arrependimento.
Conheço o Washer razoavelmente e sei bem que é bem isso o que ele apregoa. Ele diz coisas como “você é nascida de novo, mas continua usando roupas sensuais como suas amigas? Que tipo de conversão é essa?”. E aí o povo manda bala nele, dizendo que ele prega salvação pelas obras.
Ledo engano. O motivo pelo qual Washer desperta tanta fúria de seus adversários é a ênfase, atualmente desconhecida, nas evidências da salvação.
Os pastores da atualidade não ensinam as evidências. Quem é nascido de novo é um novo ser, com ideais de vida diferentes, atenção voltada a coisas diferentes, valores diferentes e tudo o mais diferente. Como diria o doutor Lloyd-Jones, é como o transformar de um deserto em fontes de águas (salmo 107): nenhum geólogo poderia explicar o que aconteceu, porque se trata de um milagre. E é um milagre que transforma completamente. Não é um mero adicional, um “plus” que uma pessoa boa recebe. O camarada já é bem legal, só lhe falta Cristo. Então ele decide seguir a Cristo e pronto, tudo está bem. Não, não é assim. O novo nascimento é uma transformação completa do ser.

E então voltamos ao tal artigo. Procurando por “contínuo arrependimento”, além de alguns links com textos do R. C. Sproul, encontrei um artigo que acredito ser exatamente o que minha mãe leu. E agora vou comentá-lo:

DISCERNIMENTO BÍBLICO
BATALHANDO PELOS PRINCÍPIOS QUE CRISTO ESTABELECEU

Paul Washer Exposto
Por David J. Stewart

Arrá! Pegamos você, senhor Lavador (Washer)!

Paul Washer é um falso profeta. Ele estudou no seminário teológico do sudoeste, onde logo após concluir a graduação foi ao Peru, onde atuou como missionário por 10 anos e onde também fundou o HeartCry Missionary Society para apoiar plantadores de igrejas. Sua mensagem é sutil, semelhante a de Ray Comfort e John MacArthur, mas todos eles em essência, ensinam a mesma coisa — salvação pelo senhorio. O texto abaixo é um excerto de uma mensagem popular de Paul Washer sobre a “chamada à reforma”. No vídeo Paul Washer tolamente declara:

John MacArthur é outro falso profeta. Taí algo que eu nunca havia ouvido…

“Mas digamos que uma pessoa vem para frente ou uma pessoa está lá fora, com nós em um parque em algum lugar e dizem: “Sim, eu acredito, eu acredito que ele me salvou hoje”. Você deve dizer: “Louvado seja Deus!” Mas então, então, você deve dizer: “Agora me escute com muita clareza. Se você realmente se arrependeu de seus pecados e creu, Deus te salvou; mas a evidência de que você realmente se arrependeu e creu para a salvação é que você vai continuar se arrependendo e crendo, e Deus e Seu Cristo se tornará precioso para você, e você vai começar a andar e crescer. Sim, será uma luta e, às vezes você irá falhar, mas ao longo de sua vida você vai começar a crescer de santidade em santidade; você vai crescer em santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. A evidência de que você é verdadeiramente convertido hoje é que você vai continuar se arrependendo. Se a maioria das pessoas tivesse sido informadas disso, elas não estariam descansando em uma falsa segurança hoje”.

Fonte: Paul Washer, A Challenging Message From Paul Washer

Ok, preencha os espaços: Paul Washer declara que o arrependimento contínuo é uma ________________ de que você realmente se arrependeu. Só para esclarecer.

Paul Washer erroneamente entende que o arrependimento é um processo.

Bem, ele não definiu “arrependimento” nesse texto. Mas a definição que posso chamar de “clássica” diz que o arrependimento é “voltar-se para Deus”. Nesse sentido, não vejo nada de errado no que o irmão Paul disse.

Ele diz, “a evidência de que você realmente se arrependeu e creu para a salvação é que você vai continuar se arrependendo” [ênfase adicionada]. Continuar a se arrepender? Obviamente, Washer compreende o arrependimento como significando a busca pela santidade, melhorando o caminho de alguém e o fazendo melhor.

Não, isso não é óbvio e é injusto inferir-se isso do texto base. Se, por acaso, Paul Washer concorda comigo que arrepender-se é voltar-se para Deus (e, dessa forma, dar as costas para o pecado), então não há necessidade alguma de buscar-se outra explicação para a forma dele entender a questão do arrependimento.

Isto NÃO é arrependimento! Estas coisas são os RESULTADOS do arrependimento genuíno. Uma vida mudada é o FRUTO do verdadeiro arrependimento, e não o próprio arrependimento.

Da forma como foi posto, dá a impressão que o arrependimento não é exatamente uma ação pessoal (o movimento, pela graça, de virar-se as costas ao pecado e olhar para Deus), no sentido que “me arrependi” parece terrivelmente desassociado de “mudei de vida”. A meu ver, o ponto de divisão entre as duas coisas é extremamente tênue, se é que realmente existe.
Não discordo do autor. Tudo bem, vida mudada é fruto do verdadeiro arrependimento. Só não vejo o que há de tão errado em “continuar se arrependendo” que não haja em “continuar crendo”.
Talvez Washer tema pelo desejo de voltar ao Egito. O povo de Israel, no deserto, desejava as carnes do Egito, não? E não acontece com os crentes, que ficam com água na boca pelos prazeres do mundo? Nossa vida é uma luta, e o pecado é sedutor! Eu creio que o “continuar se arrependendo” de que ele fala refira-se à manutenção da atitude de dar as costas ao pecado e voltar-se para Deus.

Paul Washer está efetivamente ensinando salvação pelas obras.

Haha! Aqui é que o absurdo aparece. Lembra da palavrinha que você preencheu acima? Era “evidência”. E-vi-dên-cia. Evidência. Paul Washer diz “comer bananas é uma evidência da conversão genuína” e o autor diz “Paul Washer ensina que devemos comer bananas para sermos salvos”. Entendeu a diferença? Como alguém sério e sincero pode distorcer tão explicitamente uma mensagem tão simples?

Agora, o que é o arrependimento? A palavra significa mudar. Deixe-me lhe fazer uma pergunta … Você já mudou?
Fonte: Repent and Believe, Parte 4

Paul Washer erradamente define arrependimento como uma mudança no estilo de vida.

Como já vimos acima, não, isso aí não procede. Paul Washer está tratando do arrependimento como uma atitude ou, no mínimo, tratando enfaticamente desse seu aspecto.

Dr. Harry A. Ironside (1876–1951) corretamente afirma:
“Arrependimento é o reconhecimento de minha pecaminosidade — o reconhecimento, diante de Deus, que eu sou tão vil como Ele declarou-me em Sua Santa Palavra”
Fonte: Except Ye Repent, Dr. Harry Ironside, capítulo 3

É isso mas não é só isso. Acredito, inclusive, que a palavra “reconhecimento” tenha sido mal usada nessa frase. Eu falaria sobre iluminação. Deus abre os olhos, antes fechados, e mostra a verdade da corrupção e indignidade do homem caído.
MAS, veja só, se considerarmos como 100% correta e perfeita a declaração do senhor Ironside, veremos que, se Washer quis dizer isso quando falou em arrependimento, ele não está errado. Como crente, confiante em Cristo, eu admito que sou tão vil como Ele declarou-me em sua Santa Palavra. Minha justição é Cristo, não? Qual a minha dignidade? Nenhuma fora de Cristo! Logo, eu sou, sim, muito vil e indigno até hoje. A diferença é Cristo. Sou tão vil e indigno que, tirado Cristo de mim (como se isso fosse possível), eu voltaria a ser um vil pecador, sem mérito, sem luz e sem Deus no mundo.

Paul Washer, assim como Ray Comfort, Kirk Cameron, John Macarthur, e outros, erradamente definem o arrependimento como uma mudança contínua da vida, ou seja, um processo.
No entanto, uma vida transformada é o resultado, isto é, o fruto, de genuíno arrependimento; e não o próprio arrependimento. Se o arrependimento é como um processo, então é um modo de salvação. Eles estão errados! Arrependimento bíblico NÃO é algo que continua até o fim de nossas vidas aqui nesse mundo, mas em vez disso, ocorre uma vez no momento da salvação. É “uma mudança de mente” (do grego: metanoia). Uma vida mudada é o fruto do arrependimento genuíno, não uma parte da fé salvadora, nem uma exigência para selar a salvação.

Argumentos repetidos e previamente refutados.

Jesus ensinou que um homem deve nascer de novo para entrar no Reino dos Céus (João 3:3–7). O Senhor comparou este nascimento espiritual ao nascimento físico. Quando uma criança nasce neste mundo, ele ou ela cresce como resultado desse nascimento. O processo de crescimento NÃO é necessário para que o nascimento ocorra.

Opa, estamos somando maças com melancias, aqui. Arrependimento está sendo confundido com novo nascimento. E aí entramos numa questão complexa e polêmica. A meu ver, o arrependimento é parte do novo nascimento e não a obra toda. Essa confusão dos dois termos é prejudicial à solidez da argumentação desse autor.

Da mesma forma, crescimento em santidade não é necessário para nascer de novo. Se um crente cresce ou continua no Senhor é totalmente irrelevante para a própria salvação. Assim como um bebê no útero não tem absolutamente nenhum controle sobre o seu nascimento, nem um pecador tem qualquer controle sobre a salvação de Deus. O momento em que cremos no Senhor Jesus Cristo, temos feito o que Deus requer para a salvação. A salvação é do Senhor (Jonas 2:9). A salvação é baseada na justiça imputada de Cristo, e não sobre a nossa própria justiça, de forma alguma.

Repito a palavra de ouro: evidência. E-VI-DÊN-CIA. Esse camarada não leu o texto do Washer direito.

Desisto de refutar o restante do artigo, porque ele é pura bobagem. Ênfase para o que Washer disse: “Se você realmente se arrependeu de seus pecados e creu, Deus te salvou”. Ponto final. O autor, posteriormente, acusa Washer dizendo que “ele comete o erro fatal de ACRESCENTAR arrependimento contínuo à fé salvífica”. Acrescentar? Você não leu o texto?

Misericórdia! Eu até gosto de ver discussões de pontos de vista, mas isso aí é infantil. Falta mesmo, à população em geral, a capacidade de interpretação de texto. Lê-se mas ignora-se o que foi dito. Repito o que foi dito:

Se você realmente se arrependeu de seus pecados e creu, Deus te salvou

Se você não tiver nada melhor para fazer, o texto original está aqui:

p.s.: Procurando por uma boa imagem para o post, encontrei esse artigo:

Só que está em inglês…

Livro recomendado: 10 acusações contra a igreja moderna

--

--