Qual o desejo de um verdadeiro Reformado?

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
6 min readFeb 15, 2013

Em 15 de fevereiro de 2012 lançavamos o Reformados.com.br. A princípio, deveríamos ser quatro autores, mas acabamos sendo apenas dois. Este é o artigo 301 publicado. Conseguimos manter uma média de quase um post por dia.
Eu já tive uma porção de blogs e posso dizer com alguma autoridade que é um grande êxito conseguirmos manter o site atualizado por um ano inteiro. É muito (muito!) comum que o desânimo vença o blog nos primeiros meses. No começo é só empolgação, como o começo da jornada do Peregrino, de Bunyan, mas logo chega-se ao lodaçal do desânimo. São poucos que conseguem seguir adiante. E, se ficamos felizes por passarmos por ele, admitimos também que é apenas o começo da jornada.

Sobre a pergunta que é título do post, creio que esse texto da Palavra responde-a bem:

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Em toda a sabedoria. Ficamos envergonhados e entristecidos com a terrível decadência de conhecimento bíblico na Igreja do Brasil. Parece que ninguém mais a Bíblia. Sequer falamos sobre estudá-la sistematicamente. O problema é mais profundo. Não há sequer a leitura! Os crentes em geral não conhecem o básico da Palavra!
Ora, não é esse o padrão que a Bíblia ensina. O crente normal conhece a Palavra de seu Senhor e a ama! Ele se submete a ela — e isso só é possível conhecendo-a!
Mas qual o propósito de ser cheio do conhecimento da vontade de Cristo, em toda a sabedoria e inteligência espiritual?

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;

O propósito do conhecimento é isso: a vida cristã! Você quer andar dignamente diante do Senhor, irmão? Conheça! Você quer frutificar em toda boa obra? Adquira toda a sabedoria! Você quer crescer no conhecimento de Deus? Busque a inteligência espiritual!
Nossa insistência no conhecimento da Palavra não é pelo mero conhecimento intelectual. O crente precisa conhecer as coisas de Deus, precisa compreendê-las para, assim, viver de acordo com a vontade de Deus e glorificá-lo em tudo!

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;

Se compreendemos a obra efetuada em nós, certamente daremos graça! Foi Ele quem nos fez idôneos — dignos! Por nós mesmos, somos nada, mas em Cristo somos dignos de participar da herança dos santos na luz.

O qual [Deus Pai] nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem [Cristo] temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

Só há remissão de pecados em Cristo. Os homens hoje não são salvos por serem “bonzinhos” ou por terem uma fé genérica, nem por recitarem uma oração. Os judeus de antigamente não foram salvos por cumprir a lei, mas foram salvos pela fé! Só há salvação pela fé em Jesus Cristo.
Além disso, a salvação vem do Senhor! Rejeitamos a idéia de que Deus tenha qualquer tipo de dívida com a raça humana. O homem nasce em pecado e, sem Cristo, está completamente morto, perdido e condenado, inapto a dar qualquer resposta positiva às Boas Novas. Ou o Senhor inicia o processo de salvação individual, ou nenhum processo ocorre. Quem crê no Filho será salvo. Quem não crê já está condenado.
Insistimos nesse ponto porque ele é — e isso nos deixa estupefatos — motivo de acalorados debates. Ora, como é que o homem que lê a Palavra com seriedade e busca submeter-se a ela mantém-se, página após página, em sua atitude de rebeldia quanto ao fato revelado tão explicitamente que é a eleição dos crentes? Deus elegeu quem ele previu que creria? De modo algum! Rejeitamos essa idéia tão humanamente engrendrada. Deus nos elegeu nele antes da fundação do mundo e compadeceu-se de quem quis. Não é um absurdo que ele condene muitos, mas uma maravilha que ele salve alguns!

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Jesus Cristo é Deus e tudo foi criado para ele. Ora, se as coisas da primeira criação foram feitas para ele, que dizer das coisas da nova criação? Logo, se os céus e o mar pertencem a Cristo, muito mais os próprios crentes! Quão pesaroso é ver que os crentes tem perdido esse senso de propriedade. Dizem “Senhor, Senhor!”, mas não entendem-se como propriedade de Jesus Cristo.
Crente, você pertence a seu Senhor. Nunca se esqueça disso. Pare de fazer as coisas para si mesmo e comece a fazer o que é o propósito da sua própria existência: glorifica o teu Senhor, Jesus Cristo. Não é esse o primeiro mandamento? Amar a Deus “de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças”? Este é o primeiro mandamento! Antes de qualquer outra coisa, ame-o com tudo o que você tem!

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Jesus Cristo é a cabeça da igreja e em tudo, tudo tem a preeminência. Ele é mais importante que os pastores, que os presbíteros, que a sua opinião, que os seus gostos, que as coisas que você não abre mão. Ele tem a preeminência em tudo!

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Jesus Cristo fez a paz pelo sangue da cruz. Cremos no sacrifício substitutivo de Jesus. Ele não foi uma mera inspiração: ele morreu em nosso lugar. Um morreu por todos, logo todos morreram. E para quê? Para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

Nossas obras eram más. Não existe neutralidade no mundo. Ou vive-se para glorificar a Deus ou morre-se em rebeldia contra Ele.

Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
— Colossenses 1:9–23

Fundados e firmes na fé. Não somente “firmes”, mas fundados, como árvores que tem raizes, como prédios que tem fundamentos — arraigados e edificados em Cristo e confirmados na fé.

É isso o que somos: fundamentalistas. Jamais entraremos num edifício sem fundamentos! Queremos que a Bíblia seja conhecida, ensinada, valorizada e, especialmente, que todos nos submetamos a ela. Se nos chamarem de “bibliólatras”, que diremos? Não é o próprio Cristo chamado de “a Palavra de Deus”? Não nos envergonhamos das Boas Novas! Afinal, em que Cristo cremos? No Cristo da Bíblia! Quais Boas Novas pregamos? As da Bíblia! Que tipo de fé é a nossa? A fé da Bíblia! Somos o “povo do livro”, não?
Veja como a Bíblia trata o conhecimento, sempre relacionado à vida cristã correta e à gratidão:

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. — Colossenses 2:6–7

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
— Salmos 119:9

Leiamos mais a Bíblia, irmãos! Estudemo-la mais, conheçamo-la mais! Como a Igreja será relevante nesse mundo maluco? Sendo submissa à Palavra de Deus! (Pois a Igreja é coluna e baluarte da verdade). Como o crente poderá andar dignamente diante de Deus? Adquirindo conhecimento espiritual (não somente intelectual)!

Nossa oração é para que a Igreja no Brasil e no mundo descubra novamente quão grandiosa é a Bíblia e que ela, que é a Palavra de Deus, esteja acima das vontades dos homens. Amém.

--

--