Reformados.com.br mudou-se para o Medium

Cléber Zavadniak
Reformados
Published in
4 min readMar 8, 2017

Clique aqui para ler os outros artigos.

Olá, amigos leitores. Espero que me perdoem pela postagem mais técnica, mas, dado tamanho da mudança, acho que é bem justificável. Espero explicar, aqui, o motivo da mudança do nosso site de uma plataforma gerenciada por nós (servidor + Wordpress) para o Medium e o que esperar desta nossa publicação de agora em diante.

Por que mudar?

Antigamente mantinhamos o site rodando em um servidor semi-dedicado, que tinha os seguintes problemas:

  • gerava custo mensal (não muito, mas gerava algum);
  • demandava manutenção periódica;
  • o site ficava fora do ar de quando em quando;
  • o Wordpress (a plataforma que rodava o site antigo) é uma boa plataforma, mas ela facilmente nos faz perder o foco no que realmente importa;
  • já havia chegado a hora de modernizar o visual do site.

Foco

No começo do site (que nasceu dia 29/01/2012) eu gastava algum tempo olhando os gráficos do Google Analytics, que é, basicamente, uma plataforma muito completa de análise de visitação de um site, vendo os caminhos que os visitantes tomavam, pensando em como melhorar o tempo gasto na leitura das postagens, a navegação inter-páginas, etc. Eu fazia isso por puro costume, já que eu estava trabalhando com “web” desde 2009 e toda essa análise e preocupação eram coisas naturais para mim ao tentar manter um website.

Para manter o site rodando eu pagava um serviço de hospedagem. Mais tarde, comecei a usar um servidor dedicado e, nesse caso, eu tinha um sistema operacional inteiro para me preocupar. Isso tudo apenas para manter alguns blogs, incluindo o Reformados.

Além disso, o Wordpress é uma plataforma de blogging muito antiga e rica e de quando em quando eu ficava navegando pela infinidade de plugins que estão disponíveis. Houve uma época em que até tentei fazer do site uma rede social (ninguem deve lembrar, mas o endereço era muito bom, pelo menos: “amigos.reformados.com.br”).

Eu experimentei muita coisa nesses anos. Quando se é jovem, há energia de sobra para gastar nessas coisas. Deus deve ter-nos feito assim justamente para, quando chegar a velhice, conseguirmos focar no que realmente importa e não gastar nossas poucas energias com coisas que, no fim das contas, não edificam.

Isso é o Google Analytics. Repare em quantos itens há no menu à esquerda…

O propósito do Reformados sempre foi simplesmente a de permitir-nos escrever e publicar. Escrever sobre Jesus Cristo, sobre a Palavra, sobre a fé, sobre a graça, sobre a glória de Deus. Escrever! E por que eu preciso manter um servidor, manter um Wordpress e várias contas em diversas ferramentas de análise de tráfego ou do que mais for se simplesmente o que eu quero é (1) escrever, (2) ter os artigos lidos, (3) interagir com as pessoas que lêem, de alguma forma e (4) ter noção de quanta gente está lendo os artigos. Ora, há plataformas que proveem exatamente isso a um custo acessível — ou até de graça!

Logo, tendo eu já aprendido a focar nas coisas que realmente importam, decidi abandonar esse jeito antigo de se fazer as coisas, fruto da minha experiência profissional e energia da juventude, e abraçar um jeito novo, mais simples, mais “singelo” e, especialmente, mais “direto ao ponto”. Aqui no Medium nós podemos simplesmente escrever, sem preocupação com detalhes que, no fim das contas, são apenas detalhes.

E isso são as estatísticas do Medium. Muito mais simples, não?

O que se perde?

A princípio, somente as URLs (os endereços de cada página). Portanto, se você tem algum artigo salvo nos favoritos/marcadores do seu navegador, terá que procurá-lo novamente aqui no Medium.

Desvantagens

Perde-se um pouco do controle sobre o layout e sobre os próprios dados, já que o Medium não provê uma interface programática para se salvar os artigos de maneira decente (ele dá, no máximo, um arquivão .zip com os artigos salvos em formato HTML dentro dele).

No site antigo, qualquer um poderia comentar nos artigos, apenas informando nome e e-mail. Aqui no Medium é preciso criar uma conta — algo que não é tão grave assim, já que o processo é muito rápido: é só questão de clicar no “sign up” e “conectar por meio do Google” ou “conectar por meio do Facebook”.

Vantagens

Para nós, a grande vantagem é podermos focar mais em escrever do que manter o site funcionando.

O Medium foca não apenas no ato de escrever/ler, mas na criação de comunidades e na interação entre autores e leitores. E isso é bem legal. O visual mais limpo e funcional também é algo bom, além da maior velocidade, a princípio, no carregamento das páginas.

O Futuro

Eu, pessoalmente, admito que tenho deixado de escrever com a frequência que gostaria e espero que isso mude.

Quanto ao site, não importa muito a plataforma: continuaremos escrevendo e compartilhando as coisas que acreditamos que ajudam na edificação dos crentes e que glorificam a Deus.

Agradecemos à atenção.

Soli Deo Gloria.

--

--