“Salvação — O Espírito Santo de Vida!”

Osvaldo Zavadniak Filho
Reformados
Published in
3 min readNov 13, 2016

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:17

Na sequência o relato da maravilhosa obra da salvação de uma vida pela verdade efetivamente comunicada pelo Espírito Santo — do livro de R. C. Sproul: O que significa ser Nascido de Novo?

“Vesta e eu estávamos namorando havia cinco anos e planejávamos nos casar. Repentinamente, em meu primeiro ano de faculdade, fui convertido e aprendi cedo, em minha peregrinação de fé, que, como cristão, não tinha permissão de casar com uma mulher que não era crente. Mas Vesta era a mulher com quem eu queria casar e com quem já estava comprometido. Isto se tornou um conflito intenso para mim naquela altura de minha vida. De sua parte, Vesta estava lutando com este comportamento estranho que se apoderara de seu noivo. Antes, eu não possuía nenhuma convicção religiosa séria, mas o cristianismo virou minha vida de cabeça para baixo. Ela não sabia se eu estava ou não perdendo o juízo. Poucos meses depois de minha conversão, Vesta fez planos de vir à faculdade, para visitar-me. No dia em que ela estava para chegar, faltei às aulas, fiquei no quarto e tranquei a porta. Ajoelhei-me no chão, ao lado de minha cama, e orei como eu nunca havia orado. Eu disse: ó Deus, não sei quais são os decretos eternos, mas, se o Senhor tem um deles que não se encaixa em minha preferência neste assunto, por favor, mude-o. Lutei com Deus por horas naquela ocasião. Por fim, fiz um compromisso de que, se Vesta não se tornasse cristã naquela semana, eu romperia com ela. Expus-me ao risco. Quando Vesta chegou, fomos a uma reunião da organização cristã com a qual eu estava envolvido. Não disse a Vesta o que eu tinha orado, nem o que eu decidira. Não disse: olhe, se você não se converter a Cristo nesta semana, eu lhe devolverei o anel. Não lhe falei nada sobre o assunto. Ela veio à nossa reunião e, sem qualquer ação de minha parte, conheceu a Cristo naquela reunião. Quando saiu da reunião, Vesta estava muito entusiasmada. Era como Arquimedes pulando para fora da banheira e gritando: “Eureka, descobri!” Ela conheceu o que todo cristão conhece — a alegria de sua redenção.

No entanto, quando Vesta foi para seu quarto, durante a noite ela acordava e beliscava a si mesma, perguntando: “Ela ainda está aí? Eu ainda a tenho?” Vesta examinava seus sentimentos íntimos e dizia: “Sim, ela ainda está aí”. Depois, ela se virava e voltava a dormir.

Na manhã seguinte, quando nos encontramos, ela me falou sobre sua experiência da noite. Depois, ela comentou algo que nunca esquecerei: “Agora eu sei quem é o Espírito Santo”. Eu havia tentado explicar-lhe o que acontecera comigo, mas foi como tentar explicar para um cego como é um arco-íris. Somente quando Vesta creu e confiou em Cristo, ela chegou a um entendimento pessoal da identidade e do caráter de Deus, o Espírito Santo. Ela já tinha ouvido sobre o Espírito Santo. Havia sido criada indo regularmente à igreja e ouvira a bênção pronunciada em nome do Pai, do Filho e do Espírito. Mas isso era apenas cerimônia para ela. Não havia consistência pessoal ou aplicação em sua formação religiosa. Todavia, quando se converteu, ela conheceu o Espírito Santo.”

Trecho do livro: O que significa ser Nascido de Novo? de R. C. Sproul

Editora Fiel, São José dos Campos, SP, pp 23–24, 2013

--

--