‘Sim — sou pecador e preciso da Salvação!’

Osvaldo Zavadniak Filho
Reformados
Published in
3 min readJul 5, 2016

Todos pecaram (Rm 3.23), mas ninguém pode, verdadeiramente, reconhecer-se pecador sem a ação poderosa de Deus convencendo-o dessa verdade.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; João 16:8,9

__________________________

O texto que segue é de J. I. Packer — pág. 158 do livro: Entre os Gigantes de Deus — Uma Visão Puritana da Vida Cristã (Ed. Fiel 1996). Apropriado para a evangelização, porque as Verdades contidas nele são eternas, sempre atuais. O antigo evangelho não precisa de maquiagem — ele prevalecerá porque tem todas as respostas para o coração do homem, inclusive para o homem pós-moderno…, e o que for depois deste… — Vale conferir!

_________________________

‘’Diante da pergunta: que devo fazer para ser salvo?, o antigo evangelho responde: Crê no Senhor Jesus Cristo. Para a pergunta; o que significa crer no Senhor Jesus Cristo?, a resposta é: significa reconhecer a si mesmo pecador e que Cristo morreu pelos pecadores; significa abandonar toda a justiça própria e toda a autoconfiança e lançar-se inteiramente nos braços de Cristo para receber o perdão e a paz; significa trocar a inimizade natural e rebelião do homem contra Deus por um espírito de grata submissão à vontade de Cristo, através da renovação do coração por meio do Espírito Santo. E, para esta outra pergunta: como poderei arrepender-me e crer em Cristo, se não tenho a capacidade natural para fazer essas coisas?, o antigo evangelho retruca: olhe para Jesus Cristo, fale com Cristo, clame a Cristo, tal como você é; confesse o seu pecado, a sua impiedade, a sua incredulidade e fique na dependência da misericórdia divina, rogando a Cristo que lhe conceda um novo coração, que lhe conceda o verdadeiro arrependimento e a fé perseverante; peça-lhe que retire o seu coração maldoso repleto de incredulidade, e que escreva em seu interior a sua lei, a fim de que, dali em diante, nunca mais você se desvie dEle. Volte-se para Cristo nEle, da melhor maneira possível, pedindo graça para voltar-se e confiar mais completamente. Use os meios de graça com toda expectativa, contando que Cristo se aproximará de você, à medida que você procura aproximar-se dEle. Também vigie, ore, leia e ouça a Palavra de Deus; adore a Deus, tenha comunhão com o seu povo e assim prossiga até que você tenha plena certeza de que você realmente é um ser transformado, um crente arrependido, e que o novo coração que você almejava lhe foi outorgado. A ênfase desse conselho recai sobre a necessidade de se invocar a Cristo diretamente, como o primeiro passo a ser dado.

Não deixe a consciência causar demora

Sonhar em adquirir a perfeição;

O que Ele quer, até mesmo agora

É que O anseies em teu coração.

Portanto, não adie sua busca até pensar que está em melhores condições; confesse honestamente a sua pecaminosidade e entregue-se agora mesmo a Cristo, o único que pode torná-lo uma nova criatura. Espere nEle, até que a luz raie em sua alma, conforme as Escrituras prometem que sucederá. Qualquer coisa que envolva menos do que essa maneira direta de relacionar-se com Cristo é uma desobediência ao evangelho. Esse é o exercício espiritual para o qual o antigo evangelho convoca os seus ouvintes. “Creio. Ajuda-me na minha incredulidade”: este precisa ser o grito da alma dos pecadores.’’

Amém.

--

--