Web3 é sobre liberdade

Oliver Reinis
ReinisCouple NFT
Published in
4 min readMay 6, 2022

Eu e a Shirley estamos trilhando esse caminho do NFT desde 2020,e quando começamos tínhamos somente uma pequena noção do que seria um NFT, em relação a uma crypto (pois já investíamos um pouco nesse mercado), e nada mais.

Nesses quase três anos (uns 20 anos, em ano de NFT — sim, é pior que ano de cachorro), muita água rolou, erramos e aprendemos muito e nossos projetos tomaram direções e dimensões muito diferentes.

Só uma coisa se manteve fixa: continuamos trabalhando com NFT para arte.

Nada contra projetos de colecionáveis, pfp, etc., na verdade gostamos bastante de vários deles. Mas nosso caminho de produção, até agora, é focado em arte.

Somos fotógrafos, gostamos da arte que fazemos e queremos seguir nesse foco com nossos NFTs.

E há espaço no mercado para arte. Muito espaço. Obviamente que não podemos ter como paradigma para nossas coleções grandes projetos de pfp, como o BAYC. São coleções, objetivos, mercados e formatos muito diferentes.

Mas existem centenas de projetos de arte excelentes para termos como paradigma.

Mais ainda, o campo da arte em NFT e tudo que ela pode criar ainda é quase uma tela em branco.

Enquanto o mercado de pfp já criou muito, como utilidade, formatos de mint e venda inovadores, etc., o mercado de arte está só engatinhando. Muitos somente tentam seguir a fórmula dos projetos de pfp, mas não adianta, não é a mesma coisa…

Justamente por isso, desde o início do ano, temos explorado novas ideias e projetos. Todos eles voltados para um denominador comum: a liberdade que a web3 nos dá!

Sim, liberdade. Essa é a palavra que descreve com maior propriedade a web3. A grande diferenciação entre a web 2.0 e a web 3.0 (conhecida carinhosamente como web3), é o poder que ela dá ao criador, de ter suas criações em sua mão, sem depender de grandes sistemas ou players da internet.

Sim, antes que me critiquem, eu sei que o OpenSea, o Rarible e tentas outras plataformas são grandes players — mas o uso deles não é obrigatório.

Os NFTs que você cria estão na sua carteira, e podem ser vendidos diretamente, através do seu próprio site e, sim, colocados em grandes vitrines (que são os marketplaces). E quando a escolha é sua, o poder é seu. Você tem liberdade.

O primeiro projeto que criamos este ano foi o nosso Creator Social Token — $REINIS. Sim, criamos nossa própria “moeda”, o que foi uma aventura incrível e um aprendizado enorme. Ele é distribuído gratuitamente aos nossos colecionadores e será usado para dar acesso à nossa DAO (em breve escreverei um texto só sobre ele).

E sim, nosso segundo projeto (ou a segunda parte do nosso projeto), é a criação de uma DAO! Faz aproximadamente dois meses que estamos planejando, organizando e montando nossa DAO, que será lançada em junho.

fonte: https://reiniscouple.space

Tanto nosso token quanto a DAO fogem um pouco do conceito de utilidade para o NFT, e trazem a participação do colecionador na coleção, a participação direta, formatando um sistema modernizado de mecenato.

Não foge completamente porque, ainda que a participação se dê fora do NFT propriamente dito, é certo que, ao menos agora, o acesso a esse ecossistema (DAO) se dá através de tokens $REINIS, que só são obtidos com a compra de nossos NFTs (gerando utilidade ao NFT).

Ao mesmo tempo, apesar de termos criado utilidade, todo nosso ecossistema funciona exclusivamente dentro do mercado de arte, uma vez que toda a utilidade gerada é revertida como participação nas coleções da arte que produzimos. Arte gerando utilidade para arte!

Também passamos, neste ano, a usar nossos próprios smart contracts para mintar nossas coleções — e agora não dependemos mais dos contratos compartilhados de marketplaces.

E como uma consequência direta de termos nossos próprios smart contracts, hoje criamos nosso primeiro marketplace para venda direta de uma de nossas coleções.

Agora nosso colecionador pode escolher comprar nossas obras em marketplaces ou diretamente em nosso site, o que, na nossa opinião é o atual ápice da liberdade que obtivemos sobre nossas coleções.

Coleção The New Days — https://reiniscouple.space/the-new-days-pt

Liberdade para nós, e para nossos colecionadores, que podem escolher o caminho que acharem melhor para adquirirem um nos nossos NFTs.

Convido todos vocês para conhecerem essa coleção, clicando aqui.

E seguimos caminhando. Aprendendo a cada dia, conhecendo pessoas maravilhosas que formam a comunidade do NFT e trocando experiências incríveis.

Até a próxima!

--

--