Sérgio Rial (foto: Maurício Cassano)

Mensagem do presidente: 2016, o ano da transformação

Santander Brasil
Relatório Anual 2016
3 min readMar 17, 2017

--

Para nós, do Santander Brasil, o ano de 2016 representou uma profunda transformação. Combinamos o espírito empreendedor, que é o símbolo da cultura do Banco, com novos métodos de trabalho, capazes de nos tornar uma organização mais ágil e inovadora.

A partir dessa proposta, avançamos com muita velocidade na nossa estratégia digital e em diversos negócios de alta relevância, como Consignado, Cartões, Getnet e Agronegócio. Também ampliamos nosso protagonismo em setores nos quais somos líderes, como o Banco de Atacado e o financiamento de veículos. E aumentamos a nossa base de clientes, que agora já passa de 3,7 milhões de clientes vinculados.

Após 12 meses muito intensos, posso dizer com segurança que hoje somos um banco melhor para o cliente, para o funcionário, para o acionista e para a sociedade. Não é, de forma alguma, um recurso retórico: como gosto de dizer, o resultado fala mais alto, e é ele que respalda essa percepção.

De acordo com pesquisa do Ibope, terminamos o ano como o banco mais bem avaliado pelos consumidores de menor renda e o vice-líder nos segmentos de média e alta renda.

Esse reconhecimento só é percebido quando se presta um bom serviço e se tem funcionários motivados e bem preparados. Fico muito feliz que tenhamos evoluído também neste aspecto. Pela primeira vez integramos a lista da Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Tivemos ainda um excelente resultado em nossa Pesquisa Global de Engajamento, na qual 93% dos profissionais afirmaram que têm orgulho em trabalhar na casa.

Com funcionários e clientes satisfeitos, temos um caminho bem pavimentado para entregar melhores resultados aos acionistas. E foi exatamente o que aconteceu: mesmo em um cenário muito exigente, tivemos o melhor resultado da nossa história. Elevamos em 0,5 ponto percentual a rentabilidade sobre o patrimônio e distribuímos R$ 5,25 bilhões em dividendos e Juros sobre Capital Próprio. O mercado reconheceu a evolução e nossa ação teve um grande desempenho no ano: 103%¹, considerando o desconto dos dividendos.

E, por fim, somos um banco cada vez mais comprometido com a sociedade. Apoiamos mais de 148 mil empreendedores por meio do microcrédito; distribuímos mais de 34 mil bolsas de estudo; continuamos a investir em cultura, com o Teatro Santander; e nas comunidades, em projetos como o Programa Amigo de Valor. Seguimos engajados com o Pacto Global, os Princípios do Equador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Diante de todos esses fundamentos, temos grandes expectativas para 2017. Este será o ano em que construiremos de forma mais estruturada o modelo de atendimento do Santander Brasil. Temos obsessão por melhorar a experiência do cliente e este, definitivamente, será o nosso foco ao longo do ano.

Vamos transformar o Santander em um banco cada vez mais de vanguarda, que trata seu negócio não como uma indústria de capital, mas de dados. Um banco que não tem medo de se reinventar. Um banco que está sempre pronto para servir o cliente e ajudá-lo a prosperar.

Será um grande ano. Convido todos a acompanharem nossa jornada de transformação.

Sérgio Rial

¹Fonte: Bloomberg

(G4–1)

--

--

Santander Brasil
Relatório Anual 2016

Seja bem-vindo à página oficial do Santander Brasil no Medium.